sexta-feira, 8 de novembro de 2019




A morte e os seus mistérios

Ernesto Bozzano

Parte 6

Continuamos o estudo do clássico A morte e os seus mistérios, de Ernesto Bozzano, conforme tradução de Francisco Klörs Werneck. O estudo será aqui apresentado em 24 partes. Nossa expectativa é que ele sirva para o leitor como uma forma de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.
Cada parte do estudo compõe-se de:
a) questões preliminares;
b) texto para leitura.
As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 

Questões preliminares

A. Nas experiências sobre “transfiguração”, que novidade surgiu a partir dos casos pertinentes às médiuns Picquart e Bullock? 
B. Na “transfiguração”, além de moldarem seus próprios rostos, os Espíritos podem manifestar-se e conversar com as pessoas presentes?
C. A “transfiguração” pode estender-se ao corpo do médium ou fica limitada ao seu rosto?

Texto para leitura

79. Entre os médiuns contemporâneos de "transfiguração" podemos citar, na França, a Sra. Picquart e na Inglaterra a Sra. Bullock, com as quais se principiou a experimentar com critério científico, fotografando os fenômenos das "transfigurações" realizados à luz do dia ou com luzes diversamente coloridas, mas sempre suficientes.
80. O Caso 13 focaliza os fatos em que serviu como médium a Sra. Picquart. No número de maio de 1924 da Revue Scientifique et Morale du Spiritisme, o Sr. A. Barbier  expõe os métodos rigorosamente científicos com que o hipnotizador M. Piara e o Dr. Potheau, de Nice, experimentaram com a Sra. Picquart.
81. A Sra. Picquart era envolta em uma roupa aderente, sendo uma e outra previamente revistadas por testemunhas sempre novas, as quais podiam levar seus aparelhos fotográficos. Depois de alguns minutos, a médium cai em transe, passando à catalepsia, e durante toda a sessão fica em estado de rigidez, sem que se lhe note o menor movimento. Nos casos de "transfiguração", a Sra. Picquart muda radicalmente de fisionomia, e quando a efígie é masculina, aparecem-lhe barba e bigodes no rosto. Esta, em resumo, a descrição genérica das experiências.
82. Extraio da Light (1927, pág. 508) a seguinte narrativa de uma sessão com a Sra. Picquart, assistida pelo Sr. Niel Gow, sessão que, entretanto, não atingiu o seu pleno desenvolvimento. Cito-a porque não disponho de outra documentação a respeito e também porque tal narrativa serve para ilustrar as modalidades com que se produzem as manifestações.
83. Relata o Sr. Niel Gow: "Foi com um sentimento de grata expectativa que entrei na sala das sessões, em casa da Sra. Oudot (Rue du Fauburg Montmartre, Paris), para assistir às experiências com a Sra. Picquart, a respeito de quem ouvira falar com admiração. E o meu interesse fora mais do que nunca estimulado pela conspícua coleção de fotografias obtidas pela Sra. Oudot, nas quais se observa a médium nas variadas transformações do seu transe, pois que a Sra. Picquart é médium de ‘transfiguração’. A Sra. Oudot tinha-me explicado que ela entrava em condições de catalepsia, durante as quais se transformava de fisionomia e, quando a efígie representava um homem, apareciam-lhes pelos no rosto. E, com efeito, várias das fotografias por mim vistas o atestavam, mostrando-se extraordinariamente interessantes”.
84. Eis a conclusão do relato: “Ao mesmo tempo que eu, assistiam à sessão um senhor norte-americano, representante de uma sociedade de investigações psíquicas dos Estados Unidos; um senhor inglês, membro de bem conhecida sociedade de investigações psíquicas de Londres; uma senhora inglesa, e três senhoras francesas, uma das quais era médium, e uma outra, a mulher de um artista dramático. A Sra. Picquart foi apresentada a nós todos. É uma senhora pequena e de aspecto comum; pertence à burguesia e aparentemente é surda. Após a apresentação, retirou-se para pôr uma vestimenta negra muito aprimorada, com um xale negro sobre as espáduas nuas. Em nossa presença, ela mesma enrolou um lenço preto em volta da cabeça e estendeu-se a comprido sobre o tapete, apoiando a cabeça em uma almofada especialmente preparada. Estava-se em plena luz do dia e nós começamos a observá-la atentamente. A médium emitiu dois longos suspiros e logo caiu em estado de transe. Os lábios vibravam fortemente, e os olhos giravam convulsivamente nas órbitas. Depois apareceram sobre a pele do peito e da espádua esquerda largas manchas vermelhas, e seu rosto se tornou muito pálido. A Sra. Oudot levantou um braço da médium, o qual caiu pesadamente sobre o tapete, produzindo um ruído surdo. A expectativa se fazia sempre mais ansiosa. De repente a Sra. Oudot exclamou: ‘Pronto! Neste momento, o Espírito entra no corpo do médium.’ Observamos uma mudança. As bochechas da médium tornaram-se flácidas, caídas, as narinas se dilataram, os lábios se projetaram para a frente. Foi logo tomada uma fotografia da manifestação. Poucos minutos depois a médium despertou. Parecia esgotada e abatida, e foi preciso ajudá-la a levantar-se. Urgentes negócios a liquidar impediram-me de ficar ainda e, com pesar, fui obrigado a ir-me embora. A experiência revelou-se interessante, mas devo confessar que permaneci um tanto desapontado por não ter logrado observar o fenômeno no seu completo desenvolvimento.” 
85. Foi realmente muito rudimentar o fenômeno de transfiguração, que foi dado ao relator assistir, fenômeno privado de qualquer forma de superposição ectoplásmica sobre o rosto do médium. Assim como se deu, a manifestação aparece como um exemplo assaz modesto de transfiguração por contração dos músculos faciais. Entretanto, são de notar-se as placas vermelhas que apareceram sobre a epiderme do médium, as quais indicariam uma emergência incipiente de transformação ectoplasmática, que por uma causa qualquer não chegou a progredir. Assim sendo, é claro que, se não houvesse o precedente de numerosas fotografias, superposições ectoplásmicas, obtidas pela Sra. Oudot, e sobretudo pelo Dr. Potheau, teria sido preferível não citar a experiência.
86. O Caso 14 refere-se aos fenômenos de "transfiguração" que se obtêm com a Sra. Bullock, notáveis e interessantes. Como se trata, porém, de uma mediunidade muito recente, publicaram-se poucas relações de suas experiências e, ademais, só foi possível a Bozzano referi-las pelos resumos das relações publicadas na revista Light.
87. No número de 12 de junho de 1931 da Light (pág. 283) encontra-se uma relação resumida da seguinte forma: "O Rev. Will J. Erwood publica na revista ‘The National Spiritualist’, de Chicago, a relação de uma sessão feita por ele em Hale, Manchester, com a médium de transfiguração Sra. Bullock, durante a qual se obtiveram manifestações por demais notáveis. A Sra. Bullock se achava sentada em plena luz, de maneira que se faziam visíveis os mais minuciosos detalhes das manifestações e, no espaço de uma hora e meia, apareceram nada menos de 50 rostos diferentes, sobrepostos ao rosto do médium. O Rev. Erwood observa: ‘Era como se o resto do médium fosse uma massa elástica moldável à vontade e modelada, ademais, com assombrosa perícia e rapidez, por um exímio mestre na arte, o qual, com fervor inesgotável, passara de uma a outra efígie. No decurso dessa admirável sessão apareceram todas as espécies de rostos e, entre eles, fisionomias de orientais e hindus, calmos, graves e espirituais. Um dos episódios mais impressionantes foi a personificação de uma menina paralítica, conhecida por mim nos Estados Unidos da América. Todo o corpo da médium, juntamente com seu rosto, se havia contraído e transformado em forma radicalmente distinta do aspecto normal da mesma, representando, com toda a exatidão, as lamentáveis condições em que se encontrara aquela pobre vítima da paralisia."
88. Em outro número da mesma revista, lê-se o seguinte resumo: "Os estudiosos das investigações psíquicas de Belfast se interessaram muito, ainda há pouco, pelas experiências da Sra. Bullock, que se realizaram na sede da ‘Sociedade de Pesquisas Psíquicas’. Essas manifestações foram de um caráter incomum. A referida médium sentou-se defronte de uma lâmpada vermelha, de uma luz algo tênue, e, depois que se manifestou seu Espírito-guia, começaram a produzir-se as assombrosas transfigurações de seu rosto, que ia tomando os semblantes dos Espíritos que, sucessivamente, se comunicavam. Por detrás da médium fora estendido um largo pedaço quadrado de veludo preto, e, como a médium se vestira igualmente de preto, as caras, que apareciam, se destacavam de forma notável. O mais extraordinário verificado na produção das transfigurações consistiu na circunstância de que essas cresciam e se desenvolviam internamente e, como se manifestaram também rostos de orientais muito velhos, era muito interessante e prodigioso observar-se como o rosto da médium se tornava, de repente, enrugado, ao mesmo tempo que as sobrancelhas se alargavam obliquamente e se desenhava sobre o lábio a sombra de bigodes virados para baixo. Desnecessário é dizer que se manifestaram muitas personalidades de defuntos conhecidos dos presentes, que conversaram, assim, com parentes e amigos. Devo acrescentar que a Sra. Bullock é uma pessoa muito simpática, cuja modéstia iguala sua sinceridade. O seu aparecimento entre nós, com sua mediunidade rara e prodigiosa, foi um acontecimento que despertou o maior interesse.” (Light, 1932, pág. 141.)
89. Como se verifica por estes sucintos relatos, a mediunidade da Sra. Bullock é realmente notável e promissora e, posto que se trate de uma médium muito nova, dado é esperar ulterior e próximo desenvolvimento de suas faculdades supranormais, desde que a estudem experimentadores que se proponham a observar os fenômenos de um ponto de vista rigorosamente científico.
90. Teoricamente falando, mostra-se importante a observação feita pelo relator quando diz que as transfigurações "cresciam e se dissolviam interiormente", o que induz a presumir que, em tais fenômenos, se verifiquem uma produção e conformação interior da substância ectoplásmica que constitui os tecidos do rosto do médium, caso em que os tecidos se dissolveriam em uma substância amorfa muito maleável, com a qual as distintas personalidades espirituais comunicantes plasmariam suas efígies em virtude de um ato volitivo, devido ao qual entrariam em função suas próprias "forças organizadoras" individuais. A este respeito quero recordar que anteriormente citei um caso sucedido com o médium Home (Caso 4) em que houve uma circunstância que vem confirmar tal interpretação dos fatos. Disse, na ocasião, que nos processos da diminuição do rosto daquele, notava-se a curiosa circunstância da pele que se tornava profundamente enrugada e flácida, indício evidente de que o fenômeno de transfiguração se produzia com a ajuda de processos de "dissolução interior", isto é, de subtração de substância ectoplásmica dos tecidos do rosto do médium, pelo qual se subentende que os processos opostos de retoque com adição de massa ectoplásmica ao rosto do médium se deviam realizar igualmente por "integrações e manipulações internas".
91. Mostra-se assombroso o fato de que, no intervalo de hora e meia, se tenham podido sobrepor, materializar e dissolver 50 rostos sobre o da médium. Contudo e apesar da nossa incapacidade para compreender o fenômeno, é ele raro nas experiências de transfiguração, mas já foi citado antes um caso análogo.
92. Com o intuito de atenuar, de certo modo, o espanto justificado do leitor, quero recordar que sucede o mesmo nos fenômenos das materializações de fantasmas independentes do médium. Valem por todas as experiências relativamente recentes de Varsóvia com o médium Frank Kluski, em que os fantasmas se manifestavam em sucessão ininterrupta, dissolvendo-se instantaneamente ante os espectadores, da mesma forma instantânea com a qual se haviam materializado.
93. Quero recordar, também, que nas clássicas experiências de William Crookes o fantasma materializado de "Katie King" aparecia e desaparecia com fulminante instantaneidade, se bem se tratasse de um fantasma solidamente conformado e perfeitamente organizado. Infere-se que esse segundo mistério, mais imperscrutável ainda que o primeiro, serve, quando menos, para tornar mais aceitável a particularidade da sucessão rapidíssima com que se concretizam e se dissolvem os rostos supranormais nas experiências de transfiguração.
94. Noto, enfim, que ambos os narradores falam de manifestações de defuntos conhecidos dos experimentadores, com provas de identificação pessoal, entre as quais se mostra muito notável a referida pelo Rev. Erwood, em que a médium se transfigura no rosto e no corpo, personificando uma pobre paralítica conhecida do narrador.

Respostas às questões preliminares

A. Nas experiências sobre “transfiguração”, que novidade surgiu a partir dos casos pertinentes às médiuns Picquart e Bullock? 
Segundo Bozzano, foi a partir dos fenômenos observados com as médiuns citadas que se principiou a experimentar com critério científico, fotografando os fenômenos das "transfigurações" realizados à luz do dia ou com luzes diversamente coloridas, mas sempre suficientes. (A morte e os seus mistérios, Caso 13.)
B. Na “transfiguração”, além de moldarem seus próprios rostos, os Espíritos podem manifestar-se e conversar com as pessoas presentes?
Sim. O Caso 14 reporta-se a um fenômeno dessa natureza, em que foi médium a Sra. Bullock. Segundo as testemunhas, muitas personalidades que se manifestaram eram defuntos conhecidos dos presentes, os quais conversaram com seus parentes e amigos. (Obra citada, Caso 14.)
C. A “transfiguração” pode estender-se ao corpo do médium ou fica limitada ao seu rosto?
Pode estender-se, sim, ao corpo do médium. Em um dos relatos pertinentes ao Caso 14, narrado pelo Rev. Erwood, a médium se transfigurou no rosto e no corpo, personificando uma pobre paralítica conhecida do narrador. (Obra citada, Caso 14.)


Observação:
Para acessar a Parte 5 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/11/a-morte-e-osseus-misterios-ernesto.html






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário