CINCO-MARIAS
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
Ajude-me a crescer, mas
deixe-me ser eu mesmo. Maria Montessori
A primeira infância engloba o período dos 0 aos 6
anos. Nessa época da vida, por exemplo, acontecem processos fundamentais, como
o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, o desenvolvimento da fala,
da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva. Ademais, sem
esquecer que o desenvolvimento humano é resultado da combinação genética com a
qualidade das relações e do ambiente, quando as condições para o
desenvolvimento durante a primeira infância são boas, maiores são as chances de
as crianças experimentarem seu melhor potencial, tornando-se adultos autônomos
e (mais) equilibrados e felizes.
Os primeiros 3 anos de vida de uma pessoa são anos
fundamentais, pois é neste período que acontece o início das conexões
sinápticas que o influenciarão pelo resto da vida. Não é à toa que estudos
diversos, sobretudo na área da neurociência, descrevem o período dos primeiros
mil dias (a contar desde a gestação) como uma etapa fundamental para o
desenvolvimento do ser humano. Nesta fase da vida, munidos de amor e presença, faz
bastante sentido que o pai ou a mãe, por exemplo, na função de mediador,
entretenha o bebê por meio da contação: ouvir a voz cadenciada de quem conta
uma história infantil se torna um instante rico e prazeroso, fortalecendo o
vínculo entre cuidador e bebê, criando, no ambiente da casa, calma e aconchego.
Quais os livros mais indicados para bebês?
Para crianças de até um ano de idade, os livros
mais indicados são os com contrastes em preto e branco, os livros-brinquedo –
livro de pano, livro de banho, cartonado, com abas, livro com recursos sonoros,
táteis e visuais. Sem nenhum receio, também livros em brochura, pois quanto
mais variados os gêneros e tipos de livros, mais rica a experiência literária
dos bebês.
De outra parte, não esquecer: na hora da contação,
nem sempre o bebê vai estar disponível ou tranquilo o suficiente para ouvir a
história atentamente. Isso é natural, pois nessa fase é difícil prender a
atenção da criança por muito tempo. Portanto, é importante respeitar a reação e
o tempo do bebê, sem deixar de oferecer o livro de novo e novo…
Notinha
Os mediadores de leitura são
aquelas pessoas que estendem pontes entre os livros e os leitores, ou seja, que
criam as condições para fazer com que seja possível que um livro e um leitor se
encontrem.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência
ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está
concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise. Ministra cursos e palestras
sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no
Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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