terça-feira, 14 de maio de 2024

 



A consciência do que merece a nossa energia


CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

 

A seletividade deve existir quando se refere à nossa energia, pois não há sentido gastá-la em situações desprezíveis e irrelevantes. A nossa consciência deve ser observadora e criteriosa quanto ao que realmente vale a pena o investimento energético. Se não houver esse critério, desgastamo-nos sem nada de proveitoso alcançar. Durante um dia, há inúmeras circunstâncias, quem dera uma existência, e se não houver atenção a respeito disso, até podemos encurtar a nossa estada nesta vida em decorrência do gasto excessivo de nossa preciosa energia.

O autoconhecimento é um maravilhoso e seguro orientador para a prudência do que é válido e do que é irrisório. De uma forma natural, todos podemos diferenciar nobres atitudes das insignificantes, a questão é querer progredir e para todo progresso há de abdicar vícios antigos e inserir os valiosos. Não é de um dia para o outro, porém a decisão é a de querer melhorar e com isso nasce o fértil horizonte.

Se não priorizarmos a direção e a doação de nossa energia, começamos a nos exaurir e não sentimos ânimo nem para simples ações; nossos dias tornam-se maçantes e improdutivos; nossa saúde física, mental e espiritual passa a oscilar e desfalecer e a nossa vida se desenvolve em círculos sem nenhum avanço. A consciência do que realmente merece a nossa energia é libertadora e sábia; libertadora, pois nos desvinculamos de energias negativas compatíveis; e sábia, porque discernimos o que é positivo e frutífero.

A nossa energia é valorosa demais para desperdiçá-la e se no Universo tudo é energia saber utilizá-la proveitosamente já é um passo muito significante rumo ao crescimento. Tudo o que for bom gera semelhante campo energético; tudo o que é ruim gera a idêntica energia negativa, não há segredo, basta apenas a decisão pela mudança. E seguramente quando se opta pelo bom caminho tudo na vida aprimora e ganha leveza.

Quando alimentamos pensamentos, conversações, interesses desagradáveis com qualquer essência que seja negativa, podemos observar que o nosso ser se modifica, tornamo-nos densos, abatidos, desmotivados ‒ talvez, ainda, não somos capazes de nomear as sensações, mas, sem dúvida, começamos a nos sentir de maneira muito infeliz.

No entanto quando mantemos pensamentos, conversações, interesses positivos, o nosso ser se eleva e sente bem-estar e alcançamos uma vibração mais feliz e leve. Tudo é perfeitamente natural e universal. O que vibramos é o que sentimos.

Pois bem, a consciência do que, de fato, merece a nossa energia deve ser considerada ininterruptamente. E se o nosso propósito é o progresso, apenas coisas boas, em todos os âmbitos, merecem o nosso olhar, a nossa atenção e, naturalmente, a nossa energia.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 


 

To read in English, click here:  ENGLISH
Para leer en Español,  clic aquí:  ESPAÑOL
Pour lire en Français, cliquez ici:  FRANÇAIS
Saiba como este Blog funciona, clicando em Século XXI

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário