terça-feira, 10 de novembro de 2020

 



Uma sociedade com bons frutos

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Numa sociedade, não há nada mais frutífero do que educar pessoas, pois quando não se valoriza o desenvolvimento nas várias esferas, profissionais e humanas, a perspectiva torna-se demais limitante.

Médicos são necessários, assim como os professores que formam todos os demais profissionais e também uma sociedade fecunda valoriza os poetas que dão leveza aos dias; os músicos, com sua harmonia; os pintores; os artistas e valoriza todos os trabalhadores – todas as profissões possuem o seu espaço. Sem esquecer que se deve desenvolver o lado humano em todos os indivíduos.

Uma pessoa é observada por inúmeros ângulos. Um ótimo profissional não é tão valioso se não tiver as positivas características da gentileza, do respeito, do altruísmo, da confiabilidade. Não basta apenas um lado, dos muitos, preenchido com ouro, torna-se bastante favorável o brilho dourado em todos os outros lados.

Um povo se desenvolve quando seus participantes conseguem criar sua própria opinião e isso só é possível com o discernimento por meio de educação, de leitura, de expansão cognitiva e emocional. Um povo precisa conhecer o que, de fato, é bom, positivo e o que propicia o seu crescimento. Um povo, acima de tudo, precisa querer crescer.

Liberdade não é apenas correr entre os lindos campos de tulipas coloridas − aliás, isso é maravilhoso −, liberdade, entre outras importantes atitudes, é criar as próprias opiniões embasadas no discernimento, é ser capaz de observar, analisar e bem decidir.

Uma boa sociedade não se mede apenas por seu desenvolvimento material, mas, principalmente, pela vida harmoniosa de seus componentes. Quando um indivíduo possui brilho nos olhos, ele respeita e é respeitado, ele aprende e ensina, ele compreende que não basta apenas ele ser feliz, mas levar a felicidade ao seu ambiente. Uma sociedade rica é aquela que os seus indivíduos possuem os direitos, mas cumprem os seus deveres, querem crescer e recebem todo amparo para o seu crescimento. Nunca uma sociedade se desenvolverá verdadeiramente sem os nobres valores.

A educação de pessoas é como o fermento que transforma uma simples massa líquida em um bolo lindo, saboroso e perfumado que levará alegria a todos que puderem experimentá-lo.

E em todo o tempo, assim como uma linda macieira com frutos doces e de boa qualidade também serão lindos os frutos da frondosa e acolhedora árvore da educação.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário