quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

 



Revista Espírita de 1862

 

Allan Kardec

 

Parte 9

 

Damos sequência ao estudo metódico e sequencial da Revista Espírita do ano de 1862, periódico editado e dirigido por Allan Kardec. O estudo será baseado na tradução feita por Júlio Abreu Filho publicada pela EDICEL.

A coleção do ano de 1862 pertence a uma série iniciada em janeiro de 1858 por Allan Kardec, que a dirigiu até 31 de março de 1869, quando desencarnou.

Cada parte do estudo, que é apresentado às quartas-feiras, compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 

 

Questões preliminares

 

A. A homogeneidade, em termos de doutrina espírita, é um fator importante?

B. Como o Espírito de Bernardin associou o Espiritismo ao Cristianismo?

C. Que fatores mais concorrem para o suicídio?

 

Texto para leitura

 

91. David, por meio da Sra. Dozon, descreve o último quadro de Ingres, que retrata o menino Jesus entre os doutores do Templo. A obra, diz Lamennais, foi inspirada pela espiritualidade ao artista encarnado. (PP. 173 a 176)

92. A Revista noticia a denúncia feita por um padre a respeito dos milhões que Kardec havia amealhado valendo-se do Espiritismo. O Codificador rebate a acusação e conta que a primeira edição de O Livro dos Espíritos correu por sua conta e risco, porque nenhum editor quis dela encarregar-se. A obra rendeu-lhe cerca de 500 francos. (PP. 176 a 180)

93. Kardec diz que a Sociedade Espírita de Viena, que acabava de entrar em seu terceiro ano, nomeou-o seu presidente de honra. Os planos de divulgação do Espiritismo por meio de jornal em alemão são mencionados na Revista. (PP. 180 e 181)

94. Comentando o assunto, Kardec aplaude o rumo adotado pelos confrades de Viena e diz ter aceitado a honra que lhe foi feita, na qual via não uma homenagem à sua pessoa, mas aos princípios regeneradores do Espiritismo. (P. 182)

95. E. Collignon escreve a Kardec protestando contra as palavras usadas em abril/1862 pelo Espírito de Gérard de Codemberg, que se refere aos irmãos que se afastam do Espiritismo chamando-os de ovelhas sarnentas. (P. 183)

96. Kardec reconhece que Gérard expressou-se, talvez, um pouco cruamente, mas o fundo de seu pensamento é correto, porque a homogeneidade é o princípio vital de toda sociedade ou reunião espírita. (PP. 183 a 185)

97. A Revista publica então, em seguida, mensagem do Espírito de Bernardin, recebida por E. Collignon (a mesma que protestara contra as palavras de Gérard de Codemberg), na qual o comunicante pede sejam excluídos dos trabalhos espíritas os falsos irmãos, os curiosos, os incrédulos, visando exatamente à homogeneidade necessária aos grupos espíritas. Bernardin, nessa mensagem, diz ainda:

I - O Espiritismo não é uma religião nova, mas a consagração dessa religião universal cujas bases foram lançadas pelo Cristo.

II - É preciso deixar os caminhos tenebrosos, cheios de precipícios, para entrar no caminho que leva à felicidade.

III - Nossa sorte futura está em nossas mãos: a duração de nossas provas depende inteiramente de nós.

IV - Para ser mártir não é preciso ser pasto das feras: sejamos mártires de nós mesmos, destruindo todos os instintos carnais, estudando as nossas inclinações, gostos e ideias, desconfiando de tudo o que a consciência reprova.

V - O Espiritismo, sob o ponto de vista religioso, é apenas a confirmação do Cristianismo. (PP. 186 a 188)

98. Abrindo o número de julho de 1862, Kardec mostra como tudo na vida muda de aspecto quando, pelo pensamento, o homem sai do vale estreito da existência terrena e se eleva na radiosa, esplêndida e incomensurável vida de além-túmulo. Assim fazendo, ver-se-á a vida terrena como uma estação passageira e mais suportáveis se tornarão as tribulações que ela nos oferece. Tal é o resultado da diferença do ponto de vista sob o qual se encara a vida: um nos dá balbúrdia e ansiedade; o outro, a calma e a serenidade. (PP. 191 a 195)

99. Kardec, analisando notícia sobre o aumento de suicídios na França, diz que é simples atribuir todos eles à monomania, que segundo o Sr. Gastineau parece ter-se apoderado da espécie humana. Se há suicídios por monomania, ocorrem também, diz Kardec, suicídios voluntários, realizados com premeditação e pleno conhecimento de causa. (PP. 196 a 198)

100. Na falta de uma estatística oficial, Kardec diz que é justo pensar que os casos mais numerosos sejam determinados pelos reveses da fortuna, as decepções e os pesares de vária natureza. Nestes casos, o suicídio não é um ato de loucura, mas de desespero, e a publicidade deles concorre para o seu aumento.  (PP. 198 e 199)

101. Concluindo seu pensamento, Kardec diz que são, porém, a incredulidade, a dúvida quanto ao futuro e as ideias materialistas os maiores excitantes do suicídio, porque dão a covardia moral que leva a pessoa a matar-se. (PP. 199 a 202) (Continua no próximo número.)

 

Respostas às questões propostas

 

A. A homogeneidade, em termos de doutrina espírita, é um fator importante?

Sim. A homogeneidade é, segundo Kardec, o princípio vital de toda sociedade ou reunião espírita. (Revista Espírita de 1862, pp. 183 a 185.)

B. Como o Espírito de Bernardin associou o Espiritismo ao Cristianismo?

Em mensagem transcrita pela Revista, Bernardin diz que o Espiritismo não é uma religião nova, mas a consagração dessa religião universal cujas bases foram lançadas pelo Cristo. E, sob o ponto de vista religioso, é tão somente a confirmação do Cristianismo. (Obra citada, pp. 186 a 188.)

C. Que fatores mais concorrem para o suicídio?

Na falta de uma estatística oficial, Kardec diz que é justo pensar que os casos mais numerosos sejam determinados pelos reveses da fortuna, as decepções e os pesares de vária natureza. Mas, indiscutivelmente, a incredulidade, a dúvida quanto ao futuro e as ideias materialistas são os maiores excitantes do suicídio, porque dão a covardia moral que leva a pessoa a matar-se. (Obra citada, pp. 198 a 202.)

 

 

Observação:

Para acessar a parte 8 deste estudo, publicada na semana passada, clique em https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/01/blog-post_25.html

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário