quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

 



Revista Espírita de 1862

 

Allan Kardec

 

Parte 11

 

Damos sequência ao estudo metódico e sequencial da Revista Espírita do ano de 1862, periódico editado e dirigido por Allan Kardec. O estudo será baseado na tradução feita por Júlio Abreu Filho publicada pela EDICEL.

A coleção do ano de 1862 pertence a uma série iniciada em janeiro de 1858 por Allan Kardec, que a dirigiu até 31 de março de 1869, quando desencarnou.

Cada parte do estudo, que é apresentado às quartas-feiras, compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 

 

Questões preliminares

 

A. Que aconteceu ao bispo que determinou o chamado auto de fé de Barcelona?

B. Como Santo Agostinho define a religião de Deus?

C. Krishna era também reencarnacionista?

 

Texto para leitura

 

112. Lamennais diz que a guerra é permitida por Deus e que é um erro não ver em César senão um conquistador, em Clóvis senão um bárbaro, em Carlos Magno senão um déspota. (P. 217)

113. Como se diz, os conquistadores são os próprios joguetes de Deus, os quais se servem dos homens para civilizar o homem, levando às outras nações o desenvolvimento, os ideais e, em consequência disso, o progresso. (P. 217)

114. Tratando do mesmo assunto, Barbaret, que viveu ao tempo de Henrique IV, diz que a influência dos homens de gênio sobre o futuro dos povos é incontestável, porque sem eles as grandes reformas só viriam muito depois. (P. 219)

115. Kardec analisa a conferência feita na Associação Politécnica pelo dr. Trousseau, professor da Faculdade de Medicina, em que o palestrante critica os sábios da Academia de Ciências que se dirigem aos charlatães, trata com desdém as experiências de Mesmer e ataca, ferino, as comunicações e práticas espíritas. (PP. 223 a 229)

116. A Revista noticia a morte do bispo que determinou o chamado auto de fé de Barcelona. O falecimento ocorreu nove meses depois da queima pública dos livros espíritas, realizada em 9/10/1861. O fato produziu enorme expansão do Espiritismo naquele país e foi, por isso, inócuo. Comunicando-se na Sociedade Espírita de Paris, o bispo se disse arrependido e pediu preces. “Orai por mim”, rogou o falecido. “Orai, porque é agradável a Deus a prece que lhe é dirigida pelo perseguido em favor do perseguidor.” Kardec, evidentemente, perdoou-lhe, porque perdoar é também caridade. (PP. 230 a 232)

117. A morte da esposa de Daniel Dunglas Home, noticiada pelo jornal Nord, de 15/7/1862, é mencionada pela Revista. Diz o repórter que a senhora, antes de soltar o último alento, abjurou a religião grega, em presença do bispo de Périgueux, para unir-se à mesma crença do marido, adepto do catolicismo romano. Home disse ao jornal que ele e a esposa continuavam a se ver e a conversar tão à vontade como quando ela ainda habitava este mundo. (P. 232)

118. O Espírito de Jacques, falando à Sociedade Africana de Estudos Espíritas, formada em Constantina, diz que, antes de fazer as evocações particulares, é preciso iniciar a reunião com uma evocação geral, um apelo aos bons Espíritos que queiram comunicar-se espontaneamente. Depois, então, é que se partirá para as evocações pessoais. (P. 233)

119. Convidado a ser o patrono espiritual da Sociedade, Santo Agostinho aceitou o encargo e transmitiu uma mensagem, de que extraímos o seguinte:

I - Todos os homens são irmãos e o grande objetivo do Espiritismo é reuni-los um dia no mesmo lar e fazer que se sentem à mesa do Pai comum: Deus.

II - Amai-vos, amai-vos! Poupai-me de me armar do açoite com que se deve ferir o mau. Embora isto por vezes seja necessário, não sejais nunca desse número.

III - Lembrai que a religião de Deus é a religião do coração; que ela tem por base apenas um princípio: a caridade, e por desenvolvimento: o amor à Humanidade. (PP. 234 a 236)

120. A Revista transcreve a carta que o Sr. Jean Reynaud, autor do livro Terre et Ciel, enviou ao Journal des Débats, protestando contra a pecha de ser ele partidário do panteísmo e da metempsicose. Em seu livro, Jean Reynaud defende a doutrina da reencarnação, repelindo, porém, com toda a ênfase, a metempsicose. (PP. 237 e 238)

121. De Nantes (França), um assinante da Revista envia cópia do poema Mahabárata, em que Krishna diz claramente a Arjuna, chefe dos Pandus, que a alma passa a novos corpos em seu processo evolutivo. Comentando o assunto, Kardec diz que a ideia da reencarnação está muito bem definida nessa passagem, como, aliás, todas as crenças espíritas o estavam na antiguidade. “Só faltava um princípio: o da caridade”, diz o Codificador. “Estava reservado ao Cristo proclamar esta suprema lei, fonte de todas as felicidades terrenas e celestes.” (PP. 239 e 240)

122. O planeta Vênus é considerado por Georges um ponto intermediário entre Mercúrio e Júpiter. Eis outras informações ditadas pelo referido Espírito:

I - Os habitantes de Vênus têm a mesma conformação física que os da Terra.

II - As doenças são ali ignoradas e seus habitantes só se nutrem de frutas e produtos do leite, não tendo o bárbaro costume de alimentar-se de cadáveres de animais.

III - A forma política reveste a expressão da família: cada tribo tem seu chefe, eleito por classe de idade.

IV - A velhice ali é o apogeu da dignidade humana. Isenta de doenças e feiura, é calma e radiante, como bela tarde de outono.

V - A vestimenta é uniforme: grandes túnicas brancas envolvem os corpos.

VI - A reencarnação é em Vênus muitíssimo mais longa que a prova terrena.

VII - Em Vênus não estão todos no mesmo nível de adiantamento espiritual, mas os menos adiantados de lá equivalem às estrelas do mundo terrestre, isto é, aos nossos gênios e nossos homens virtuosos.

III - Não existe ali servidão: os superiores não são senhores, mas pais dos inferiores. (PP. 240 a 244)

123. A Revista reproduz uma carta escrita por um adepto do Espiritismo ao jornal de Saint-Jean-d’Angely, protestando contra o tratamento irônico e leviano dado pelo jornal aos partidários da doutrina espírita. (PP. 244 a 246) (Continua no próximo número.)

 

Respostas às questões propostas

 

A. Que aconteceu ao bispo que determinou o chamado auto de fé de Barcelona?

O bispo, segundo notícia publicada pela Revista, faleceu nove meses depois da queima pública dos livros espíritas, realizada em 9/10/1861. Mas, ao comunicar-se na Sociedade Espírita de Paris, se disse arrependido e pediu preces. “Orai por mim”, rogou o falecido. “Orai, porque é agradável a Deus a prece que lhe é dirigida pelo perseguido em favor do perseguidor.” Kardec, evidentemente, perdoou-lhe o infeliz ato, visto que perdoar é também caridade. (Revista Espírita de 1862, pp. 230 a 232.)

B. Como Santo Agostinho define a religião de Deus?

Convidado para ser o patrono espiritual da Sociedade Africana de Estudos Espíritas, formada em Constantina, Santo Agostinho aceitou o encargo e transmitiu uma mensagem, de que extraímos o seguinte:  Todos os homens são irmãos e o grande objetivo do Espiritismo é reuni-los um dia no mesmo lar e fazer que se sentem à mesa do Pai comum: Deus. Amai-vos, amai-vos! Poupai-me de me armar do açoite com que se deve ferir o mau. Embora isto por vezes seja necessário, não sejais nunca desse número. Lembrai que a religião de Deus é a religião do coração; que ela tem por base apenas um princípio: a caridade, e por desenvolvimento: o amor à Humanidade. (Obra citada, pp. 233 a 236.)

C. Krishna era também reencarnacionista?

Sim, e isso está bem claro no poema Mahabárata, em que Krishna diz claramente a Arjuna, chefe dos Pandus, que a alma passa a novos corpos em seu processo evolutivo. Comentando o assunto, Kardec disse que a ideia da reencarnação está muito bem definida nessa passagem, como, aliás, todas as crenças espíritas o estavam na antiguidade. “Só faltava um princípio: o da caridade”, diz o Codificador. “Estava reservado ao Cristo proclamar esta suprema lei, fonte de todas as felicidades terrenas e celestes.” (Obra citada, pp. 239 e 240.)

 

 

Observação:

Para acessar a parte 10 deste estudo, publicada na semana passada, clique em https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/02/blog-post_08.html

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário