domingo, 20 de agosto de 2017

Reflexões à luz do Espiritismo



Para onde vão as almas dos passarinhos?

Andorinha tem alma?
Esta questão foi suscitada durante uma apresentação feita pela cantora espírita Célia Tomboly no Centro Espírita Amor, Luz e Verdade, de Auriflama-SP.
Célia Tomboly, interpretando corretamente os ensinamentos espíritas, respondeu afirmativamente: as andorinhas, assim como todos os animais,  têm alma, vocábulo que tanto se aplica aos seres do reino animal como aos seres humanos, embora exista uma diferença substancial, em termos evolutivos, entre um caso e outro.
É isso que lemos nas questões 597 e seguintes d´O Livro dos Espíritos, adiante reproduzidas:

597. Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum princípio independente da matéria? “Há e que sobrevive ao corpo.”
a) — Será esse princípio uma alma semelhante à do homem? “É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”
598. Após a morte, conserva a alma dos animais a sua individualidade e a consciência de si mesma? “Conserva sua individualidade; quanto à consciência do seu eu, não. A vida inteligente lhe permanece em estado latente.”
599. À alma dos animais é dado escolher a espécie de animal em que encarne? “Não, pois que lhe falta livre-arbítrio.”
600. Sobrevivendo ao corpo em que habitou, a alma do animal vem a achar-se, depois da morte, num estado de erraticidade, como a do homem? “Fica numa espécie de erraticidade, pois que não mais se acha unida ao corpo, mas não é um Espírito errante. O Espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõe o dos animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do Espírito. O do animal, depois da morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe essa tarefa e utilizado quase imediatamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas.”

Qual o destino das almas das andorinhas?
Elas, como ocorre com todas as almas, são imortais, mas, evidentemente, não sabemos exatamente o que a elas está reservado, como o notável compositor João Cabete escreveu numa linda canção – Almas da andorinhas – cuja letra em seguida reproduzimos:

Eu não sei dizer para onde vão
As almas das andorinhas.
Eu não sei,
Eu não sei...
Eu não sei dizer para onde vão
Perfumes de tantas flores.
Eu não sei,
Eu não sei...
Eu só sei dizer que dentro de minh'alma
Sinto a natureza cantando e chorando.
Eu só sei dizer que sinto Deus sorrindo para mim!
Que sinto Deus sorrindo para mim!
Eu não sei dizer para onde vão
Tristezas e alegrias.
Eu não sei,
Eu não sei...
Eu não sei dizer para onde vão
Saudades e desencantos.
Eu não sei,
Eu não sei...
Eu só sei dizer que dentro de minh'alma
Sinto a natureza cantando e chorando.
Eu só sei dizer que sinto Deus sorrindo para mim,
Que sinto Deus sorrindo para mim.

Se o leitor desejar ouvi-la, eis os links:
a) Na voz de João Cabete - https://www.youtube.com/watch?v=j1G1vUfoDF0
b) na voz de Elizabete Lacerda: https://www.youtube.com/watch?v=y6D9GKJ6QJY



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário