quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pílulas gramaticais - n. 8



Em uma entrevista à TV, uma bela jovem, candidata a modelo profissional, disse ao repórter que muitas vezes "ela se maqueia sozinha".
Alguém na hora estranhou a frase utilizada. 
Afinal, qual é o certo:  Ela se maqueia sozinha ou Ela se maquia sozinha?
Muito usado pelas mulheres, o verbo maquiar [do fr. maquiller.] significa: 1. Aplicar cosméticos em (o rosto) para embelezamento, realce ou disfarce. 2. Fig.  Mascarar, disfarçar. 3. Maquiar o próprio rosto.  4. Fig. Mascarar-se, disfarçar-se. 
Trata-se de um verbo de conjugação regular que segue o mesmo modelo dos verbos enviar, aviar, esquiar.
O presente do indicativo de enviar é: eu envio, tu envias, ele envia; nós enviamos, vós enviais, eles enviam. As formas do subjuntivo presente: envie, envies, envie; enviemos, envieis, enviem.
No caso do verbo maquiar temos:
Presente do indicativo: eu maquio, tu maquias, ele maquia; nós maquiamos, vós maquiais, eles maquiam.
Subjuntivo presente: maquie, maquies, maquie, maquiemos, maquieis, maquiem.
O certo, portanto, é: Ela se maquia sozinha.

*

Uma pessoa perguntou em uma conhecida farmácia de Londrina: - Aqui vocês tiram a pressão?
A funcionária, de forma irônica, respondeu: - Tirar pressão, não. Isso é impossível. Aqui nós medimos a pressão.
É compreensível tal ocorrência, mas é bom que médicos e farmacêuticos, bem como seus auxiliares, saibam que o verbo tirar também significa medir, avaliar, como podemos verificar  no Dicionário Aurélio, que nos fornece, no tocante ao verbo tirar, um de seus significados, seguido dos exemplos abaixo:
Medir, avaliar: tirar a pressão; tirar a temperatura.  
É, portanto, correto dizermos: Tenho de tirar a pressão a cada dois dias.


2 comentários:

  1. Astolfo, aprendemos na Faculdade de Enfermagem a não usar o termo "TIRAR" / "MEDIR" a pressão, e sim "VERIFICAR" a pressão, porque, a pressão não pode ser TIRADA / MEDIDA, literalmente falando, pode, apenas, ser VERIFICADA, CONSTATADA (literalmente falanado também), e, como somos ensinadas (cobradas) a expressar assim, dificilmente as pessoas observarão profissionais da enfermagem utilizando aquela expressão, embora os "usuários" assim se expressam ("eu quero TIRAR minha pressão").

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lia, a orientação que você menciona é ótima medida, mas é bom saber que gramaticalmente falando não existe erro em usar as frases tirar pressão, tirar temperatura, como mostra o dicionário mais importante de nossa língua publicado em nosso país.

      Excluir