terça-feira, 13 de julho de 2021

 



Nada de comparar(se)

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Se cada criatura é única, então, o que não é muito positivo é fazer uso da comparação. Se a diversidade de cada ser é a riqueza em todo habitat, logo, não deve haver nenhuma comparação, pois cada criatura se move em seu ritmo e da sua própria maneira. Pessoas de mesma idade, um exemplo, e com a mesma formação acadêmica se desenvolvem de forma muito diferente. Uma pode desenvolver-se magistralmente na área profissional, enquanto outra ser uma notável mãe, atenciosa e amorosa. Todas as pessoas possuem suas atuais qualidades e características a desenvolverem-se, no entanto, antes de mais nada, cada uma possui sua história de vida, suas dores e alegrias, seus anseios, seus erros e acertos e todo o objetivo para estar naquele espaço vivendo aquele enredo.

Ninguém deve ser comparado a ninguém, muito menos comparar-se a alguém. Cada pessoa tem uma história que continua a ser criada e nesta há os fatores necessários a serem desenvolvidos para as pessoais lições serem aprendidas. Em vez da comparação, torna-se mais fundamental a busca pela própria felicidade. Não se pode dimensionar, pelas aparentes conquistas, se alguém está, de fato, realizado, somente o próprio coração é que poderá constatar isso.

Em vez de perder tempo com descabidas comparações, quanto melhor ocupar-se das observações para os melhores caminhos para sentir-se feliz. Ninguém saberá a verdade de alguém e muito mais produtivo é atentar-se aos próprios passos e imagem porque atentar-se à figura alheia, tão claro, como a tarde de verão, que haverá mais insatisfação e tristeza. Grandes nomes nunca compararam, tampouco se compararam. Eles conhecem a própria importância e história. Enquanto se estaciona para observar o outro, o próprio percurso para e a lamentação traz nuvens cinza. Cada ser é único e por isso a riqueza da diversidade. Querer conquistar etapas é muito natural no processo do desenvolvimento, mas comparar(se) é comum nos processos subdesenvolvidos. Cada ser possui sua história.

Os pássaros voam com os outros pássaros, mas valorizam apenas a companhia e nunca deram importância a nenhum tipo de comparação.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

  

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário