terça-feira, 17 de abril de 2012

Comunhão Espírita Cristã faz hoje 25 anos


Fundada no dia 17 de abril de 1987 por um grupo de espíritas que se reuniram na residência do casal Erotides e Henrique Iurkiewicz com o objetivo de fundar um núcleo de serviço espírita que tem desde então como patrona espiritual a médium Yvonne A. Pereira, a Comunhão Espírita Cristã de Londrina (foto ao lado) completa nesta data 25 anos de vida.
Cinco dias depois, no dia 22 de abril, em mensagem que ela intitulou Chamamento ao trabalho, o Espírito de Yvonne agradeceu a lembrança do seu nome e prometeu tudo fazer para ajudar o nascente trabalho.
Poucos anos após a fundação, em 1992, a Comunhão já possuía sede própria, situada na Rua Tadao Ohira, 555, no Jardim Perobal, onde desenvolve suas atividades por meio de quatro departamentos distintos, com destaque para a Escola-Oficina "Pestalozzi", que oferece aos jovens e crianças que dela participam, além de várias atividades, uma quadra de esportes coberta (foto ao lado).
A existência da Comunhão pode ser dividida em 4 fases:
1ª. De 17 de abril de 1987 a 10 de agosto de 1992, quando a instituição funcionou de modo informal, sem sede própria, estatuto e diretoria regularmente eleita.
2ª. De 11 de agosto de 1992 a 25 de maio de 1993, quando passou a funcionar no atual endereço, em instalações muito modestas, adquiridas em 22-5-1992, embora não contasse ainda com estatuto registrado.
3ª. De 26 de maio de 1993 a 10 de outubro de 1997, quando a entidade passou a contar com estatuto registrado e construiu, no período de 13-3-1995 a 10-10-1997, suas atuais dependências, graças à ajuda recebida do então jogador de futebol Élber Giovane de Sousa e da instituição alemã Lateinamerika-Zentrum e.V.
4ª. De 11 de outubro de 1997 em diante, quando passou a contar com espaço suficiente para funcionamento de seus departamentos, inclusive a Escola-Oficina “Pestalozzi”, com instalações próprias inauguradas em 31 de maio de 1997, a qual promove atividades socioeducativas regulares para crianças e jovens carentes residentes na região do Jardim Perobal, incluindo o Franciscato, o Novo Perobal e outras comunidades vizinhas.
As atividades da Escola-Oficina “Pestalozzi” são realizadas de segunda a sexta-feira, em sede própria, em dois endereços: no Jardim Perobal, na Rua Diórgenes de Lima Bravo, esquina com Rua Tadao Ohira,  e no Jardim Higienópolis,  na Rua Guararapes, 331 (foto abaixo).

Além das atividades desenvolvidas pela Escola-Oficina “Pestalozzi”, a instituição realiza atividades voltadas para crianças, jovens e adultos, no sábado à tarde e no domingo de manhã, com destaque, nos dois dias, para a chamada evangelização infanto-juvenil à luz da doutrina espírita, que atrai para a instituição, nos finais de semana, mais de uma centena de alunos.
O atual presidente da instituição, que tomou posse no início de abril, é o confrade José Cesário da Silva, a quem enviamos daqui os parabéns pelo importante trabalho que a Comunhão Espírita Cristã de Londrina realiza há tantos anos na periferia da cidade, em favor de nossos irmãos socialmente mais carentes.


2 comentários:

  1. Querido Irmão, o trabalho é arduo, mas a colheita é ambundante, essas sementinhas que são plantadas agora, com certeza trarão bons frutos, poderemos não estar aqui para ver, mas lá do mundo espiritual sentiremos orgulho por termos "perdido" de dormir um pouco mais no domingo,mas como é bom ter que acordar domingo de manhã e ir para a Comunhão, que Deus abençõe todos os irmão que fazem da Comunhão Cristã a alegria do bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. A instituição tem conta corrente em algum banco?

    ResponderExcluir