domingo, 17 de agosto de 2014

A luta contra as más inclinações


Não apenas nas novelas da TV, mas no meio social em que vivemos, é comum ver médicos e outros profissionais da área da saúde fumando e bebendo muito. Alguns trabalham até em hospitais especializados no tratamento do câncer e têm, entre seus pacientes, pessoas que foram acometidas dessa doença exatamente pelo hábito de fumar.
Como ninguém – especialmente os profissionais da área – ignora os malefícios do fumo e do álcool, pergunta-se, com razão: Por que tais pessoas ainda bebem e continuam apegadas ao cigarro?
A indagação pode ser estendida a inúmeros outros aspectos da vida em sociedade. A gula, a luxúria, a inveja, a ira, a soberba, o melindre, a mágoa – eis vícios, sentimentos ou defeitos cujas consequências danosas para o ser humano são, ainda que parcialmente, por demais conhecidas.
Reportando-se especificamente aos vícios, Manoel Philomeno de Miranda, em sua obra Temas da Vida e da Morte, psicografada pelo médium Divaldo Franco, afirma que eles – os vícios – estabelecem necessidades poderosas após a morte, exigindo que seus aficionados busquem o prosseguimento da insânia na vinculação a companheiros terrenos, igualmente descuidados, o que gera obsessões de largo porte. Caso não se verifique essa ligação parasitária, só o tempo, largo ou breve, logrará desagregar as partículas morbíficas que penetram o perispírito e nele se instalam produzindo o prolongamento da desdita. E, evidentemente, essas necessidades podem estender-se à existência corporal seguinte.
No cap. XVII, item 4, d´O Evangelho segundo o Espiritismo, ao referir-se aos bons espíritas, Kardec cunhou uma frase que é, em nosso meio, bastante conhecida: “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”.
Sendo a Terra um planeta de provas e expiações, não reencarnam aqui indivíduos perfeitos. Todos nós, portanto, trazemos inclinações diversas, decorrentes de hábitos e vícios cultivados nas precedentes existências, inclinações essas que nos cabe domar, se é que desejamos efetivamente transformar-nos.
A tarefa parece difícil. Que o digam os oncologistas que não conseguem deixar o cigarro.
Mas... será ela realmente difícil?
Os Benfeitores espirituais não a entendem assim, como podemos ver pela resposta dada à questão 909 d´O Livro dos Espíritos:

– Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? “Sim, e, frequentemente, fazendo esforços muito insignificantes. O que lhe falta é a vontade. Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!”

Diante de tal resposta, qual será o nosso comportamento?
Terá o passado mais força do que a nossa vontade?
Desejamos repetir nesta existência as tolices cometidas em existências pretéritas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário