sexta-feira, 6 de novembro de 2020

 



O Espiritismo perante a Ciência

 

Gabriel Delanne

 

Parte 34

 

Continuamos o estudo do clássico O Espiritismo perante a Ciência, de Gabriel Delanne, conforme tradução da obra francesa Le Spiritisme devant la Science.

Nosso objetivo é que este estudo possa servir para o leitor como uma forma de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.

Cada parte do estudo compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 


              Questões preliminares

 

A. Qual a diferença essencial entre o médium mecânico e o médium intuitivo?

B. Nas comunicações psicográficas o médium exerce alguma influência?

C. A comunicação é prejudicada quando o médium é pouco adiantado?


              Texto para leitura

 

793. Devemos preparar-nos, pelo estudo, para pedir comunicações a nossos guias. Quanto mais fixarmos em nosso perispírito conhecimentos que modifiquem a contextura do nosso cérebro, tanto mais capazes seremos de exprimir as instruções dos invisíveis. Muitas vezes nos dizem os Espíritos: “Temos preparado seu cérebro para receber nossas impressões e só hoje conseguimos manifestar-nos”, e isto serve para apoiar nossa teoria da ação reflexa. Tal é, a nosso ver, a explicação da mediunidade mecânica. Ela nos foi sugerida por um reparo, o de que os médiuns pouco instruídos, dando, muitas vezes, esplêndidas comunicações, sob o ponto de vista moral, cometiam, escrevendo, erros grosseiros, que o Espírito não teria podido cometer se tivesse livremente disposto de seus próprios órgãos; eles devem provir, pois, do intermediário. Tínhamos pensado, momentaneamente, explicar a mediunidade por uma ação direta do Espírito sobre o braço do médium, mas tivemos de a isso renunciar, em consequência das razões que acabamos de expor.

794. Passemos agora a uma outra variedade de fenômeno, a mediunidade intuitiva. Nessas comunicações, não mais existe qualquer ação reflexa; o Espírito não exerce uma ação efetiva sobre o cérebro do médium; ele não lhe tira a consciência, ao transmitir-lhe as vibrações perispirituais que representam seu pensamento, e o encarnado as apanha sob forma de ideias; daí a denominação de mediunidade intuitiva dada a esse gênero de manifestações.

795. O Espírito estranho não age aqui sobre a mão do médium, por intermédio do cérebro, para fazê-lo escrever; não a guia; manifesta-se de modo mais direto. Sob seu impulso, o encarnado dirige a própria mão e escreve os pensamentos que lhe são sugeridos. Notemos uma coisa importante, é que o Espírito estranho não se substitui à alma do encarnado, porque ele não poderia deslocá-la; domina-a e lhe imprime sua vontade.

796. Vimos, ainda há pouco, que o fotófono transmite as vibrações sonoras por intermédio de um raio luminoso; aqui a ação é idêntica. O Espírito estranho, por sua vontade, imprime ao cordão fluídico movimentos ondulatórios que repercutem no perispírito do médium; essas vibrações, chegando ao cérebro perispiritual, fazem vibrar as partes análogas àquelas por onde foram emitidas no Espírito, de sorte que as vibrações semelhantes acordam ideias da mesma natureza. É o que se passa, aliás, no caso da palavra. Quando se pronuncia o vocábulo homem, as vibrações sonoras chegam ao cérebro, fazem-no vibrar de tal maneira que evocam no Espírito de quem escuta a ideia representada por aquela palavra. As vibrações perispirituais agem da mesma maneira, mas sem passar, no caso que nos ocupa, pelos órgãos materiais da audição. É assim, pelo menos, que concebemos a transmissão do pensamento.

797. Nesta circunstância, o papel da alma encarnada não é passivo; é ela que recebe o pensamento do Espírito e que o transmite. O médium, nesse gênero de comunicação, tem, pois, consciência do que escreve, posto que não se trate do seu pensamento.

798. Se assim é, dir-se-á, nada prova que seja um Espírito estranho quem escreve e não o do médium. A distinção é algumas vezes muito difícil, mas pode-se reconhecer o pensamento sugerido pelo fato de não ser jamais preconcebido; ele se forma, por assim dizer, à medida que se escreve e, muitas vezes, é contrário à ideia que, antecipadamente, se havia feito; pode estar mesmo, neste caso, fora dos conhecimentos do médium.

799. Allan Kardec distinguiu perfeitamente as duas variedades de mediunidade: ele declara que o papel do médium mecânico é o de uma máquina enquanto que o intuitivo age como o faria um intérprete. Este, com efeito, para transmitir o pensamento dos interlocutores, deve compreendê-lo, de alguma sorte, apropriar-se dele, para o traduzir fielmente, e, entretanto, esse pensamento não é o seu, ele lhe atravessa, apenas, o cérebro; tal é exatamente o que se passa com o médium intuitivo.

800. Notemos que, ainda aí, o desenvolvimento intelectual do intermediário é indispensável para que este possa exprimir corretamente as ideias que recebe. Como é ele quem escreve, quem redige, pode dar aos pensamentos sugeridos uma forma mais ou menos literária, conforme seus estudos ou capacidade. É, portanto, sobretudo no ponto de vista moral e pelas provas que fornecem que devem ser julgadas as comunicações, e não pelo estilo, que pode ser perfeitamente desfigurado pelo intérprete.

801. Acabamos de expor dois gêneros de mediunidade bem caracterizados, mas que, na realidade, não se apresentam sempre com aquela nitidez; são, antes, dois termos extremos de uma série de estados, variando do mais ao menos. Algumas vezes, o médium é mais mecânico que intuitivo, outras, pende para a segunda destas faculdades; enfim, podem encontrar-se pessoas que gozem dos dois modos de manifestação: são os semimecânicos. É fácil compreender que a natureza fluídica dos indivíduos não é a mesma e, portanto, a ação espiritual não se pode exercer de maneira idêntica em todos os organismos; ela apresenta grande número de gradações, que não podem ser definidas e que são reconhecidas pelo exercício.

802. Todos somos, mais ou menos, médiuns intuitivos. Quem já não sentiu, na calma profunda de uma bela noite, essas influências misteriosas e benfazejas que confortam o coração? Donde vêm esses pensamentos tão doces, esses sonhos encantadores, essas aspirações para o ideal que experimentamos em certas épocas da vida? Eles nos são inspirados pelos entes amados que nos rodeiam, que nos cercam com sua solicitude e que se sentem felizes quando nos veem seguir os conselhos que nos insinuam.

803. O que os artistas, os escritores, os oradores chamam inspiração é ainda uma prova da intervenção dos Espíritos, que nos influenciam para o bem e para o mal, mas ela é antes obra daqueles que nos desejam o bem e cujos bons conselhos frequentemente cometemos o erro de não seguir; ela se aplica a todas as circunstâncias da vida, nas resoluções que devemos tomar; sob esse ponto de vista, pode-se dizer que todos somos médiuns. Se estivéssemos bem compenetrados desta verdade, teríamos muitas vezes recorrido à inspiração dos guias nos momentos difíceis da vida. Evoquemos, pois, com fervor esses caros amigos e admirar-nos-emos dos resultados obtidos; e quer tenhamos uma decisão a tomar ou um trabalho difícil por fazer, sentir-lhes-emos a benéfica influência.

804. As explicações teóricas que expendemos são absolutamente confirmadas pelos Espíritos e se baseiam nas comunicações dos nossos guias e no ensino de Allan Kardec. Encontramos, com efeito, em O Livro dos Médiuns, questão 225, o estudo seguinte, ditado por um Espírito:

“A dissertação que se segue, dada espontaneamente por um Espírito superior, que se revelou mediante comunicações de ordem elevadíssima, resume, de modo claro e completo, a questão do papel do médium:

Qualquer que seja a natureza dos médiuns escreventes, quer mecânicos ou semimecânicos, quer simplesmente intuitivos, não variam essencialmente os nossos processos de comunicação com eles. De fato, nós nos comunicamos com os Espíritos encarnados dos médiuns, da mesma forma que com os Espíritos propriamente ditos, tão-só pela irradiação do nosso pensamento.

Os nossos pensamentos não precisam da vestidura da palavra para serem compreendidos pelos Espíritos e todos os Espíritos percebem os pensamentos que lhes desejamos transmitir, sendo suficiente que lhes dirijamos esses pensamentos e isto em razão de suas faculdades intelectuais. Quer dizer que tal pensamento tais ou quais Espíritos o podem compreender, em virtude do adiantamento deles, ao passo que, para tais outros, por não despertarem nenhuma lembrança, nenhum conhecimento que lhes dormitem no fundo do coração, ou do cérebro, esses mesmos pensamentos não lhes são perceptíveis. Nesse caso, o Espírito encarnado, que nos serve de médium, é mais apto a exprimir o nosso pensamento a outros encarnados, se bem não o compreenda, do que um Espírito desencarnado, mas pouco adiantado, se fôssemos forçados a servir-nos dele, porquanto o ser terreno põe seu corpo, como instrumento, à nossa disposição, o que o Espírito errante não pode fazer.

Assim, quando encontramos em um médium o cérebro povoado de conhecimentos adquiridos na sua vida atual e o seu Espírito rico de conhecimentos latentes, obtidos em vidas anteriores, de natureza a nos facilitarem as comunicações, dele de preferência nos servimos, porque com ele o fenômeno da comunicação se nos torna muito mais fácil do que com um médium de inteligência limitada e de escassos conhecimentos anteriormente adquiridos.”

805. Segundo ainda a mesma dissertação, com um médium cuja inteligência atual, ou anterior, se ache desenvolvida, o pensamento do Espírito se comunica instantaneamente de Espírito a Espírito, por uma faculdade peculiar à essência mesma do Espírito. Nesse caso, encontram-se no cérebro do médium os elementos próprios a dar ao pensamento a vestidura da palavra que lhe corresponda, e isto quer o médium seja intuitivo, quer semimecânico, ou inteiramente mecânico. Essa a razão por que, seja qual for à diversidade dos Espíritos que se comunicam com um médium, os ditados que este obtém, embora procedendo de Espíritos diferentes, trazem, quanto à forma e ao colorido, o cunho que lhe é pessoal.

806. Com efeito, se bem o pensamento lhe seja de todo estranho, se bem o assunto esteja fora do âmbito em que ele habitualmente se move, nem por isso deixa o médium de exercer influência, no tocante à forma, pelas qualidades e propriedades inerentes à sua individualidade. Os Espíritos são quais compositores de música, que hão composto ou querem improvisar uma ária e só têm à mão ou um piano, um violino, uma flauta, um fagote ou uma gaita de dez centavos. É incontestável que, com o piano, o violino, ou a flauta, executarão a composição de modo muito compreensível para os ouvintes. Se bem sejam muito diferentes uns dos outros os sons produzidos pelo piano, pelo fagote ou pela clarineta, nem por isso ela deixará de ser idêntica em qualquer desses instrumentos, abstração feita dos matizes do som. Mas, se só tiverem à disposição uma gaita de dez centavos, defrontarão eles enorme dificuldade.

807. Quando são os Espíritos obrigados a servir-se de médiuns pouco adiantados, muito mais longo e penoso se torna o trabalho, porque se veem forçados a lançar mão de formas incompletas, o que é para eles uma complicação, pois serão constrangidos a decompor seus pensamentos e a ditar palavra por palavra, letra por letra, constituindo isso uma fadiga e um aborrecimento, assim como um entrave real à presteza e ao desenvolvimento das manifestações.

808. Por isso é que os Espíritos gostam de achar médiuns bem adestrados, bem aparelhados, munidos de materiais prontos a serem utilizados, numa palavra: bons instrumentos, porque então seu perispírito, atuando sobre o daquele a quem mediunizam, nada mais tem que fazer senão impulsionar a mão que lhes serve de lapiseira, ou caneta, enquanto que, com os médiuns insuficientes, são obrigados a um trabalho análogo ao que têm quando se comunicam mediante pancadas, isto é, formando, letra por letra, palavra por palavra, cada uma das frases que traduzem os pensamentos que queiram transmitir.

809. Allan Kardec ajuntou às explicações precedentes a seguinte Nota, com a qual concordamos plenamente:

“Esta análise do papel dos médiuns e dos processos pelos quais os Espíritos se comunicam é tão clara quanto lógica. Dela decorre, como princípio, que o Espírito haure, não as suas ideias, porém, os materiais de que necessita para exprimi-las, no cérebro do médium e que, quanto mais rico em materiais for esse cérebro, tanto mais fácil será a comunicação. Quando o Espírito se exprime num idioma familiar ao médium, encontra neste, inteiramente formadas, as palavras necessárias ao revestimento da ideia; se o faz numa língua estranha ao médium, não encontra neste as palavras, mas apenas as letras. Por isso é que o Espírito se vê obrigado a ditar, por assim dizer, letra a letra, tal qual como quem quisesse fazer que escrevesse alemão uma pessoa que desse idioma não conhecesse uma só palavra. Se o médium é analfabeto, nem mesmo as letras fornece ao Espírito. Preciso se torna a este conduzir-lhe a mão, como se faz a uma criança que começa a aprender. Ainda maior dificuldade a vencer encontra aí o Espírito. Estes fenômenos, pois, são possíveis e há deles numerosos exemplos; compreende-se, no entanto, que semelhante maneira de proceder pouco apropriada se mostra para comunicações extensas e rápidas e que os Espíritos hão de preferir os instrumentos de manejo mais fácil, ou, como eles dizem, os médiuns bem aparelhados do ponto de vista deles. Se os que reclamam esses fenômenos, como meio de se convencerem, estudassem previamente a teoria, haviam de saber em que condições excepcionais eles se produzem.”

 

Respostas às questões preliminares

 

A. Qual a diferença essencial entre o médium mecânico e o médium intuitivo?

Segundo Allan Kardec, o papel do médium mecânico é o de uma máquina enquanto que o intuitivo age como o faria um intérprete. Este, com efeito, para transmitir o pensamento dos interlocutores, deve compreendê-lo, de alguma sorte, apropriar-se dele, para o traduzir fielmente, e, entretanto, esse pensamento não é o seu, ele lhe atravessa, apenas, o cérebro; tal é exatamente o que se passa com o médium intuitivo. (O Espiritismo perante a Ciência, Quinta Parte, Cap. II – Os médiuns escreventes.)

B. Nas comunicações psicográficas o médium exerce alguma influência?

Sim. Embora o pensamento lhe seja de todo estranho e o assunto esteja fora do âmbito em que ele habitualmente se move, nem por isso deixa o médium de exercer influência, no tocante à forma, pelas qualidades e propriedades inerentes à sua individualidade. (Obra citada, Quinta Parte, Cap. II – Os médiuns escreventes.)

C. A comunicação é prejudicada quando o médium é pouco adiantado?

Evidentemente. Quando os Espíritos são obrigados a servir-se de médiuns pouco adiantados, muito mais longo e penoso se torna seu trabalho, porque se veem forçados a lançar mão de formas incompletas, o que é para eles uma complicação, pois serão constrangidos a decompor seus pensamentos e a ditar palavra por palavra, letra por letra, constituindo isso uma fadiga e um aborrecimento, assim como um entrave real à presteza e ao desenvolvimento das manifestações. (Obra citada, Quinta Parte, Cap. II – Os médiuns escreventes.)

 

 

Observação:

Para acessar a parte 33 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/10/o-espiritismo-perante-ciencia-gabriel_30.html

 

 

 

 

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