CINCO-MARIAS
EUGÊNIA PICKINA
Ninguém escolheria viver sem amigos, mesmo que
possuísse os outros bens. Aristóteles
Aristóteles e Epicuro enfatizaram: não há
felicidade possível sem amizade. E, em nossos dias, sabemos que o fato de se
interessar por outrem reduz o egocentrismo, que é uma das principais razões da
infelicidade.
Amigos são parte essencial das nossas vidas e, por
isso, desde cedo, será a amizade um estímulo para a criança treinar
reciprocidade, cooperação, lealdade, confiança, empatia, tolerância.
O “fazer amigos” se faz possível por volta dos 7
anos, quando ocorre a descentração e a criança começa a conciliar sua vontade
com a vontade do outro. E, na infância, as atividades mais relevantes com
amigos se referem ao brincar, ação pertinente à própria condição da criança. A
comunicação gira em torno dessa atividade, visto que amigos são parceiros de
brincadeiras que ocorrem, principalmente, na escola, na rua ou nas casas.
Sem esquecer que a família e a escola representam
os dois principais ambientes de desenvolvimento humano na atualidade, os pais,
sem dúvida, afetam a amizade dos filhos por meio de suas próprias amizades,
qualidades e conflitos.
Amizade beneficia a criança. No âmbito da escola,
por exemplo, a amizade facilita o ajustamento da criança nesse ambiente, além
de contribuir com o rendimento escolar.
O amor de amizade, a philia de que fala
Aristóteles, torna a vida da criança mais alegre, mais rica, mais festiva, pois
é do ser humano o ímpeto de partilhar, de querer a presença de um ser querido
com quem gostamos de brincar, de conversar, alegrando-nos mutuamente.
Geralmente as crianças consideram amigos alguém que
não é da família e, em geral, da mesma idade. E serão essas convivências
fraternas, orientadas pelo brincar, que marcarão o repertório emocional da
criança, capacitando-a para outras relações futuras.
“Ninguém escolheria viver sem amigos”, ponderou
Aristóteles. Ninguém escolheria o isolamento – em casa, na rua, na escola.
Estimular a amizade entre as crianças é uma forma de contribuir para que eles
cresçam mais saudáveis, mais altruístas e, em consequência, mais felizes.
Notinha
O contato com os iguais,
dia após dia, na escola, no parque, na vizinhança, faz com que a criança
aprenda o valor da amizade e, com isso, tenha a oportunidade de crescer (mais)
consciente da importância de demonstrar afeto, carinho, tolerância e respeito
pelos amigos.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência
ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de
São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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