quarta-feira, 29 de março de 2017

Pílulas gramaticais (250)




Observe esta frase: “Democracia sem tolerância e respeito pelo outro é um oximoro”. Qual é o seu significado?
O autor da frase quer dizer que não pode haver democracia sem tolerância e respeito pelo outro. Se tal situação existir em algum lugar, estaremos diante de um contrassenso, de um paradoxo.
Oximoro é, como vemos, uma figura de linguagem que tem como característica reunir, em um texto, palavras ou ideias contraditórias, paradoxais. É o mesmo que paradoxismo.
Embora considerado uma figura da retórica clássica, um oximoro, dependendo do contexto, pode ser considerado um vício de linguagem.
Diante de um texto qualquer em que esteja presente essa figura de linguagem, o leitor é, assim, forçado a buscar o sentido metafórico da frase, providência necessária, muitas vezes, quando lemos crônicas ou poemas, como vemos neste texto de Carlos Drummond de Andrade:

“A explosiva descoberta
Ainda me atordoa.
Estou cego e vejo.
Arranco os olhos e vejo.”

Eis alguns exemplos clássicos de oximoro:

silêncio ensurdecedor
inocente culpa
gelo fervente
declaração tácita
guerra pacífica
doce veneno
gênio ignorante
tristemente alegre
inimigo amistoso
estudioso sem-noção
mentiroso honesto
valentia covarde
amor violento
silêncio eloquente.

No tocante à pronúncia, oximoro é uma palavra paroxítona que, segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, deve ser lida assim: oc-si-mô-ro.
Ocorre que inúmeros dicionários admitem também a forma oxímoro, proparoxítona. Entre eles citamos o Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, o Dicionário de usos do português do Brasil, de Francisco Borba, o Dicionário Aulete e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário