quarta-feira, 22 de março de 2017

Pílulas gramaticais (249)




Exercitar é, em matéria de estudo da língua portuguesa, tão importante quanto o é no aprendizado de Matemática.
Indique nas orações abaixo a função sintática das palavras grafadas em negrito:
1) O prédio foi atingido por uma bomba caseira.
2) Nesta praça já não há pombinhas.
3) Meu pai gostava de vinho verde.
4) Meu tio toca piano muito bem.
5) Passei o dia à toa.
6) Quando enxotada por mim voou longe a abelha.
7) Um dia uma mulher muito gentil bateu à nossa porta.
8) Um famoso atleta deu nome ao estádio.
9) A ilha era povoada de selvagens.
10) O poço secou com o calor.
Eis as respostas:
1) por uma bomba caseira – agente da passiva.
2) pombinhas – objeto direto.
3) de vinho verde – objeto indireto.
4) Meu tio – sujeito; piano – objeto direto.
5) o dia – objeto direto.
6) por mim – agente da passiva.
7) Um dia – adjunto adverbial de tempo.
8) nome – objeto direto; ao estádio – objeto indireto.
9) de selvagens – agente da passiva.
10) com o calor – adjunto adverbial de causa.




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário