terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Contos e crônicas






O necessário progresso na evolução

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

De repente, algo que nos amedrontava ou preocupava passa a ser esquecido e é necessário esforço para lembrarmo-nos em questão. De repente, algo que nos parecia importante e imprescindível se evapora como as gotículas de água sob o sol quente de uma tarde no verão. Diante de maiores acontecimentos os menores são dissolvidos.
Quando dores maiores chegam, as outras, que até aquele momento doíam, nem mais são lembradas, pois as maiores tomam conta... mas que bom que também passam. Quando o amor verdadeiro se apresenta, ou outros que pensávamos ser tornam-se nuvens brancas no céu azul, aquelas que se transformam em figuras variadas tenuemente.
E os dias se vão com a eficiência de seus segundos. Nada deixará de acontecer se de fato precisar; o fim sempre buscará os seus meios. Com o amadurecimento, as necessidades e os valores modificam-se para que os degraus sejam conquistados e o coração, com calma, possa elevar-se.
Com a disciplina amadurecendo e os passos da experiência, passamos a compreender que nem toda dor perdurará, nem a felicidade durará mais que a necessidade do momento. E algo mais importante ainda ocorre, observamos que a simplicidade é o requinte de um comportamento em ascensão, em equilíbrio e, por falar neste, quando é capaz de manifestar-se, os valores são exatos para cada atitude, acontecimento.
Todas as coisas se tornam simples comparadas a ocasiões nas quais são implacavelmente inevitáveis. Não seremos jovens para sempre, nem desfrutaremos de perfeita saúde todos os dias consecutivos, também não teremos todas as horas corridas seguramente em paz, nem só o vento fresco e agradável soprará no nosso rosto – haverá as intempéries comuns da natureza.
E aquilo tudo que tão importante era, hoje simplesmente, deixou de ser. O objeto desejado nem mais é existente, dissipou-se no desejo. O dinheiro que nele seria investido será agora para a realização de atitudes que não se dissiparão tão facilmente. A luz chega, o discernimento abre os olhos e desperta em nós. Crescemos. 
Graças a Deus, crescemos, pois assim deve ser. Novas pessoas valiosas chegam à nossa vida e as valiosas conquistadas continuam. O que é de elevado teor sempre será, a diferença será o nosso reconhecimento. O que ficou para trás e nem sequer nos lembramos era para ser. As dores maiores virão porque o coração precisa de novos desafios para avaliar se está crescendo. Os dias começam a precisar de soluções mais completas e não resoluções tão limitadas. A vida pede passagem.
E transformações são necessárias para o progresso, no entanto, o desejo pessoal também pode escolher em caminhar mais rápido ou delongar para os momentos de maior felicidade. Tudo se transforma. O amanhecer dos dias da mesma estação parece muito similar, mas os olhos atentos são perceptíveis à mudança sutil de cada manhã; esses olhos já adquiriram experiência com vários tipos dos dias das outras estações, pois só se sabe o que é bom quando já se experienciou o que não é.
De repente, acordamos um pouco diferente e questionamos o que estará acontecendo. Sentamos na cama, pensamos um pouco, fazemos uma prece e aguardamos mais. De alguma forma vem a seguinte sensação: estamos crescendo.
O doutor em uma área apenas conquista seu lugar depois de muito estudo, dedicação, disciplina e certo sofrimento. Como, também, a borboleta para voar, sofre e aguarda para sair de seu casulo.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário