quinta-feira, 13 de julho de 2023

 



CINCO-MARIAS

 

Amizade e infância

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com

Ninguém escolheria viver sem amigos, mesmo que possuísse os outros bens. Aristóteles

 

Aristóteles e Epicuro enfatizaram: não há felicidade possível sem amizade. E, em nossos dias, sabemos que o fato de se interessar por outrem reduz o egocentrismo, que é uma das principais razões da infelicidade.

Amigos são parte essencial das nossas vidas e, por isso, desde cedo, será a amizade um estímulo para a criança treinar reciprocidade, cooperação, lealdade, confiança, empatia, tolerância.

O “fazer amigos” se faz possível por volta dos 7 anos, quando ocorre a descentração e a criança começa a conciliar sua vontade com a vontade do outro. E, na infância, as atividades mais relevantes com amigos se referem ao brincar, ação pertinente à própria condição da criança. A comunicação gira em torno dessa atividade, visto que amigos são parceiros de brincadeiras que ocorrem, principalmente, na escola, na rua ou nas casas.

Sem esquecer que a família e a escola representam os dois principais ambientes de desenvolvimento humano na atualidade, os pais, sem dúvida, afetam a amizade dos filhos por meio de suas próprias amizades, qualidades e conflitos.

Amizade beneficia a criança. No âmbito da escola, por exemplo, a amizade facilita o ajustamento da criança nesse ambiente, além de contribuir com o rendimento escolar.

O amor de amizade, a philia de que fala Aristóteles, torna a vida da criança mais alegre, mais rica, mais festiva, pois é do ser humano o ímpeto de partilhar, de querer a presença de um ser querido com quem gostamos de brincar, de conversar, alegrando-nos mutuamente.

Geralmente as crianças consideram amigos alguém que não é da família e, em geral, da mesma idade. E serão essas convivências fraternas, orientadas pelo brincar, que marcarão o repertório emocional da criança, capacitando-a para outras relações futuras.

“Ninguém escolheria viver sem amigos”, ponderou Aristóteles. Ninguém escolheria o isolamento – em casa, na rua, na escola. Estimular a amizade entre as crianças é uma forma de contribuir para que eles cresçam mais saudáveis, mais altruístas e, em consequência, mais felizes.


Notinha

 

O contato com os iguais, dia após dia, na escola, no parque, na vizinhança, faz com que a criança aprenda o valor da amizade e, com isso, tenha a oportunidade de crescer (mais) consciente da importância de demonstrar afeto, carinho, tolerância e respeito pelos amigos.


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Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

 

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