domingo, 5 de outubro de 2014

O que é possível mudar por meio da educação?


Poucos, talvez, são os que ignoram que a medicina e a psicologia sustentaram, durante décadas, a crença de que a personalidade das pessoas era imutável.
Descobertas recentes no campo da biologia e dos estudos da mente têm, no entanto, comprovado exatamente o contrário, ou seja, tanto o cérebro como a mente humana podem rearranjar-se de maneira drástica e as pessoas podem transformar-se em qualquer estágio da vida.
As pesquisas que vêm sendo divulgadas têm questionado até mesmo um dos dogmas da psicanálise segundo o qual os adultos carregam para sempre os traumas vividos na infância.
Martin Seligman, docente da Universidade da Pensilvânia, afirma, em sua obra intitulada "O que você pode mudar e o que não pode", que é possível à criatura humana mudar a timidez, o mau-humor, o pessimismo, a depressão e quase todas as disfunções sexuais, como a frigidez e a impotência.
Sanjay Srivastava, um dos mais abalizados estudiosos nessa área, sustenta, com base em experiências por ele conduzidas, que as mulheres que sofrem de ansiedade na adolescência tendem a recuperar a autoconfiança entre os 30 e 40 anos.
Para nós, espíritas, não causam surpresa alguma tais ideias, porque a evolução ou o progresso constitui um dos princípios fundamentais do Espiritismo e, ao tratar da infância, é peremptória a afirmativa constante da questão 385 d´O Livro dos Espíritos, que adverte ser possível, por meio da educação, reformar o caráter e reprimir as más inclinações que a criança traz do passado, missão sagrada – acrescentam os imortais – que Deus confiou aos pais e da qual deverão prestar contas.
É nisso que residem nossas esperanças de que o homem velho que existe em nós e, por conseguinte, o velho mundo em que vivemos serão, no futuro, bem diferentes e certamente muito melhores.


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