domingo, 8 de abril de 2012

A Páscoa da ressurreição

O episódio comemorado na Páscoa é, sobretudo, uma prova inequívoca da imortalidade da alma, e não um simples caso de ressurreição

A Páscoa, como se sabe, é comemorada por judeus e por cristãos, embora por motivações diferentes. No caso dos descendentes de Israel, ela assinala a partida dos hebreus para a libertação do jugo egípcio. Constitui uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por oito dias. Em nossa língua, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam-na de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
A Páscoa festejada pelos cristãos recorda-nos a ressurreição de Jesus, conforme fora anunciado nas Escrituras, a qual se deu no terceiro dia a partir dos lamentáveis acontecimentos patrocinados pelo Sinédrio, com o apoio de Herodes e Pilatos.
Entra ano, passa ano, as peripécias do Gólgota são revividas no cinema, no teatro e nos ritos religiosos patrocinados pela Igreja, por ocasião da chamada Sexta-Feira Santa. Para muitos é ainda difícil acostumar-se às cenas de violência que marcaram o episódio. O domingo de Páscoa, porém, nos relembra sempre que o Mestre não pereceu na cruz e, ao contrário, sobrevive e viverá por todos os séculos porvindouros, visto que a alma é imortal.
O episódio comemorado na Páscoa dos cristãos é, sobretudo, uma prova inequívoca da imortalidade da alma, um dos princípios fundamentais da Doutrina Espírita.

Maria, quando viu Jesus, não o reconheceu


Não devemos, por isso, ver nesse fato um simples caso de ressurreição de alguém que morrera, mas sim um caso de aparição de uma entidade desencarnada, que se manifestou de modo perceptível aos olhos de Maria e dos apóstolos com o seu corpo espiritual, assunto que Paulo de Tarso tratou em sua 1ª Epístola aos Coríntios (15:44), quando disse: “Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual”. A prova evidente de que Jesus não ressuscitou com seu corpo material é o fato de Maria não tê-lo reconhecido, pois ele não trazia as marcas dos ferimentos e dos suplícios a que o submeteram.
Aquela semana fora dolorosa para os discípulos e os familiares do Cristo. Seus seguidores acompanharam-no nos momentos de dor, sem nada poderem fazer em sua defesa. A aparição ocorrida a Maria de Magdala, no domingo de manhã, acrescida da promessa feita por Jesus de se juntar aos discípulos na Galileia, constituiu, pois, um bálsamo que consolou a todos e representou a garantia de que o Cristianismo poderia contar, para sempre, com a proteção do Senhor e de seu Filho amado.
A Páscoa judaica era uma festa nacional que fazia afluir a Jerusalém caravanas inumeráveis de peregrinos, procedentes de todos os pontos da Palestina e dos países vizinhos. Quando as caravanas passavam pelos lugares assinalados nos roteiros de viagem, muitos iam-se-lhes agregando, uma vez admitidos pelos guias dos caravaneiros.

A Páscoa judaica era uma festa, dia e noite

Descrever o que acontecia em Jerusalém durante a Páscoa constitui tarefa difícil. Multidões de peregrinos invadiam a cidade. Muitos acomodavam-se em casas de parentes; outros se acampavam nos lugares indicados pelas autoridades eclesiásticas, e grandes levas de viajantes ficavam sem abrigo, ajeitando-se à sombra das árvores, dos muros e dos edifícios públicos. A Páscoa era, como se vê, uma festa, dia e noite.
Quando iam a Jerusalém, os pais de Jesus hospedavam-se em casa de Lia, parenta de Maria, onde ficavam também outros familiares e conhecidos.
Foi, aliás, numa dessas ocasiões que Jesus, aos 12 anos de idade, teve a primeira oportunidade de discutir com os doutores da Lei, no Templo de Salomão. Ocorreu, então, um episódio curioso: Jesus ficou tão absorvido com a tarefa, que a caravana de seus pais retornou e apenas no primeiro pouso, em Beeroth, a 15 quilômetros de Jerusalém, deram por sua falta. Seus pais voltaram, então, à capital judaica para procurá-lo, mas somente ao fim de três dias o encontraram em um dos pátios do Templo, a discutir com os doutores.
A Páscoa de sua ressurreição, transcorrida em situação muito amarga para todos, teria um desfecho semelhante: somente ao cabo de três dias é que todos puderam descobri-lo e entender que ali se encontrava o Cordeiro de Deus, o Messias prometido, o Mestre amado, que se revelaria o farol do mundo e que hoje todos nós reverenciamos.  

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Astolfo.
    Embora já tenha lido outros textos sobre a Páscoa, desconhecia algumas informações que você abordou, e que considero ir além da simples curiosidade histórica.
    Penso que a coincidência entre as datas do Pessach e da crucificação não ocorre por acaso, pois ambas apresentam a ideia de libertação.
    Jesus, por meio do exemplo, mais uma vez contribuiu para que a tradição e os ensinamentos judaicos adquirissem um significado ainda mais profundo e espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, Astolfo, essa abordagem que você fez. Gostei mesmo. Abraços. Lia.

    ResponderExcluir
  3. A páscoa não é comemorada por todos os cristãos. Nós espíritas não a comemoramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No texto publicado neste Blog não é dito que a Páscoa é comemorada por todos os cristãos. É dito que a Páscoa é comemorada por judeus e cristãos, afirmação que não pode ser contestada porque é a expressão da verdade. Ainda que muitos cristãos não a comemorem, como se dá com os cristãos espíritas, a frase continua correta. (Astolfo O. de Oliveira Filho)

      Excluir