domingo, 8 de dezembro de 2024

 



As predições acerca da vinda de Jesus

 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO

aoofilho@gmail.com

 

Como estamos perto do Natal, festa máxima da cristandade que nós espíritas também festejamos, examinaremos neste texto uma pergunta que muitas pessoas costumam fazer nesta época do ano: - Em que livros do Antigo Testamento há predições concernentes à vinda de Jesus?

As predições constam de vários livros que compõem as chamadas Escrituras e nestas a distinção entre Deus e seu futuro enviado está caracterizada de maneira formal: Deus o designa seu servidor, por consequência seu subordinado. Nas palavras que lhe são atribuídas, nada há que implique a ideia de igualdade de poder, nem de consubstancialidade entre as duas pessoas.

Eis os textos que, segundo pensamos, atendem à curiosidade de todos nós:

"Eu o vejo, mas não agora; eu o vejo, mas não de perto; uma estrela procede de Jacó, e um cetro se levanta de Israel e trespassa os chefes de Moab, e destruirá todos os filhos de Seth." (Números, XXIV, v. 17.)

"Eu lhes suscitarei um profeta, como tu, de entre seus irmãos, e colocarei as minhas palavras em sua boca, e lhes dirá ele o que eu lhe tiver ordenado. E ocorrerá que, quem não escutar as palavras que dirá em meu nome, disso lhe pedirei conta." (Deuteronômio. XVIII, v. 18, 19.)

"Porque a criança nos nasceu, o Filho nos foi dado, e o poder foi posto sobre o seu ombro, e se chamará seu nome o Admirável, o Conselheiro, o Deus forte, o Poderoso, o Pai da eternidade, o Príncipe da paz." (Isaías, IX, v. 5)

"Eis meu servidor, eu o sustentarei; é o meu eleito, minha alma nele colocou sua afeição; coloquei o meu Espírito sobre ele; ele exercerá a justiça entre as nações. Não se retirará nunca, nem se precipitará nunca, até que haja estabelecido a justiça sobre a Terra, e os seres se detiverem à sua lei." (Isaías, XLII, v. 1 e 4.)

"Ele gozará do trabalho de sua alma, e nisso será saciado; e meu servidor justo nisso justificará vários, pelo conhecimento que terão dele e ele mesmo levará suas iniquidades." (Isaías, LIII, v. 11.)

"Rejubila-te extremamente, filha de Sião; lance gritos de alegria, filha de Jerusalém! Eis: teu rei virá a ti, justo e salvador humilde, e montará sobre um asno, e sobre o potro de uma jumenta. E proibirei os carros de guerra de Efraim, e os cavalos de Jerusalém, e o arco do combate será também proibido e teu rei falará de paz às nações; e seu domínio se estenderá desde um mar ao outro mar, e desde o rio até os confins da Terra." (Zacarias, IX, v. 9, 10.)

"E ele (o Cristo) se manterá, e governará pela força do Eterno, e com a magnificência do nome do Eterno, seu Deus. E eles farão as pazes, e agora será glorificado até os confins da Terra, e será ele que fará a paz. (Miqueias, V, v. 4.)

"É porque o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis: uma virgem ficará grávida, e ela parirá um filho, e será chamado seu nome Emmanuel." (Isaías, VII, v. 14.)

*

As predições, como sabemos, se confirmaram, como é atestado pelos evangelistas João, Lucas e Mateus nos textos seguintes:

“Eles lhe fizeram esta pergunta: Então por que batizas se não és o Cristo, nem Elias, nem profeta? João (o Batista) respondeu, dizendo-lhes: Eu batizo em água, mas no meio de vós esteve quem vós não conheceis. Esse é o que há de vir depois de mim, que foi preferido a mim, de quem eu não sou digno de desatar a correia dos calçados. Estas coisas passaram em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. No dia seguinte viu João (o Batista) a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado do mundo. Este é o de quem eu disse: Depois de mim vem um homem, que me foi preferido, porque era antes de mim. E eu não o conhecia, mas por isso eu vim batizar em água, para ele ser conhecido em Israel.” (João, cap. 1, versículos 25 a 31.)

“Ora, naquela mesma região havia uns pastores que vigiavam e revezavam entre si as vigílias da noite para guardarem o seu rebanho. Eis que se apresentou junto deles um anjo do Senhor; divina luz brilhou ao redor deles e tiveram grande temor. Porém o anjo lhes disse: Não temais: porque eis que vos trago novas de grande alegria, que o será para todo o povo! É que hoje vos nasceu na cidade de David o Salvador, que é o Cristo Senhor. Este é o sinal que vo-lo fará conhecer: Achareis um menino envolto em panos, e posto numa manjedoura.” (Lucas, cap. 2, versículos 8 a 12.)

“Ora, a concepção de Jesus Cristo foi desta maneira: Estando já Maria, sua mãe, desposada com José, antes de coabitarem, se achou ter ela concebido por obra do Espírito Santo. E José, seu esposo, como era justo e não queria infamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Mas andando ele com isto no pensamento, eis que lhe apareceu em sonhos um anjo do Senhor dizendo: José, filho de David, não temas receber a Maria tua mulher; porque o que nela se gerou é obra do Espírito Santo; Ela parirá um filho; e lhe chamarás por nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Mas tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que falou o Senhor pelo profeta, que diz: Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e será chamado o seu nome Emmanuel, que quer dizer: Deus conosco.” (Mateus, cap. 1, versículos 18 a 23.)

 

 

 

 


To read in English, click here:  ENGLISH
Para leer en Español,  clic aquí:  ESPAÑOL
Pour lire en Français, cliquez ici:  FRANÇAIS
Saiba como o Blog funciona clicando em COMO CONSULTAR O BLOG

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário