segunda-feira, 12 de julho de 2021

 



Painéis da Obsessão

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 4

 

Prosseguimos neste espaço o estudo – sob a forma dialogada – do livro Painéis da Obsessão, de Manoel Philomeno de Miranda, obra psicografada por Divaldo P. Franco. Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Caso o leitor queira ter em mãos o texto condensado da obra em foco, para complementar o estudo ora iniciado, basta clicar em http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html#MANOEL  e, em seguida, no verbete "Painéis da Obsessão”.

Eis as questões de hoje:

 

25. Por que se instalam os processos obsessivos? 

Asseverou Dr. Arnaldo: "Todo aquele que defrauda a Lei sofre as consequências do ato arbitrário, que, por sua vez, se converte em automático agente punitivo, levando o infrator ao reajuste”. À parte os fatores cármicos preponderantes ou propiciatórios, os processos obsessivos se instalam porque os Espíritos imaturos não se esforçam por adquirir uma capacidade doadora, conforme chama os psicólogos de oblativa, saindo de si para oferecer, para dar-se, gerando relacionamentos efetivos, duradouros, simpáticos, que produzem bônus de valor moral e de paz. (Painéis da Obsessão, cap. 11, pp. 85 e 86.)

26. Pode-se dizer que amar é uma arte? 

Segundo Manoel Philomeno, sim. "Amar é uma arte que exige maturação e sacrifício, na qual se devem investir os valores dos sentimentos e da inteligência para atingir plenitude.” Esse amor sem algemas fomenta o senso da fraternidade, que produz uma generosa tolerância para com as faltas e limitações alheias e se despe da pequenez possessiva e egoísta, pessoal e emotiva, o que leva a um profundo comportamento altruísta, rico de respeito aos direitos dos outros, com inalterável renúncia pessoal. É por isso que Jesus estabeleceu no amor a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo a base, a razão e o fim da vida, única forma de crescermos e alcançarmos a realidade íntima, fazendo a criatura desabrochar em todas as suas potencialidades. (Obra citada, cap. 12, pp. 89 e 90.)

27. A regressão ao passado foi utilizada para solução do caso Valtércio? 

Sim. Em dado momento, na parte posterior da sala, onde estava Valtércio acompanhado do seu algoz, apareceu uma tela semelhante à dos cinemas da Terra, com uma constituição levemente diferente, porque durante a projeção as imagens podiam ser vistas em terceira dimensão, qual se fora uma janela aberta diante dos observadores. A luz diminuiu de intensidade e nos dois lados do painel postaram-se dois auxiliares espirituais, que exerciam a tarefa de fornecer energia para a condensação dos registros dos acontecimentos passados. Um pequeno aparelho começou então a projetar as cenas. (Obra citada, cap. 12, pp. 93 a 95.)

28. No caso Valtércio houve também a prática do aborto delituoso. Que consequências danosas disso resultaram?

O aborto não permitiu que Núbio (a entidade rejeitada) desfrutasse de uma existência que seria importante para a sua redenção e, como consequência, gerou um processo obsessivo de Núbio sobre Valtércio, inicialmente na forma de uma obsessão simples, seguida de subjugação mental e física, que abriu o campo orgânico do autor do aborto à instalação da tuberculose pulmonar que o levaria à morte. (Obra citada, cap. 12, pp. 95 a 97.)

29. O sofrimento que nos acomete na vida tem função punitiva? 

Não. “A função do sofrimento – segundo Dr. Arnaldo – não é punitiva, antes retificadora, educativa.” O sofrimento tem em vista despertar o homem para o exame de outros valores que ficaram à margem e necessitam de consideração. Tão logo funcionam seus objetivos, diluem-se as injunções penosas e o indivíduo marcha com segurança vivendo as experiências do bem e do amor. (Obra citada, cap. 13, pp. 101 e 102.)

30. Por que o consumo das drogas é tão comum no meio artístico? 

Elas proliferam especialmente nas áreas das artes por encontrarem aí maior número de sonhadores, criaturas ingênuas e sensíveis que confiam nas promessas da mentira e se deixam conduzir docilmente por pessoas que são, em verdade, dilapidadores da consciência e do sentimento alheio. Enfrentando problemas a que não estão acostumados, procuram muitas vezes as soluções erradas das fugas rápidas pelas drogas e dos prazeres exaurintes pelo sexo sem amor. Era esse o caso de Maurício, que abandonara o lar para viver os próprios sonhos, conforme a utópica filosofia hippie daqueles dias, não se dando conta de que a vida compreende os sacrifícios e os labores pela conquista da realização interior e não o anestesiar da consciência, que reduz o homem a um feixe de instintos, num impossível retorno às origens do primarismo que ficou no passado. (Obra citada, cap. 13, pp. 103 e 104.)

31. Que conselho Irmã Angélica dá aos que tombam no caminho e desejam reerguer-se?

Em primeiro lugar, diz ela que não se podem admitir em casos assim a defecção e a teimosia, o abandono à responsabilidade e a oposição à luz. Caímos para nos levantarmos. Paramos para recobrar forças e prosseguir. Permanecer no tombo ou estagiar no descanso é matar o tempo e recuar na conquista da glória. Não devemos relacionar dores, nem anotar dissabores. Quem se compraz, lamentando, na retaguarda, opõe-se ao crescimento e à conquista que o aguardam. (Obra citada, cap. 13, pp. 107 e 108.)

32. Em que sentido uma enfermidade pode auxiliar uma pessoa?

A esse tipo de enfermidade Dr. Arnaldo chamou de enfermidade-auxiliar. Manoel Philomeno estranhou e o médico explicou: "Não há motivo para estranhezas. Existem as doenças expurgadoras, as que convidam à renovação e as que ajudam na liberação dos vícios”. Referindo-se ao jovem Maurício, o médico completou: “Enfermo, por algum tempo, ele se recusará às drogas, por medo da morte, e cuidará melhor do corpo, nutrindo-o e amparando-o quanto convém. Porque suas resistências imunológicas estão em quase crise, não será difícil auxiliá-lo na aquisição de uma infecção respiratória..." (Obra citada, cap. 13, pp. 108 a 110.)

 

 

Observação:

Para acessar a parte 3 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/07/blog-post_05.html

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário