sábado, 18 de fevereiro de 2023

 



Valorizar o positivo

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

As considerações abaixo decorrem da frase e palavras contidas em vídeo que me foi encaminhado por pessoa querida. Abaixo da mensagem falada pelo padre Émerson, está escrito este pensamento de A. D.: “Nossos valores vão sendo construídos, descontruídos, transformados ao longo dos anos! Mas nossa essência jamais muda”.

Como já informei há algum tempo, em 2021 concluí um curso de pós-doutoramento cultural na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), campus 2, Alagoinhas. Meu objetivo aqui não é me ufanar por ter obtido, com a complacência do nobre Osmar Santos, coordenador do curso, láurea na área cultural quando eu já estou numa idade em que raríssimas pessoas pensam cursar alguma disciplina escolar. Muita gente, com mais de 65 anos, se considera no direito de descansar da estressante vida de estudos acadêmicos que, nessa idade, pouca valia tem, no conceito da maioria dos próprios pós-graduados.

Então, por que cursar uma nova pós-graduação quase aos 70 anos? Para quê? perguntará você, alma amiga que me lê. Primeiro, porque nunca me considerei velho e, portanto, jamais deixei de trabalhar na educação própria e do próximo, com boa vontade, ainda que oficialmente me tenha obrigado a parar de lecionar aos 58 anos de idade por problema de saúde, superado atualmente. Principalmente, graças à possibilidade de continuar esse trabalho de modo on-line. Segundo, porque cultura não ocupa lugar em nossa alma e nunca deixei de ter curiosidade pelo saber. Terceiro, porque, sendo espírita cristão, há muito percebi que o Cristo conta com nosso esforço na transição deste mundo de expiações e provas para orbe melhor. Então, não temos tempo a perder com programas voltados meramente à efêmera existência material.

Basicamente, esses são os porquês dos meus estudos, acadêmicos ou não. Quanto aos estudos espíritas e sua divulgação, tudo o que puder ser divulgado, com base na magistral obra de Jesus e de Kardec, será útil ao trabalho em prol de um mundo melhor para as suas 7,5 bilhões de almas encarnadas e outras tantas desencarnadas. Eis que, tanto no plano físico quanto no espiritual, milhões de criaturas jazem adormecidas espiritualmente. Por ora, não perceberam a importância do conhecimento de que, sendo eternos e fadados à perfeição, não nos cabe perder tempo com picuinhas, ambições desmedidas e desamor ao semelhante. Cabe-nos, isto sim, aos que acordamos, colaborar com o despertamento dessas almas, em retribuição às imensas bênçãos recebidas por nós do Alto.

Por fim, agradeço, mais uma vez, à UNEB a aquisição da ampla visão sobre o respeito que devemos ter aos que não pensam como nós. Não somente na convivência a distância com seu coordenador, Osmar, como também com outros professores, dentre os quais destaco o nobre Éverton Nery, que nos permitiram assistir as exposições on-line de professores e convidados filiados a diversas crenças e ideologias. Com eles, aprendi a respeitar todo ser humano, não pela cultura ou crença que possua, mas pelo seu caráter e pelo idealismo que defenda, ainda que pensemos diferente.

Sábio é quem não impõe suas ideias a ninguém, por mais que se julgue com razão em qualquer discussão. Isso decorre destas palavras de Émerson: “Ao invés do defeito, procurar a qualidade, ao invés de argumentos que criam desunião, procurar pontos em comum que nos levem ao bem comum. E certamente a nossa boca, os nossos olhares, a nossa palavra irão refletir aquilo que o nosso coração permitiu estar dentro dele”.

Paz e luz!

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário