sábado, 21 de setembro de 2024

 



Muitos oradores e palestrantes costumam, ao referir-se a si mesmos, utilizar o plural “nós” em vez do singular “eu”.

É o chamado plural de modéstia, visto que é realmente desagradável ouvir um orador ou um palestrante que a todo o momento utilize o pronome “eu” (Eu estive; eu apresentei; fui eu quem disse etc.)

Exemplos:

   Nós estivemos no local. (Em vez de: Eu estive no local.)

   Fomos nós quem apresentou o projeto. (Em vez de: Fui eu quem apresentou o projeto.)

   Estamos indo agora falar com o presidente. (Em vez de: Estou indo agora falar com o presidente.)

Preciso é, porém, observar que, embora o verbo concorde com o pronome “nós”, o adjetivo aplicável ao sujeito da oração deve ficar no singular.

Exemplos:

   Nós estamos atento (se for homem) ou atenta (se for mulher).

   Nós nos sentimos honrado (se for homem) ou honrada (se for mulher).

   Ficamos cansado (ou cansada) de tanto argumentar.

   Fomos bem acolhido (ou acolhida) pelo público da cidade.

 

 

Observação:

Para acessar o estudo publicado no sábado anterior, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2024/09/uma-dedicatoria-lingua-portuguesa-por.html

 

 

 

  

 

To read in English, click here:  ENGLISH
Para leer en Español,  clic aquí:  ESPAÑOL
Pour lire en Français, cliquez ici:  FRANÇAIS
Saiba como o Blog funciona clicando em COMO CONSULTAR O BLOG

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário