CINCO-MARIAS
EUGÊNIA PICKINA
Educação, para a maioria das pessoas, significa
tentar fazer com que a criança pareça o adulto típico de sua sociedade… Mas
para mim, educação significa criar criadores… Você precisa criar inventores,
inovadores, não conformistas. J. Piaget
Mas o que é dislexia?
Transtorno de aprendizado, a dislexia é
caracterizada por uma dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da
palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Há inversões
(sapato/satapo), supressões (branco/banco), espelho (som/mos), repetição
(bananana), sons semelhantes são confundidos (T/D) etc.
Congênita e hereditária, a dislexia não é doença.
Seus sintomas podem ser identificados logo no contexto da pré-escola. De outro
lado, mesmo que a criança ainda não frequente a escola, em caso de
desconfiança, os pais podem recorrer a um fonoaudiólogo ou a um psicopedagogo,
que orientará o tratamento (mais) adequado para a criança.
De início a criança com dislexia poderá sentir-se
ansiosa e inferior aos colegas de classe. A participação da família será
essencial para apoiá-la e ajudá-la a prosseguir com sua rotina e seu
desenvolvimento seguro e tranquilo. O mais importante: não subestimar a criança
ou reduzir suas expectativas. Permitir, portanto, que suas habilidades a
definam como pessoa, e não suas dificuldades, cientes os pais de que a dislexia
não está associada à inteligência.
No trato com o filho, é interessante os pais
recordarem que superproteção é tão nocivo quanto o abandono ou a indiferença.
As crianças com dislexia são muito capazes e devem assumir responsabilidades.
Incentivar a curiosidade e os interesses especiais que a criança possa ter –
desenhar, tocar um instrumento musical, cozinhar etc. - contribui de forma
positiva para o seu desenvolvimento, sendo também uma fonte significativa de
inspiração e felicidade.
Os pais que têm um filho com dislexia precisam
estar bem informados, liberando-se de mitos que até hoje estão associados à
dislexia (por exemplo, o mito de que as dificuldades de aprendizagem estão
correlacionadas com o QI etc.) e que causam uma compreensão equivocada acerca
desse distúrbio de aprendizagem.
O fato é: cada ser humano é único e possui uma
maneira singular e intrincada de observar e interagir com o mundo. Ambos os
rótulos de ‘gênio’ ou de ‘incapaz de aprender’ são nocivos ao desenvolvimento
de uma criança, disléxica ou não, e acabam por comprometer sua autonomia
futura…
Notinhas
Dislexia é palavra formada por “dis” (distúrbio) e
“lexia” (do latim, leitura; do grego, linguagem) e se define como um transtorno
genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se
caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo
gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com
correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os
portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória
fonêmica, ou seja, associar os fonemas às letras. Segundo a Associação
Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população
mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo
superior e persistir na vida adulta.
O tratamento da dislexia exige a participação de
especialistas em várias áreas (pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, etc.)
para ajudar o portador de dislexia a atenuar/superar o comprometimento no
mecanismo da leitura, da expressão escrita ou da matemática.
Saber que a pessoa é portadora de dislexia e as
características do distúrbio é o melhor caminho para evitar prejuízos no
desempenho escolar e social e os rótulos depreciativos que ferem a autoestima.
Cf. Associação Brasileira de Dislexia
(dislexia.org.br).
Cf. Topczewski, A. Dislexia: como lidar.
SP: Ed. All Print, 2012.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência
ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de
São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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