quinta-feira, 5 de setembro de 2019





Por que existem as crianças?

A infância é uma fase de adaptação necessária ao Espírito que retorna à existência corpórea. Existente nos diferentes mundos, ela é, porém, menos obtusa nos planetas mais adiantados.
Recém-saído do mundo espiritual, onde gozava de maior liberdade e dispunha de maiores recursos, o Espírito se vê, durante o período infantil, em dificuldades para exprimir plenamente seus pensamentos e manifestar suas sensações.
Nessa fase da vida, em que o Espírito se vê limitado em sua liberdade, a infância é uma demonstração da misericórdia de Deus, que lhe propicia uma dupla vantagem:
1ª. O Espírito ganha o tempo indispensável a fim de se preparar para as futuras e difíceis tarefas da nova existência corpórea.
2ª. Revestido da simplicidade e da inocência comuns a todas as crianças, ele desperta nos pais e no núcleo a que pertence muita simpatia, interesse e boa vontade, o que facilita sobremaneira o desempenho de suas tarefas no mundo.
Todos sabemos que, ao desenvolver-se, a criança apresenta, nos anos que se seguem, as tendências e defeitos morais inerentes ao seu real adiantamento espiritual. Mas tal condição poderá, sem nenhuma dúvida, ser sensivelmente modificada pela influência recebida, desde o berço, dos pais e das pessoas incumbidas de educá-la.
No período da infância, o Espírito é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir as pessoas investidas dessa tarefa, cuja importância é enfatizada por Emmanuel no cap. CLI do seu livro Caminho, Verdade e Vida, nos seguintes termos: 

“A juventude pode ser comparada a esperançosa saída de um barco para viagem importante. A infância foi a preparação, a velhice será a chegada ao porto.”

Diz Emmanuel que todas as fases requisitam as lições dos marinheiros experientes, a fim de que a viagem seja organizada e concluída com o êxito desejável.





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário