segunda-feira, 29 de outubro de 2018




Da lista de erros corriqueiros que ocorrem aqui e ali no tocante ao uso do idioma que falamos, eis mais cinco casos:
1 - Entrar dentro.
O correto: Entrar em.
Explicação: utilizar o vocábulo “dentro” em seguida ao verbo entrar constitui lamentável redundância, semelhante a “sair para fora”, “elo de ligação”, “monopólio exclusivo”, “ganhar grátis”.
2 - Venda à prazo.
O correto: Venda a prazo.
Explicação: não existe crase antes de palavra masculina, como nestes exemplos: a salvo, a bordo, a pé, a esmo, a cavalo, a caráter. A exceção se dá se houver subentendida na frase a palavra “moda”: salto à Luís XV (salto à moda de Luís XV).
3 - Assistir o jogo.
O correto: Assistir ao jogo.
Explicação: o verbo assistir exige, em casos assim, a preposição “a”. Quem assiste, assiste a alguma coisa: assistir à missa, assistir à sessão, assistir à apresentação.
4 - Ele preferia ir do que ficar.
O correto: Ele preferia ir a ficar.
Explicação: prefere-se sempre uma coisa a outra: João preferiu lutar a morrer escondido. Prefiro arroz doce a doce de feijão.
5 - Quebrei o óculos.
O correto: Quebrei os óculos.
Explicação: existem palavras que se usam sempre no plural: meus óculos, meus parabéns, meus pêsames, nossas férias, felizes núpcias.




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário