quinta-feira, 20 de junho de 2024

 



CINCO-MARIAS

 

Brincar sem complicação

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com


É bom recordar que o brincar é, por si mesmo, uma terapia. D. W. Winnicott

 

Brincar é fundamental para a criança. Quem não gosta de correr, saltar ou de bolinhas de sabão?

Embora muita gente não acredite que brincar é uma atividade essencial para a criança, sobretudo na primeira infância, é através das brincadeiras, desse exercício lúdico, que a criança adquire habilidades para se tornar capaz de aprender a aprender, por exemplo…

Insisto: nós precisamos brincar com a criança desde o seu nascimento. Além de ser divertido, o brincar promove diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que favorece um melhor desenvolvimento motor; incentiva o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ajudando a criança a entender as regras e os limites das relações.

A criança que no dia a dia brinca, tem tempo para o faz de conta, a brincadeira e o jogo, ativa tanto o seu desenvolvimento como constrói e fortalece vínculos, aprendendo ainda sobre o mundo à sua volta, os espaços, os objetos e as pessoas. E ela faz isso experimentando, errando, passando por frustração, tentando de novo, acertando e descobrindo, tendo acesso às suas emoções – medo, tristeza, raiva, alegria...

O que digo aos pais? Evite associar o brincar à aquisição de brinquedos. Mostre que brincar de faz de conta ou com objetos simples, do cotidiano familiar, pode ser divertido e estimulante. Mostre, por exemplo, cenas de crianças brincando com caixas, panos, panelas e outros objetos domésticos para reforçar a ideia de que não é preciso muito para alguém desfrutar de momentos lúdicos e felizes – quantas crianças passam um tempo comprido brincando no castelo de papelão?

Em casa, a criança pode ser estimulada também a pintar, desenhar, inventar histórias, correr e se esconder. Além disso, além da diversão garantida, essas atividades estimulam a mente e o corpo da criança.

Por fim, na hora de estimular o brincar, é importante evitar proteger excessivamente as crianças… Todo mundo precisa de liberdade para brincar, para treinar o caminho em direção à autonomia… Ademais, cair da bicicleta faz parte do aprendizado e do sincero interesse para novas experiências.

 

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Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 



 

 

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