quarta-feira, 6 de novembro de 2019



Nosso Lar

André Luiz

Estamos realizando neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo de onze livros escritos por André Luiz, integrantes da chamada Série Nosso Lar. As obras selecionadas têm em comum a forma novelesca, que tanto sucesso alcançou no meio espírita desde que apareceu em 1944 o livro Nosso Lar, psicografado por Francisco Cândido Xavier.
Serão ao todo 960 questões objetivas distribuídas em 120 partes, cada qual com oito perguntas e respostas. Os textos são publicados neste blog sempre às quartas-feiras.
Iniciamos com o livro Nosso Lar, ao qual se seguirão os demais livros, observada a ordem cronológica de sua publicação original.

Parte 5

33. Como a justiça divina encara o infanticídio?
Severamente. E isso é comprovado com o caso de uma ex-profissional de ginecologia que na Terra agiu a serviço do infanticídio. Viam-se no seu corpo espiritual 58 manchas escuras que, segundo André Luiz, representavam crianças assassinadas ou nascituros aniquilados, uns por golpes esmagadores, outros por asfixia. A situação dela era pior que a dos suicidas e homicidas, porquanto nem mesmo remorso sentia. Era preciso, então, deixá-la entregue à própria sorte, fora dos muros da colônia espiritual. (Nosso Lar, cap. 31, págs. 170 a 173.)
34. Qual a finalidade dos salões verdes existentes em "Nosso Lar"?
Os salões verdes foram criados em “Nosso Lar” por iniciativa de Veneranda. Entre fileiras de árvores, bancos naturais cobertos de relva formavam salas de aula ao ar livre. No Ministério do Esclarecimento, Veneranda instalou um verdadeiro castelo de vegetação em forma de estrela, dentro do qual se abrigavam cinco numerosas classes de aula e cinco instrutores diferentes. No centro, um enorme aparelho, que lembrava o cinema da Terra, permitia fazer cinco projeções variadas, simultaneamente. O maior e o mais belo recinto do Ministério da Regeneração é o destinado às palestras do Governador, construído à maneira do gosto helênico e coberto de flores que se revezavam de trinta em trinta dias. Nele cabem confortavelmente mais de trinta mil pessoas. (Obra citada, cap. 32, págs. 175 a 178.)
35. Quem é Veneranda?
Veneranda era, na época em que este livro foi escrito, a entidade com maior número de horas de serviço em “Nosso Lar”, onde se encontrava em tarefa ativa havia mais de duzentos anos. Era também a figura mais antiga do Governo e do Ministério em geral, a quem os ministros da Regeneração sempre ouviam antes de tomar qualquer providência de vulto. Veneranda e o Governador eram as duas únicas entidades, na Colônia, que haviam visto Jesus nas Esferas Superiores. (Obra citada, cap. 32, págs. 178 e 179.)
36. Existem fantasmas em "Nosso Lar"?
Claro que não. A dúvida quanto a isso origina-se do seguinte fato: André observava com surpresa as árvores frondosas e acolhedoras que cercavam o caminho que leva ao grande portão das Câmaras de Retificação. De repente, viu dois vultos estranhos que lhe pareceram autênticos fantasmas. Cabelos eriçados, ele voltou correndo ao recinto e expôs a ocorrência a Narcisa, que mal conteve o riso. André tinha visto dois companheiros encarnados e se assustou com isso. (Obra citada, cap. 33, págs. 180 a 183.)
37. Que atividade desenvolvem no Umbral os Samaritanos?
Samaritanos é o nome de uma caravana socorrista que presta assistência, no Umbral, aos Espíritos em situação de sofrimento, recolhendo para transporte até a Colônia os irmãos em condições de adentrar os portões de “Nosso Lar”. (Obra citada, cap. 33, págs. 183 e 184.)
38. Como podemos explicar o sonho que André teve com sua mãe?
Depois de um dia de trabalho estafante, André Luiz adormeceu. Segundo ele, deu-se então um sonho maravilhoso com sua mãe, no qual esta lhe passou informações e esclarecimentos valiosos. Mas esse sonho fora diferente do habitual, porque André tinha, enquanto conversava com a mãe, perfeita consciência de que havia deixado o veículo inferior – o corpo espiritual – no apartamento. Essa curiosa emancipação espiritual só é explicável pela admissão da existência do corpo mental, o envoltório sutil da mente, descrito por André na primeira parte, cap. II, do livro Evolução em dois mundos. (Obra citada, cap. 36, págs. 195 a 199.)
39. Quem é Tobias e que pessoas moravam com ele?
Tobias fora, na última passagem pelo planeta, casado duas vezes. Hilda, a primeira esposa, faleceu quando nasceu o segundo filho do casal. Um ano depois, Tobias desposou Luciana. Em sua casa na Colônia moravam com ele as duas mulheres, unidos os três pelos laços da fraternidade real. Aliás, Luciana estava em pleno noivado espiritual e no próximo ano deveria reencarnar para reencontrar um nobre companheiro de muitas etapas terrenas, que a havia precedido no retorno às lutas terrestres. (Obra citada, cap. 38, págs. 207 a 213.)
40. A 2ª Guerra Mundial criou dificuldades para "Nosso Lar"?
Sim. Com a eclosão da guerra na Europa, já nos primeiros dias de setembro de 1939, "Nosso Lar" sofreu o mesmo choque que abalou outras colônias espirituais ligadas à civilização americana. Muitos Espíritos não conseguiam disfarçar o imenso terror de que estavam possuídos. O movimento de súplicas aumentou muito no Ministério do Auxílio. E na Regeneração a vigilância contra as vibrações umbralinas teve de ser redobrada. (Obra citada, cap. 41, págs. 225 a 228.)


Observação:
Para acessar a Parte 4 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/10/nosso-lar-andre-luiz-estamos-realizando_30.html





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário