quinta-feira, 14 de novembro de 2019



O que é o Espiritismo

Allan Kardec

Estamos realizando neste espaço– sob a forma dialogada – o estudo dos oito principais livros do Codificador do Espiritismo: dois introdutórios, os cinco básicos, popularmente chamados de pentateuco kardequiano, e um complementar.
Serão ao todo 1.120 questões objetivas distribuídas em 140 partes, cada qual com oito perguntas e respostas. Os textos são publicados neste blog sempre às quintas-feiras.
Concluímos hoje o estudo do livro O que é o Espiritismo, o primeiro da série a que nos referimos.

Parte 7 e final

49. Que ensina o Espiritismo sobre os diferentes mundos que circulam no espaço? Eles são habitados?
Sim. O Espiritismo ensina que todos os mundos que circulam no espaço são habitados e a razão diz que assim deve ser. (O que é o Espiritismo, capítulo III, itens 105 a 107, págs. 193 e 194.)
50. Quando e como se dá a união da alma ao corpo?
A união da alma ao corpo se inicia com a concepção. Desde esse instante, o Espírito reencarnante fica, por um cordão fluídico, preso ao corpo com o qual se deve unir e esse laço se estreita cada vez mais, à medida que o corpo se desenvolve. (Obra citada, capítulo III, item 116, pág. 197.)
51. Donde vem o amor dos pais pelos filhos? e por que há maus pais e maus filhos?
O nascimento em tal ou tal família não é fruto do acaso, mas decorre da escolha feita pelo Espírito, que vem juntar-se geralmente àqueles a quem amou no mundo espiritual ou em existências anteriores. Maus pais e maus filhos são Espíritos que não se ligaram na mesma família por simpatia, mas com o fim de servirem de instrumento de provas uns para os outros e, muitas vezes, de punição do que eles fizeram no passado. (Obra citada, capítulo III, itens 122 e 123, pág. 199.)
52. Por que sentimos antipatia ou simpatia por pessoas que nunca vimos nem conhecíamos?
Tanto a simpatia quanto a antipatia podem provir de relações anteriores, mas podem também ter outra causa: a irradiação fluídica comum em todas as pessoas, que pode suscitar impressões agradáveis ou desagradáveis nos semelhantes. (Obra citada, capítulo III, item 125, págs. 199 e 200.) 
53. O homem possui livre-arbítrio ou está sujeito à fatalidade?
O homem é dotado do livre-arbítrio, que é uma consequência da justiça de Deus. Trata-se de um atributo que eleva o homem acima de todas as outras criaturas. Se sua conduta fosse sujeita à fatalidade, não haveria para ele responsabilidade do mal, nem mérito do bem que pratica. (Obra citada, capítulo III, item 128.)
54. Qual é a causa dos males que afligem a humanidade?
Os males da nossa humanidade são a consequência da inferioridade moral da maioria dos Espíritos que a formam. Pelo contato de seus vícios, eles se infelicitam reciprocamente e punem-se uns aos outros. (Obra citada, capítulo III, item 132.)
55. Qual a explicação espírita para o fato de muitas pessoas nascerem na indigência enquanto outros nascem na opulência? 
Esse efeito tem, evidentemente, uma causa. Se esta não é encontrada na vida presente, deve achar-se antes dela. O Espiritismo nos mostra que mais de um homem nascido na miséria foi rico e considerado numa existência anterior, na qual fez mau uso da fortuna que Deus o encarregou de gerir. Nem sempre, porém, uma vida penosa é fruto de expiação; muitas vezes é prova escolhida pelo Espírito, que vê nela um meio de avançar mais rapidamente, conforme a coragem com que saiba suportá-la. A riqueza é também uma prova, mais perigosa até que a miséria, pelas tentações que oferece e pelos abusos que enseja. O exemplo dos que passaram pela Terra demonstra ser ela uma prova em que a vitória é mais difícil. (Obra citada, capítulo III, item 134.)
56. Qual é a situação da alma logo depois da morte do corpo?
No momento da morte tudo se apresenta confuso. É-lhe preciso algum tempo para se reconhecer. O tempo da perturbação sequente à morte é muito variável; pode ser de algumas horas, como de muitos dias, meses e mesmo de muitos anos. Essa perturbação nada tem de penosa para o homem de bem, mas é cheia de ansiedade e de angústias para o indivíduo cuja consciência não é pura e amou mais a vida corporal que a espiritual. (Obra citada, capítulo III, itens 144, 145 e 153.)


Observação:
Para acessar a Parte 6 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/11/o-que-e-o-espiritismo-allan-kardec.html

  





Caso o leitor queira baixar o estudo completo – texto consolidado e questões objetivas – do livro “O que é o Espiritismo”, clique neste link: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html#ALLAN - e, em seguida, no verbete “O que é o Espiritismo”.


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário