terça-feira, 24 de outubro de 2017

Contos e crônicas





Ser mais doce nos dias de hoje

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Bem melhor a delicadeza que a rudez.
A beleza do passarinho é aconchegante não pelo seu pouco peso, mas por ele voar com singeleza e liberdade naturais; ele não faz de conta que é suave, ele realmente já possui sua suavidade. E como é bom ver o seu voo ou contemplá-lo observando, em algum galho de árvore.
E também é bem-vindo um olá com sorriso.
Nos segundos em que olhares conhecidos se encontram ou estranhos se cruzam com afinidade, um sorriso e um olá sempre serão agradáveis, já que, muitas vezes, para salvar uma vida, basta um sorriso para o olhar cansado da amargura.
Se o tom mais manso de voz acalenta os ouvidos, então por que ainda insistir em gritos ameaçadores? Sabe-se que quem esbraveja ou eleva o tom de voz, ou está sem razão ou com medo está, pois a paz também amansa a forma e o som das palavras.
A vida é dinâmica.
Nada para, mesmo quando se deseja que o momento de algo seja eternizado; logo, o momento muito infeliz também passará e outro momento sucederá naturalmente. E por que tamanha impaciência com os acontecimentos mais difíceis quanto às pessoas próximas?
Apenas simplicidades como ceder a vez para alguém mais necessitado, desconsiderar uma atitude inesperada não tão positiva, ser mais paciente com o que requer mais tolerância, doar mais gentilezas para colher verdadeiros sorrisos e paz, ouvir alguém sedento em querer falar, observar mais ao redor e prontificar-se à cooperação do pouco enorme que se é capaz de fazer.
Quantas nobres atitudes aguardam realização!
A doçura é irmã da bondade e da mansidão e o Planeta carece de ações mais doces para todos os seus habitantes, os humanos, os animais, os vegetais, os minerais, o ar, a água, o vento, o fogo, toda a sua complexa criação. Decerto que as crianças e os idosos reclamam um pouco mais de cuidado, no entanto, todo ser vivo precisa de amor, carinho, respeito, atenção. A energia do bem transforma a ainda infeliz e renova a vontade de viver, sabendo que a vida é o grau máximo de renovação.
E quando presenciarmos a aspereza, que seja o sorriso o nobre gesto retribuído; talvez as primeiras vezes sejam atitudes difíceis, porém, a necessidade é mister para momentos com mais bondade. Alguns aceitam com surpresa a gentileza; outros, tão desacostumados, pensam ser para alguém por perto; uns nem a reconhecem ou percebem; poucos a compreendem e a retribuem, mas todos desejam a gentil palavra, a ação suave que tão profundamente chegam ao coração.
Basta de tanta dureza.
Basta de olhar julgador.
Basta de descaso.
Basta de egoísmo.
Basta de indiferença.
Basta de indelicadeza... e insensibilidade.
Que as infelizes ações se dissipem e se transformem em boas energias ‒ já que tudo se transforma ‒ entre os filhos do Pai e irmãos do Mestre.
A natureza e as crianças há tanto já nos ensinam a lei da doçura.
Que os olhos possam aprender e a vontade possa criar dias mais doces, bondosos, respeitosos e consequentemente bem mais felizes.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Um comentário: