sábado, 4 de janeiro de 2014

Na alvorada do ano novo

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Estávamos no último dia do ano e vimos, pela TV, a corrida de São Silvestre; constatamos que os quenianos voltaram a vencer, que o melhor corredor brasileiro só conseguiu ser o quarto colocado e que a melhor corredora ficou em sexto lugar. O tempo de cada um? A metade do que eu ou você, amigo leitor e habitual corredor, costumamos gastar numa corrida de 15 km.
Mas não desanimemos, continuemos correndo ou, se não pudermos correr, uma caminhadinha diária de meia hora ainda é mais vantajosa do que duas ou três corridas de 5 ou 10 km por semana.
O mais importante, em tudo isso, é que estejamos vivos e produzindo algo, senão em prol de nós mesmos, ao menos em prol de nós mesmos, pois quando produzimos algo em benefício alheio, ainda que não o saibamos ou não pensemos nisso (o que seria ideal), estamos fazendo por nós próprios.
Chegado um novo ano e já tendo dobrado novo século, as expectativas para 2014 são várias: os adeptos do futebol desejam ver nossa seleção campeã, para não darmos o vexame de 1950, em pleno Maracanã; os políticos desejam ver a situação mudar: os da situação para melhor, os da oposição para pior; os religiosos esperam ver o Cristo voltar, pois ainda não perceberam que quem precisa se transformar somos nós mesmos e não os outros... Enfim, deixemos a morte, pois a vida nos chama.
Ontem, vi e ouvi na televisão um apresentador perguntando o que algumas pessoas do palco desejariam jogar fora, antes de iniciarem o ano novo. Um disse que gostaria de se livrar da sogra, o que é uma crueldade, pois há sogras melhores do que algumas mães; o outro disse que jogaria fora a pança, mas se não se esforçar em praticar exercícios e ser comedido na alimentação vai perder seu tempo; a outra se propôs jogar fora as contas a pagar, o que não resolveria o problema de suas dívidas; teve até uma jovem que sonha ficar livre do namorado chato. E eu me pergunto: como alguém consegue namorar um chato?
A vida ruidosa chama-nos, leitor amigo, com os seus 214 milhões de reais que correram pela megassena nesta semana. Quem apostou até as 14h de 31 de dezembro de 2013 apostou, quem não o fez que o fizesse, afinal, com essa grana na mão, até o Anderson Silva se convenceria de que não vale mais a pena lutar, o que dizem que ele não aceita admitir, após quebrar os dois ossos da perna em sua última luta. A essa altura, já temos quatro ganhadores: dois do Paraná, um de Alagoas e um da Bahia. Do Paraná, as cidades de Curitiba e Palotina foram contempladas; de Alagoas, o prêmio foi para Maceió e, na Bahia, Teofilândia ficou conhecida nacionalmente, graças ao seus felizardos milionários.
O que vale a pena mesmo, amiga leitora, é investir, a partir de agora, em trabalhar incansavelmente no bem, como dissemos acima, ainda que tal propósito obedeça, antes, ao nosso bem pessoal, pois o que nos pode deixar mais felizes do que ver nosso próximo feliz? Que, após as justas comemorações de mais um ano percorrido, “trabalhemos sempre com o pensamento voltado para Jesus, reconhecendo que a preguiça, a suscetibilidade e a impaciência nunca foram atributos das almas desassombradas e valorosas” (XAVIER, Chico. Emmanuel. 27. ed. FEB, 2008, cap. 23).
O mais importante é continuar aprendendo e convivendo para melhor servir, pois knowledge is everything. So we meet again in 2014.


Visite o blog Jorge, o sonhador: http://www.jojorgeleite.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário