quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

 



CINCO-MARIAS

 

Ensine à criança valores e atitudes de cooperação…

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com



Educa e transformarás a irracionalidade em inteligência, a inteligência em humanidade e a humanidade em angelitude
. Emmanuel

 

Crianças precisam experimentar valores e cooperação: atravessar a rua na faixa, recolher as fezes do cachorro durante o passeio no parque, dizer obrigado à funcionária da cantina na escola…

A formação do ser humano e do cidadão começa no nascimento e, por isso, na infância as crianças vão aprender por observação, principalmente – se os pais respeitam os sinais de trânsito, por exemplo, a criança compreenderá pouco a pouco que esses sinais são essenciais à ordem das cidades…

Instigar a inteligência infantil? O caminho é, sem medo, estabelecer em casa uma atmosfera de respeito, carinho e atenção, demonstrando, pelos exemplos, que a família é uma equipe e, por isso, todos os membros devem colaborar: molhar as plantas, guardar roupas e brinquedos, ajudar o irmão menor a vestir o casaco, economizar água, dizer ‘obrigado’...

No dia a dia, sem se esquecer de exercitar o diálogo, deixar claro ao filho ou à filha que toda atitude racista, por exemplo, gera consequências danosas à paz social – motivar, portanto, desde cedo, situações em que as crianças se percebam iguais e com direitos iguais... Afinal, “não nascemos racistas, nos tornamos racistas”, já alertou Pap Ndiaye, pesquisador do Instituto de Estudos Políticos (IEP) de Paris e especialista em relações raciais…

Sem dúvida, o exercício democrático, norteado pelo respeito, pelo espírito de paz e tolerância, deve ser experimentado tenazmente na infância. Aos pais cabe oferecer à criança situações nas quais valores e habilidades voltadas à cooperação, ao bem social, sejam vivenciados, ajudando-a, desse modo, a crescer consciente tanto de seus direitos como de seus deveres.


 
*

 

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário