terça-feira, 6 de julho de 2021

 



Apenas a boa conduta é que nos leva ao céu (O preconceito só nos atrasa)

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Quanto desconhecimento é jogado ao vento. Quantas inoportunas palavras são soltas ferindo muitos corações. Quanto mal poderia ser evitado se houvesse mais esclarecimento e amor, se houvesse mais vontade de querer conhecer realmente os verdadeiros valores, os que compõem a nobre conduta, pois são estes que sempre importarão, que nos farão sentir no céu ou no umbral dos sentimentos.

É tão infeliz presenciar, ainda no tempo de hoje, incontáveis preconceitos amargurados por causa da cor da pele, costumes, orientação sexual, etnia, religião, classe social e cultural ou por qualquer que seja a maneira que completa um coração. É realmente infeliz a presença do preconceito, pois é a comprovação de que ainda não se compreendeu o que o Mestre tanto procura ensinar.

Em todo tempo, lugar e situação, o que será apreciado aos olhos que tudo veem é a boa conduta, reunião dos mais nobres comportamentos como generosidade, lealdade, honestidade e bom caráter, segundo os conceitos mais filosóficos e sábios e comportamentos conhecidos apenas por um grande coração. Nunca foi uma boa atitude emitir uma opinião baseada unicamente em um sentimento hostil, maldoso, intolerante, egoísta ou discriminatório e nunca será. E o preconceito reúne apenas sentimentos dessa natureza. E a alma preconceituosa e pueril não é capaz de compreender as lições na escola da vida.

Enquanto isso, novos amanheceres e anoiteceres nascem e somente a conduta pautada nos verdadeiros valores é que nos aproximará do alto horizonte, onde se pode sentir a leveza da alma, sorrir sinceramente e ter no olhar o autêntico brilho.

E também, enquanto isso, as almas preconceituosas se atrasam para o encontro com esse alto horizonte e isso só mudará quando reconhecerem que ninguém é melhor que ninguém e somos todos seres lindos e importantes no campo da vida. E a partir desse segundo, quando essas almas compreenderem, elas serão felizes, o sol será mais aconchegante para elas e a lua iluminará com amor o novo caminho.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

  

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário