terça-feira, 27 de julho de 2021

 



A florista e a sua constatação

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Era uma florista muito feliz, pois, antes de tudo, exercia o trabalho que amava e podia-se dizer que o seu trabalho eram flores. O gosto por essa atividade talvez tenha se desenvolvido a partir dos enormes canteiros que o avô cultivava e nos quais a florista passeava desde bem jovenzinha. Ela aprendera muito com as breves explicações do avô e, passado o tempo, a admiração pelas flores tornou-a uma apaixonada florista.

Ela também herdou os canteiros do avô e, com mais vida ainda, os cultivou com todo amor. As flores poderiam tanto animar os enlaces ou transformar-se, em respeito e gratidão, a despedida, ainda poderiam presentear mamães com seus recém-pequeninos ou reconhecer favores recebidos. “Flores sempre serão, além da beleza, uma notável e sincera essência”, eram as palavras do avô.

A cada dia, a florista constatava que a essência é o que importa em tudo na vida. A aparência se desgasta e perde tão facilmente o encanto que não mais se recupera. A jovem cansou de presenciar, em exuberantes recepções enfeitadas com suas flores, a infelicidade das pessoas em meio a tanta pompa, dinheiro e poder. Quanto sorriso forçado e acordos friamente estabelecidos, enquanto isso, as flores tentavam apaziguar o gélido enredo.

Nessas recepções, quando se observava os semblantes humanos e, em seguida, as doces e sensíveis flores, era como se assim percebesse a diferença entre o céu escuro do inverno e a linda luz da primavera. Aparência e essência, as flores já as possuem.

A florista, por isso, amava ainda mais as flores. Um dia, ela se certificou de que Deus as criara para dar mais sentido aos dias do Planeta, já que as flores, por si só, são flores.

E as recepções continuavam acontecendo e a florista mais se aprimorava na compreensão das flores, mas, quanto a uma análise, estava bem segura de que essência é tudo enquanto aparência se desfaz e as flores eram maravilhosos exemplos por já possuírem a essência e a verdadeira beleza.

A florista, recentemente, começou a preparar os canteiros para o cultivo de lavanda e girassol.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

  

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário