terça-feira, 30 de outubro de 2018




O livro do comportamento

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Ah, se nos empenhássemos tanto para a vida transcendental quanto nos empenhamos na efêmera vida material com boa parte em realização de confusões, desequilíbrios, inferiores sentimentos! O tempo real e verdadeira vida enormemente se diferem do atropelo e ignorância que geramos aqui em nossos dias. Tanto tempo perdido, tanta ociosidade para o progresso e os débitos são registrados no livro do comportamento.
Ninguém é capaz de ludibriar os olhos que tudo veem, o coração que tudo sabe, o amor infinito que nos abraça até a eternidade. Até o mais momentâneo pensamento já é observado e colocado nos pertences do próprio espírito. Espero que a luz do esclarecimento em breve ocasião faça nascer a diferença do que é notável para nós e do que atrasa a nossa caminhada.
Na história sempre houve passagens que muito mudaram o andamento, ora por direitos, ora por renovação de quando os atos antigos não mais surtem o efeito necessário, ora pelo fortalecimento dos verdadeiros valores que perduram o tempo. Sempre estamos por alguma luta, no entanto, são poucas as vezes que nos desgastamos por objetivos nobres, infelizmente, ainda vamos atrás do que é mais individual, egocêntrico, inferior em vez de grandes causas coletivas.
Porém, a ocasião é sempre propícia para a retomada dos passos mais sensatos, bondosos e com mais amor do que qualquer outro oponente. Embora a atitude arbitrária aparente, de imediato, um resultado mais satisfatório, será sempre equivocada, pois ainda que seja atrativa para muitos seres, todos, indistintamente, sabem o que é o bem e o mal. E como tudo é registrado no eterno livro do comportamento, ninguém poderá reclamar dos resultados, já que a cada um será dado de acordo com as suas obras.
Lembremo-nos mais dos pássaros que calmamente se soltam nas correntes naturais dos ventos, e só podem fazer isso porque estão com suas consciências mais leves e o amor, de forma linda, preenche a maior parte de seus corações.
   
Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário