quinta-feira, 5 de novembro de 2020

 



O Livro dos Médiuns

 

Allan Kardec

 

Parte 21

 

Continuamos o estudo metódico de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, segunda das obras que compõem o Pentateuco Kardequiano. Este estudo é publicado sempre às quintas-feiras.

Caso o leitor queira ter em mãos o texto consolidado d’ O Livro dos Médiuns, para acompanhar, pari passu, o presente estudo, sugerimos que clique em http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html#ALLAN e, em seguida, no verbete "O Livro dos Médiuns”.

Eis as questões de hoje:


161. Como podem apresentar-se as reuniões espíritas?

As reuniões espíritas, conforme sua natureza, podem ser frívolas, experimentais ou instrutivas.

Reuniões frívolas são as que se compõem de pessoas que veem apenas o lado divertido das manifestações, que se divertem com as facécias dos Espíritos levianos, e nas quais se perguntam toda sorte de banalidades, se faz ler a buena dicha e mil outras coisas desse gênero.

Reuniões experimentais são as que têm por objetivo a produção das manifestações físicas. Este gênero de experiências tem uma utilidade inegável, porque foram elas que fizeram descobrir as leis que regem o mundo invisível. Se forem dirigidas com método e prudência, obter-se-ão bem melhores resultados.

Reuniões instrutivas são aquelas das quais podemos tirar o verdadeiro ensinamento e, para isso, devem ser sérias, ou seja, ocupar-se com coisas úteis, excluídas todas as outras. (O Livro dos Médiuns, itens 324 a 327.)

162. Qual a utilidade das reuniões de estudo?

As reuniões de estudo são de imensa utilidade para os médiuns e para as pessoas que têm um desejo sério de se aperfeiçoar. A instrução espírita não compreende somente o ensinamento moral dado pelos Espíritos, mas também o estudo dos fatos: é a ela que incumbe a teoria de todos os fenômenos, a pesquisa das causas e, como consequência, a verificação do que é possível e do que não o é; numa palavra, a observação de tudo o que pode fazer progredir a ciência espírita. (Obra citada, itens 328 e 329.)

163. Que condições são necessárias a uma reunião espírita?

Uma reunião é um ser coletivo cujas qualidades e propriedades são a resultante das qualidades de seus membros e formam uma espécie de feixe, que terá tanto mais força quanto mais homogêneo for. Toda reunião espírita deve, pois, tender à homogeneidade maior possível. É preciso ainda o recolhimento e a comunhão de pensamentos, sendo fato provado pela experiência que os pequenos círculos íntimos são sempre mais favoráveis às boas condições que a reunião deve reunir. Outros fatores importantes são a regularidade das reuniões e as disposições morais dos seus componentes. (Obra citada, itens 331 a 333.)

164. As causas das perturbações em um grupo espírita radicam-se apenas no seio dos encarnados? 

Não. Os causadores de perturbações encontram-se igualmente no mundo invisível. Do mesmo modo que há Espíritos protetores para as sociedades, as cidades e os povos, Espíritos malfeitores se apegam aos grupos como aos indivíduos. Apegam-se primeiro aos mais fracos, aos mais acessíveis, e procuram fazer deles instrumentos, para depois tentarem envolver o conjunto. Todas as vezes então que num grupo uma pessoa caia no laço, é preciso confessar que há um inimigo no campo, um lobo no aprisco, e que o grupo deve manter-se em guarda, porque é mais do que provável que ele multiplicará suas tentativas. Se não o desencorajarem por uma resistência enérgica, a obsessão se torna então como um mal contagioso, que se manifesta nos médiuns pela perturbação da mediunidade e nos outros pela hostilidade dos sentimentos, a perversão do senso moral e a perturbação da harmonia. (Obra citada, item 340.)

165. Qual o melhor antídoto contra a perturbação nos grupos?

O mais possante antídoto desse mal é a prática da caridade; por isso é a caridade que eles procuram sufocar. Não se deve então esperar que o mal se torne incurável para trazer-lhe o remédio; é preciso mesmo não esperar os primeiros sintomas, mas sobretudo trabalhar por preveni-lo. Para isso há dois meios eficazes, se forem bem empregados: a prece de coração e o estudo atento dos primeiros sinais que revelam a presença dos Espíritos enganadores. Se um dos membros sente a influência da obsessão, todos os esforços devem tender, desde os primeiros indícios, a lhe abrir os olhos, de medo que o mal se agrave, a fim de trazer-lhe a convicção de que está enganado e o desejo de secundar aqueles que o querem livrar. (Obra citada, item 340.)

166. A prece deve ser usada nas reuniões espíritas?

Sim. As reuniões devem começar pela prece, por uma espécie de oração que facilite a concentração; mas não basta pronunciar algumas palavras para afastar os maus Espíritos. A eficácia da oração está na sinceridade do sentimento que a dita; está sobretudo na unanimidade da intenção, porque nenhum daqueles que a ela não se associar de coração não se poderá beneficiar, nem beneficiar os outros. (Obra citada, cap. XXXI, item XVI.)

167. A eficácia da prece está na sua fórmula?

Não. Inexiste uma fórmula absoluta para a prece. Deus é muito grande para atribuir mais importância às palavras do que ao pensamento. Guardem-se, sobretudo, de fazer para isso uma dessas fórmulas banais que se recitam para aquietar a consciência. O sentimento é tudo; a fórmula nada vale. (Obra citada, cap. XXXI, item XVI.)

168. A que fator o Espiritismo deverá a sua mais potente propagação?

As reuniões verdadeiramente sérias. É a elas que o Espiritismo deverá a sua mais potente propagação. Ligando os homens honestos e conscienciosos, essas reuniões imporão silêncio à crítica e, quanto mais puras sejam suas intenções, mais serão respeitadas mesmo por seus adversários, porque a zombaria, quando ataca o bem, deixa de provocar o riso; ela se torna desprezível. (Obra citada, item 341.)

 

 

Observação: Para acessar a Parte 20 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/10/o-livro-dos-mediuns-allan-kardec-parte_29.html

 

  

 

 

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