Comunicações
mediúnicas entre vivos
Ernesto
Bozzano
Parte
16
Damos
prosseguimento ao estudo do clássico Comunicações mediúnicas entre vivos,
de autoria de Ernesto Bozzano, traduzido para o idioma português por J.
Herculano Pires e publicado pela Edicel.
Esperamos
que este estudo sirva para o leitor como uma forma de iniciação aos chamados
Clássicos do Espiritismo.
Cada
parte do estudo compõe-se de:
a)
questões preliminares;
b)
texto para leitura.
As
respostas às questões propostas encontram-se no final do texto indicado para
leitura.
Este
estudo será publicado sempre às sextas-feiras.
Questões
preliminares
A.
De um ponto de vista rigorosamente científico, que é preciso para que as
comunicações mediúnicas com os mortos tenham um valor probante?
B.
Bozzano relaciona nesta obra casos em que a comunicação entre vivos tenha
ocorrido por iniciativa do comunicante e não do médium?
C.
Podemos concluir que o significado teórico desses casos se mostra favorável à
hipótese espírita das manifestações dos chamados mortos?
Texto
para leitura
233.
De tudo o que vimos, concluímos que nas comunicações mediúnicas de que tratamos
existem três categorias bem distintas. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas
entre vivos e à distância. Subgrupo C)
234.
A primeira consiste nos chamados fenômenos de mistificação subconsciente, nos
quais a faculdade supranormal do sensitivo não chega a superar o obstáculo
interposto em cada mensagem mediúnica pelo “extrato onírico” da subconsciência,
determinando-se assim, uma ação de sonho, que se desenvolve segundo a direção
do pensamento do consulente ou do estado de ânimo do médium, em cujo caso a
falsa personificação sonambúlico-hipnótica é facilmente reconhecível, tanto que
o médium não se acha em situação de representá-la mais que com os elementos
informativos por ele conhecidos e alguma vez com os dos consulentes (leitura do
pensamento). (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância.
Subgrupo C)
235.
A segunda categoria consiste nas comunicações mediúnicas entre vivos, cuja
natureza é facilmente reconhecível, enquanto a personalidade do vivo
comunicante revela espontaneamente a sua personalidade e fornece dados de
identificação, exclusivamente seus. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre
vivos e à distância. Subgrupo C)
236.
A terceira categoria consiste nas comunicações mediúnicas com os mortos, em
favor das quais deve ser observado que, de um ponto de vista rigorosamente
científico, só as coisas em que a personalidade comunicante proporciona dados
ignorados de todos os presentes podem assumir o valor de identificação
espírita, ao passo que a prova crucial se obtém quando os dados fornecidos só
sejam conhecidos de pessoas distantes desconhecidas do médium e dos presentes,
prova que se deve considerar crucial, tendo em vista que a lei imprescindível
da “relação psíquica” não permite admitir que possam se dar comunicações mediúnicas
com pessoas afastadas desconhecidas do médium e dos presentes, salvo por meio
de um objeto largamente usado pela pessoa distante, com a qual se desejaria
entrar em comunicação (psicometria). (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre
vivos e à distância. Subgrupo C)
237.
Existem críticos dispostos a passar por cima da lei da “relação psíquica” para
assim fantasiarem livremente, até conceder onisciência divina à subconsciência
humana, porém como, segundo o critério da análise comparada dos fatos, tais elucubrações
arbitrárias se situam fora da órbita científica, devem ser excluídas
inexoravelmente, em honra à Verdade, na expectativa de que esses opositores
cheguem a produzir algum rudimento de prova em apoio das suas fantasias. (2ª
Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
238.
Mensagens transmitidas por vontade expressa de pessoa distante – No presente
subgrupo são estudados episódios que, pela sua gênese, se mostram
diametralmente opostos aos do subgrupo precedente, ou seja, em lugar de ser o
médium que se propôs entrar em relação com a subconsciência de pessoas
distantes, aqui são estas que querem entrar em relação com a subconsciência do
médium. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo
D)
239.
Estes casos formam o complemento necessário dos enumerados na primeira
categoria deste trabalho, na qual se consideram as mensagens experimentais em
que o agente e o percipiente “se acham na mesma casa”. Aqui, ao contrário, se
consideram as mensagens experimentais de natureza análoga, porém transmitidas a
distância. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância.
Subgrupo D)
240.
Saliento que as transmissões telepáticas mediúnicas a distância entre pessoas
vivas nas quais o agente se acha em estado de vigília, se mostram bem raras, ao
passo que são relativamente frequentes na condição de sono manifesto ou
disfarçado do agente. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à
distância. Subgrupo D)
241.
De todos os modos, faço notar que as comunicações transmitidas ao médium pela
vontade consciente de uma pessoa próxima ou afastada diferem grandemente
daquelas transmitidas ao médium pela vontade subconsciente de uma pessoa em
estado de sono manifesto ou disfarçado, pois, no primeiro caso, trata-se
limitadamente de uma transmissão telepático-mediúnica e, portanto, de uma
mensagem simples e pura, que não assume o caráter de diálogo, ao passo que, no
segundo caso, as manifestações assumem com frequência esse caráter e, quando o
fazem significa que não se trata de uma transmissão telepático-mediúnica e sim
de uma conversa verdadeira entre duas personalidades espirituais
subconscientes, a não ser que se trate de uma mensagem de vivo transmitida com
o auxílio de uma entidade espiritual, casos que examinaremos no subgrupo F. (2ª
Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo D)
242.
O significado teórico dos casos em exame se mostra nitidamente favorável à
hipótese espírita, pois deles se pode inferir que, se a vontade consciente de um
“espírito de vivo” opera à distância sobre a mão de um médium psicógrafo até
poder ditar-lhe o próprio pensamento, nada se opõe a que a vontade consciente
de um “espírito de morto” chegue, por sua vez, a operar de forma semelhante. E,
como das comunicações entre vivos é dado comprovar a realidade integral do
fenômeno, interrogando as pessoas colocadas “nos dois extremos de um fio
transmissor” se depreende que, quando “no outro extremo do fio” se acha uma
entidade afirmando ser um “espírito de morto” e o prova dando detalhes pessoais
ignorados do médium e dos presentes, pode-se legitimamente inferir que “no
outro extremo do fio” deva encontrar-se a entidade de morto que se afirma
presente. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo
D)
243.
Isto dito, passo à exposição dos casos que, como afirmei, se verificam
raramente na modalidade aqui examinada, tanto que só disponho de três deles e
assim mesmo dois deficientes. No livro de Aksakof, Animismo e Espiritismo, são
citados outros três casos em tudo análogos aos aqui relatados, salvo a
particularidade de que as mensagens mediúnicas entre vivos foram obtidas com o
auxílio de uma entidade espiritual intermediária. (2ª Categoria: Mensagens
mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo D)
244.
Tal particularidade pode ou não ser certa, mas constitui uma variante que se
tem de levar em consideração, coisa que faremos no estudo do subgrupo F. (2ª
Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo D)
245.
Caso 20 – Assim foi publicado em Light (1893, pág. 464); quem escreveu foi o
diretor da revista Constancia, de Buenos Aires:
O
Sr. Horácio Catucci era membro de um círculo experimental existente na cidade
de Paplanta, Estado de Vera-Cruz. Teve de transferir sua moradia para Jalapa-Enriquez,
mas não deixou de dedicar-se a pesquisas psíquicas. Certa noite, quando
conversava com um seu companheiro de pesquisas, o Sr. C. G. lembrou-se de que,
naquele dia e hora, os seus amigos de Vera-Cruz se achariam reunidos em sessão
e teve a ideia de tentar uma experiência. Pediu ao amigo que o deixasse a sós,
escreveu uma linha e procurou transmiti-la telepaticamente aos seus amigos de
Vera-Cruz, concentrando, para tal fim, toda a sua vontade.
O
Sr. E. M., presidente do grupo de Vera-Cruz, costumava enviar semanalmente ao
autor da redação umas notas do ocorrido em suas sessões e, quando enviou aquela
que coincidia com a experiência do Sr. Catucci, leu este o seguinte trecho:
“Tudo ia bem, porém pouco faltou para intrometer-se um espírito mistificador,
que procurou enganar-nos, transmitindo-nos uma mensagem firmada nada menos que
por você que está tão vivo quanto eu. Envio-lhe uma cópia do que nos disse
(Anexo nº 3), para que se divirta, lendo-a”. A referida cópia continha a
reprodução exata da comunicação transmitida pelo Sr. Catucci. (2ª Categoria:
Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo D)
246.
No caso exposto, mostra-se interessante a circunstância de haver o agente se
concentrado e identificado com a experiência, a ponto de ter a visão subjetiva
dos amigos distantes, reunidos em sessão, bem como a sensação de agir em pessoa
sobre a mesa, transmitindo telepaticamente a sua mensagem. (2ª Categoria:
Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo D)
247.
Em tais condições de concentração psíquica e na falta de informes
suplementares, impossível é decidir se se tratava de pura visão alucinatória ou
de uma legítima visão clarividente ou ainda de um autêntico fenômeno de
“bilocação”, pois que as condições de intensa concentração da vontade são
igualmente propícias à manifestação das três categorias dos fenômenos
indicados. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância.
Subgrupo D)
248.
Caso 21 – Tomo-o do livro de Sarah Underwood, Automatic or Spiritual Writing (págs.
281-282), livro dos melhores até agora publicado sobre as revelações
mediúnicas. Escreve uma amiga a Sarah Underwood:
Li
com prazer o artigo na Arena, do Prof. Underwood, no qual descreve a sua
escrita automática. Tal fenômeno já se deu comigo, mas sem nenhum sofrimento
físico. Também a minha irmã teve, certo tempo, a dita faculdade, que diminuiu
lentamente, até desaparecer. No breve período de sua mediunidade escrevente,
achava-se ela como mestra-escola, longe de casa, o que me desgostava.
Ao
voltar para umas breves férias, eu lhe disse: “Quando você voltar, vamos ver se
podemos comunicar-nos por meio da escrita automática”. E combinamos tentar a
coisa, em certo dia e hora de cada semana. Cada uma devia escrever a sua
mensagem e esperar a respectiva resposta.
Três
de suas mensagens foram fielmente recebidas por mim, mas notavam-se palavras
que não correspondiam, pelo seu significado, pois não eram as que haviam sido
transmitidas. Também se notavam variantes sutilíssimas no desenvolvimento de pensamento
idêntico. Minha mente e minha vontade não entravam, de forma alguma, no
processo da escrita, a qual correria desembaraçada e era absolutamente
automática. Minha irmã, ao contrário, só recebeu uma das sete mensagens
enviadas, provavelmente porque o ambiente em que se encontrava não era
favorável a tais experiências. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos
e à distância. Subgrupo D)
249.
O caso citado seria interessante se houvesse sido narrado com todos os
pormenores. Assim como está, não oferece bases seguras para argumentações
teóricas e, portanto, só serve como exemplo de correspondência mediúnica entre
vivos, com desenvolvimento recíproco. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre
vivos e à distância. Subgrupo D)
250.
Caso 22 – A Sra. Fred. Maturin, autora do interessante livro de revelações
mediúnicas Rachel Conforted, no qual estão reunidas mensagens recebidas de seu
falecido filho, com o auxílio de sua própria mediunidade, narra o seguinte
episódio:
Durante
os anos em que me comunicava mediunicamente com o meu filho “Sunny”, conforme
mensagens por mim reunidas no livro Rachel Conforted, aconteceu certo dia que,
quando estava sentada diante da mesa com minha amiga, posta a mão sobre a
prancheta e conversando com ele, aconteceu o seguinte fato, o qual, junto ao
outro do menino “Ciril”, que se havia apoderado da prancheta e não queria
deixá-la, foram os únicos casos de interferência espírita ocorridos durante as
nossas experiências.
Certo
dia, durante a guerra anglo-bôer, eu e minha amiga tínhamos as mãos sobre a
prancheta e conversávamos com “Sunny”, quando inesperadamente notamos que outra
personalidade se havia apossado do aparelho, com brusca mudança de caligrafia e
movimentos. O incidente se deu na metade de uma frase que “Sunny” ditava,
interrompida que foi por um salto violento da prancheta, ao que se seguiu uma
breve pausa, para continuar com esta palavra ditada três vezes, em amplos
caracteres: “Madrinha! Madrinha! Madrinha!”
Fiquei
muito impressionada, pois tais palavras me indicavam quem era a entidade
comunicante. Era com este nome que certa parente minha costumava chamar-me. Não
a via há meses e sabia que se achava no continente, como sabia que seu filho
estava combatendo na África do Sul. Naquela ocasião era ainda novata nas investigações
espíritas, motivo pelo qual supus que havia ela falecido. Procurei dirigir-lhe
algumas perguntas, mas não obtive mais que a tríplice repetição da palavra
“Madrinha” e o meu “Sunny” pôde retomar a conversa interrompida.
Escrevi,
na mesma noite, à minha parente, relatando o fato ocorrido, com o dia e a hora,
porém, como temia que houvesse morrido, dirigi a carta ao seu marido. Recebi
resposta da pretensa desencarnada, que me comunicava estar viva e que, no dia e
hora indicados, se achava presa de grande ansiedade pela falta de notícias de
seu filho. Pensara então em mim, com a ideia de que eu fosse ao Ministério da
Guerra, a fim de saber notícias. (Acrescento, entre parênteses, que o filho voltou
vivo da guerra.) Parece-me, pois, que o caso exposto se mostra um exemplo
interessante de um espírito encarnado, que transmite uma mensagem mediúnica a
distância. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância.
Subgrupo D) (Continua no próximo número.)
Respostas
às questões preliminares
A.
De um ponto de vista rigorosamente científico, que é preciso para que as
comunicações mediúnicas com os mortos tenham um valor probante?
Que
a personalidade comunicante revele dados ignorados de todos os presentes, sendo
que a prova crucial se obtém quando os dados fornecidos só sejam conhecidos de
pessoas distantes desconhecidas do médium e dos presentes. (2ª Categoria:
Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo C)
B.
Bozzano relaciona nesta obra casos em que a comunicação entre vivos tenha ocorrido
por iniciativa do comunicante e não do médium?
Sim.
As mensagens constantes do Subgrupo D, relatadas neste livro, são decorrentes
de episódios em que a pessoa distante é que se propôs entrar em relação com a
subconsciência do médium. (2ª Categoria: Mensagens mediúnicas entre vivos e à
distância. Subgrupo D)
C.
Podemos concluir que o significado teórico desses casos se mostra favorável à
hipótese espírita das manifestações dos chamados mortos?
Evidentemente,
porque deles se pode inferir que, se a vontade consciente de um “espírito de
vivo” opera à distância sobre a mão de um médium psicógrafo até poder ditar-lhe
o próprio pensamento, nada se opõe a que a vontade consciente de um “espírito
de morto” chegue, por sua vez, a operar de forma semelhante. (2ª Categoria:
Mensagens mediúnicas entre vivos e à distância. Subgrupo D)
Observação:
Para acessar a Parte 15 deste estudo, publicada na semana passada,
clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2024/05/comunicacoes-mediunicas-entre-vivos_02086252178.html
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