domingo, 29 de dezembro de 2024

 



  O que é preciso para ser completista

 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO

aoofilho@gmail.com

 

Vários atores e atrizes brasileiros – como Lima Duarte, Fernanda Montenegro, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho, Ary Fontoura e vários outros – já passaram dos 90 anos de idade e apresentam perfeitas condições de saúde, como ocorreu, aliás, com Waldemiro Corrêa de Faria, querido cunhado, que regressou recentemente à pátria espiritual perto de completar cem anos de idade.

Esse fato nos suscitou uma questão que nos foi apresentada tempos atrás por uma leitora de Maceió, capital do estado de Alagoas, acerca dos Espíritos que são considerados completistas.

Dois tópicos compõem a citada questão:

O primeiro: o que significa o termo completista.

O segundo: o que é preciso para uma pessoa ser assim considerada.

Baseado no que André Luiz mencionou em duas obras psicografadas pelo médium Chico Xavier, completista [do latim completu + -ista] designa a pessoa que haja aproveitado todas as oportunidades construtivas oferecidas pela reencarnação. É um termo que se aplica – segundo os Espíritos – aos que retornam ao mundo espiritual, finda a existência corpórea, na época certa. Trata-se de algo que não é comum, razão pela qual os completistas são festejados em seu retorno.

Estranho às obras básicas do Espiritismo, o termo completista apareceu pela primeira vez no cap. 12 do livro Missionários da Luz, obra de André Luiz psicografada por Chico Xavier, e desde então passou a fazer parte dos textos espíritas.

Numa obra publicada posteriormente, Obreiros da Vida Eterna, cap. 16, André Luiz relata o caso de um espírito que, em sua volta ao mundo espiritual, foi recebido como completista. Trata-se de Fábio, espírita dedicado que tivera existência modesta e limitara o voo das ambições mais nobres, no culto da espiritualidade redentora.

Fábio esforçara-se pela tranquilidade familiar, apesar de ter sido acicatado por dificuldades sem conta, no transcurso da experiência recém-finda. Ao desencarnar, deixara esposa e dois filhos amparados na fé viva, e, embora não lhes legasse facilidades econômicas, afastava-se do corpo físico jubiloso e confortado, com a glória de haver aproveitado todos os recursos que a esfera superior lhe havia concedido, visto que, além de haver-se afeiçoado profundamente ao Evangelho do Cristo, vivendo-lhe os princípios renovadores, com todas as possibilidades ao seu alcance, conseguira iluminar a mente da companheira e construir bases sólidas no espírito dos filhinhos, orientando-os para o futuro.

Casos como o de Fábio são, infelizmente, muito raros.

Por que raros?

Raros porque, entre outros motivos, os excessos na mesa, os alcoólicos, o tabagismo, a inexistência de exercícios físicos, a não observância de uma dieta saudável e de uma vida mentalmente equilibrada vão minando o corpo material, que poderia, eventualmente, chegar aos 90 anos e, todavia, não passa às vezes dos 60.

Se quisermos, pois, obter em nossa volta ao mundo espiritual o título de completista, é importante que saibamos que esse prêmio não nos será concedido gratuitamente, porquanto é necessário colaboremos para conquistá-lo, cuidando do corpo, tanto quanto cuidamos da alma.

 

 

 

 

To read in English, click here:  ENGLISH
Para leer en Español,  clic aquí:  ESPAÑOL
Pour lire en Français, cliquez ici:  FRANÇAIS
Saiba como o Blog funciona clicando em COMO CONSULTAR O BLOG

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário