CINCO-MARIAS
EUGÊNIA PICKINA
Na infância bastava o sol lá fora e o resto se resolvia. Fabrício Carpinejar
A criança brinca de modo natural. O brincar
potencializa o desenvolvimento, instiga a curiosidade, promove a autoconfiança,
estimula a linguagem, o pensamento, a atenção, imitação, imaginação,
habilidades motoras como equilíbrio e coordenação.
O que faz parte da vida da criança? O brincar. É
brincando que a meninazinha ou o meninozinho dá início à sua interação com o
mundo, vasto mundo.
Observe uma criança brincando. Para ela, o brincar
é atividade constante e natural. Pular, jogar bola, correr, dançar na estreita
varanda – um passarinho pousado no poste da rua? – ora, isso é razão suficiente
para a menina cantar musiquinha, criar uma estranha rima ou ainda fazer uma
pergunta que retira gente grande do seu mundo cinza.
Justamente porque a criança precisa brincar,
insisto com os adultos: em casa, nas horas livres, ceda espaço para a criança
brincar. Ter um quintal à disposição, por exemplo, favorece na criança a força
do espontâneo: elástico, corda, carrinhos, pregadores, folhas, pedrinhas,
boneca, toalha de mesa, segundo a escolha da criança, não a natureza do
julgamento do adulto.
Repito: a criança é o próprio brincar. O brincar
permite que a criança seja ela própria, experimentando a si mesma e ao mundo
que a cerca: esconde-esconde, passa anel, caça ao tesouro, jogo de sombras,
cabana…
Quando eu era criança, morava em uma casa assistida
por árvores muito amigas e um bonito jardim. Nas horas livres, quantas horas eu
passei inventando histórias sob a sombra dessas árvores ou explorando, naquele
jardim, insetos e flores? Dias de chuva? No corredor da sala, uma alegria
brincar de cinco-marias… No entardecer, tarefas feitas, jogar stop com meus
irmãos: nome, cor, flor, fruta, lugar, animal…
Brincar livre, explorar ambientes. Quem tem criança
sabe a importância do brincar, porque “a brincadeira é o trabalho da infância”,
já avisou J. Piaget...
Notinha
Jean Piaget foi um psicólogo construtivista muito
reconhecido nos campos da psicologia infantil e da aprendizagem. Piaget teve
filhos, com os quais aprendeu muito. Através da observação detalhada de seu
crescimento, ele elaborou uma teoria sobre a inteligência e estabeleceu certos
estágios do desenvolvimento cognitivo infantil.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência
ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de
São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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