quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

 



Revista Espírita de 1862

 

Allan Kardec

 

Parte 10

 

Damos sequência ao estudo metódico e sequencial da Revista Espírita do ano de 1862, periódico editado e dirigido por Allan Kardec. O estudo será baseado na tradução feita por Júlio Abreu Filho publicada pela EDICEL.

A coleção do ano de 1862 pertence a uma série iniciada em janeiro de 1858 por Allan Kardec, que a dirigiu até 31 de março de 1869, quando desencarnou.

Cada parte do estudo, que é apresentado às quartas-feiras, compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 

 

Questões preliminares

 

A. A que se devem as semelhanças de gostos e aptidões nos membros de uma mesma família?

B. Que ocorre aos suicidas?

C. É bom estar preparado para a grande viagem?

 

Texto para leitura

 

102. Respondendo a um assinante de Wiesbaden, Kardec analisa a questão das faculdades hereditárias. (P. 202)

103. Para ilustrar seu artigo, o Codificador transcreve duas comunicações escritas por Erasto e São Luís, das quais extraímos os seguintes ensinamentos:

I - As semelhanças corpóreas existentes numa família devem-se a uma questão fisiológica, independente da ação espiritual.

II - As aptidões e gostos semelhantes resultam do fato de que os Espíritos semelhantes se atraem; daí as famílias de heróis ou as raças de guerreiros.

III - Muitas vezes nascem em famílias dignas indivíduos viciosos e maus que aí são enviados para servirem de pedra de toque daquelas, ou para se aperfeiçoarem sob a influência de um meio virtuoso.

IV - O mesmo se dá com Espíritos adiantados moralmente que reencarnam entre Espíritos atrasados, para mostrar-lhes o caminho do progresso. (PP. 204 e 205)

104. Em qualquer caso, diz São Luís, a conjunção simpática ou a antipatia já existiam anteriormente ao nascimento e são desenvolvidas nas relações familiares, pela imitação e pelo hábito. (P. 205)

105. De Bordeaux, a Revista publica o poema “A criança e a visão”, em que a menina Gabriela diz à sua mãe que o pai, então falecido, estava junto ao seu leito e sorria para ambas. (PP. 206 e 207)

106. O caso Palmira, que se suicidou com o amante, por lealdade ao marido, visto que não conseguiriam reprimir o seu amor um pelo outro, é narrado pela Revista. (N.R.: Kardec o incluiu depois em “O Céu e o Inferno”, cap. V.) (P.207)

107. Santo Agostinho, ciente de que Palmira fora, por interesse dos pais, compelida a casar-se com um moço, embora gostasse de outro, diz que suicídios como esses só deixarão de existir quando as batidas do coração não forem mais comprimidas pelos cálculos frios dos interesses materiais. E disse que, como consequência do seu ato, os amantes não se veriam por um longo tempo, sofrendo – conforme explica Georges – o duplo suplício do pressentimento e do desejo. (P. 210)

108. Evocada oito dias depois, Palmira deu as seguintes informações:

I - Ela nada via, nem mesmo os Espíritos que com ela vagavam no lugar onde estava.

II - Ao despertar da morte, tinha frio e, no entanto, queimava. O gelo corria-lhe nas veias e o fogo estava em seu rosto.

III - Ali, na reunião, ela via apenas um crepe negro sobre o qual se desenhava, em certas horas, uma cabeça que chorava: era a imagem de um homem que sofria e cuja existência moral na Terra ela matara para muito tempo.

Kardec comenta, na sequência, a comunicação de Palmira. (PP. 210 a 212)

109. Em mensagem dada em Bordeaux, um Espírito diz que Deus permite aos que se amam sinceramente, e souberam sofrer com resignação, reunir-se no mundo dos Espíritos, onde progredirão juntos, a fim de obterem reencarnações em mundos mais elevados, nos quais poderão unir-se pelos laços que mais convierem aos seus corações. (PP. 213 a 215)

110. O Espírito de Verdade, lembrando que todos os dias estamos expostos a empreender a mais importante de todas as viagens, recomenda-nos que estejamos preparados para esse momento e ensina que o mapa que nos permitirá conhecer o país para onde iremos é a iniciação nos mistérios da vida futura. (PP. 215 e 216)

111. Quanto aos amigos que lá encontraremos, esses são velhos conhecidos. É dos maus sentimentos que deveremos desembaraçar-nos, pois infeliz é aquele a quem a morte surpreende com ódio no coração. Os negócios que devemos pôr em ordem é o perdão aos que nos ofenderam; são os erros cometidos para com o próximo e que urge reparar. (PP. 216 e 217) (Continua no próximo número.)

 

Respostas às questões propostas

 

A. A que se devem as semelhanças de gostos e aptidões nos membros de uma mesma família?

Em comunicações obtidas na Sociedade Espírita de Paris, Erasto e São Luís trataram do assunto. Eis o que disseram a respeito desse e de outros assuntos relacionados com a família: 1) As semelhanças corpóreas existentes numa família devem-se a uma questão fisiológica, independente da ação espiritual. 2) As aptidões e gostos semelhantes resultam do fato de que os Espíritos semelhantes se atraem; daí as famílias de heróis ou as raças de guerreiros. 3) Muitas vezes nascem em famílias dignas indivíduos viciosos e maus, que aí são enviados para servirem de pedra de toque daquelas, ou para se aperfeiçoarem sob a influência de um meio virtuoso. 4) O mesmo se dá com Espíritos adiantados moralmente que se reencarnam entre Espíritos atrasados, para mostrar-lhes o caminho do progresso. (Revista Espírita de 1862, pp. 204 e 205.)

B. Que ocorre aos suicidas?

Não existe uma regra que se aplique a todos os casos. No caso de Palmira que, embora estando casada, se matou por amor a outro homem, a Revista registrou as seguintes informações que ela mesma transmitiu: 1) Palmira nada via, nem mesmo os Espíritos que com ela vagavam no lugar onde estava. 2) Ao despertar da morte, tinha frio e, no entanto, queimava. O gelo corria-lhe nas veias e o fogo estava em seu rosto. 3) Ali, na reunião, ela via apenas um crepe negro sobre o qual se desenhava, em certas horas, uma cabeça que chorava: era a imagem de um homem que sofria e cuja existência moral na Terra ela matara. (Obra citada, pp. 210 a 212.)

C. É bom estar preparado para a grande viagem?

Sim. O Espírito de Verdade, lembrando que todos os dias estamos expostos a empreender a mais importante de todas as viagens, recomenda-nos que estejamos preparados para esse momento e ensina que o mapa que nos permitirá conhecer o país para onde iremos é a iniciação nos mistérios da vida futura. Quanto aos amigos que lá encontraremos, esses são velhos conhecidos. É dos maus sentimentos que deveremos nos desembaraçar, pois infeliz é aquele a quem a morte surpreende com ódio no coração. Os negócios que devemos pôr em ordem é o perdão aos que nos ofenderam; são os erros cometidos para com o próximo e que urge reparar. (Obra citada, pp. 215 a 217.)

 

 

Observação:

Para acessar a parte 9 deste estudo, publicada na semana passada, clique em https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/02/blog-post.html

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário