domingo, 10 de novembro de 2019




Os recursos espíritas

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@gmail.com
De Londrina-PR

“Não se esqueça jamais, ao longo da vida, dos recursos espíritas.”
Muitas pessoas já ouviram frase semelhante dita pelo pai, pelo avô ou por um amigo mais experiente, interessados todos em ajudar, em indicar o caminho, em contribuir para que as dificuldades da vida, quer de ordem material, quer de ordem espiritual, possam ser superadas e assimiladas.
A que recursos a frase se refere?
Examinando de perto o assunto, não é difícil deduzir que o conselho diz respeito a três conhecidos recursos, não propriamente espíritas, mas utilizados pelos espíritas – a oração, o Evangelho no lar e o passe magnético.
A importância da oração é por demais conhecida.
Orar no momento de dormir, à hora do despertar e nas principais refeições de cada dia, eis providências abonadas por dois vultos importantes do Espiritismo – Monod e Bezerra de Menezes – e não apresentam nenhuma contraindicação. A oração, diz-nos Joanna de Ângelis, nos leva a sintonizar com as forças que regem a vida, vitalizando-nos, e somente por isso, independentemente do acolhimento que tenha, faz-nos imenso bem.
O Evangelho no lar, tantas vezes mencionado neste espaço, é outra providência inestimável, porque nos permite elevar nossa alma, ainda que por escassos minutos, a um nível mais elevado de cogitações, lembrando-nos que a criatura humana não é tão somente um corpo dotado de alma, mas uma alma temporariamente revestida de um corpo.
Além do benefício pessoal e direto que colhemos com essa prática, não ignoramos o bem que ela também proporciona àqueles que, livres do corpo físico, buscam o nosso domicílio à procura de ajuda.
Como diz Bezerra de Menezes, muitos dos que partem para a vida espiritual, finda a existência corporal, costumam permanecer apresados à trilha corpórea. Encontram-se desencarnados, mas não libertos; invisíveis, mas não ausentes. A prece e a leitura de uma página do Evangelho podem, sem dúvida, ajudá-los muito na necessária readaptação à vida espiritual.
Quanto ao passe magnético, um recurso terapêutico usado com bastante frequência por Jesus e seus apóstolos, trata-se de algo conhecido de todas as pessoas que costumam ir aos centros espíritas, convictas de que, graças a essa singela prática, podem fortalecer-se para enfrentar as agruras e as dificuldades da vida.
Recomendados expressamente como elementos terapêuticos essenciais na cura das obsessões, os três recursos são igualmente valiosos como medida preventiva na vida de qualquer pessoa, independentemente de suas convicções religiosas, porque se fundamentam, não em dogmas particulares, mas nas leis naturais que o Criador nos legou.




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário