sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Iniciação aos clássicos espíritas




Cristianismo e Espiritismo

Léon Denis

Parte 2

Continuamos o estudo do livro Cristianismo e Espiritismo, que vimos realizando conforme a 6ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira, baseada em tradução de Leopoldo Cirne.
Esperamos que este estudo constitua para o leitor uma forma de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.
Cada parte compõe-se de:
1) questões preliminares;
2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto indicado para leitura. 

Questões preliminares

A. Como surgiu a versão latina das Escrituras, a que se deu o nome de Vulgata?
B. A Vulgata, tal como a concebeu São Jerônimo, permanece de pé até hoje?
C. Podemos dizer que a Doutrina Espírita nada mais é que a volta ao Cristianismo primitivo?

Texto para leitura

22. Jesus, espírito poderoso, divino missionário, médium inspirado, encarnou-se entre os humildes, a fim de dar a todos os exemplos de uma vida simples e, no entanto, cheia de grandeza – vida de abnegação e sacrifício, que devia deixar na Terra inapagáveis traços. (P. 29)
23. A grande figura de Jesus ultrapassa todas as concepções do pensamento. Nessa alma, de uma serenidade celeste, não se nota mácula nenhuma, nenhuma sombra, e todas as perfeições nela se fundem. (P. 30)
24. A fim de pôr fim às divergências de opinião que agitavam o mundo cristão, o papa Damaso confiou a São Jerônimo, em 384, a missão de redigir uma tradução latina das Escrituras, que seria daí por diante a única reputada ortodoxa e base das doutrinas da Igreja: foi o que se denominou a “Vulgata”. (P. 31)
25. A obra de São Jerônimo foi objeto das mais vivas críticas, mesmo em sua época, e foi retocada em diversas ocasiões, por ordem dos pontífices romanos. O que fora considerado bom de 386 a 1586 foi modificado por Sixto V em 1590 e, mais tarde, por Clemente VIII em uma nova edição, que é a que hoje está em uso. (PP. 32 e 33)
26. O Espiritismo é a volta ao Cristianismo primitivo, sob mais precisas formas, com um imponente cortejo de provas experimentais, que tornará impossível a reincidência nas causas que desnaturaram as ideias de Jesus. (P. 35)
27. Só a verdade pode desafiar a ação do tempo e conservar sua força. Eis por que o Cristianismo perdura até hoje. Jesus é, positivamente, sua pedra angular e, também, a alma da nova revelação. (P. 37)
28. Embora muitos duvidem da existência de Jesus, não faltam testemunhos históricos sobre ele. Suetônio, Tácito e o próprio Talmude referem-se de modo explícito a ele e à sua doutrina. (P. 37)
29. As obscuridades do Evangelho são calculadas, intencionais. As verdades superiores nele se ocultam sob véus simbólicos. Aí se ensina ao homem o que lhe é necessário para se conduzir moralmente na prática da vida. (P. 39)
30. Em resumo, a doutrina do Cristo, em sua forma popular, propõe a obtenção da vida eterna mediante o sacrifício do presente. Religião de salvação, de elevação da alma pela subjugação da matéria, o Cristianismo constituiu uma reação necessária contra o politeísmo grego e romano, saturado de sensualismo e corrupção. (P. 41)
31. Para Jesus, numa só palavra, toda a religião, toda a filosofia consiste no amor. O que Jesus quer não é o culto faustoso, mas um culto simples e puro, todo de sentimento, consistindo na relação direta, sem intermediário, da consciência humana com Deus, nosso Pai. (PP. 43 e 44)
32. O ascetismo é coisa vã. Aos que imaginam salvar-se por meio do jejum e da abstinência, diz: “Não é o que entra pela boca o que macula o homem, mas o que por ela sai”. (P. 44)
33. A doutrina secreta, ensinada aos discípulos diretos, ia mais longe. Assim é que Jesus afirmou a sucessão das existências terrestres, a pluralidade dos mundos habitados e a comunicação entre os homens e os mortos. (PP. 45 e 46) (Continua na próxima edição.)

Respostas às questões preliminares

A. Como surgiu a versão latina das Escrituras, a que se deu o nome de Vulgata?
A Vulgata surgiu por iniciativa do papa Damaso, que confiou a São Jerônimo, em 384, a missão de redigir uma tradução latina das Escrituras, que seria daí por diante a única reputada ortodoxa e adotada como base das doutrinas da Igreja. (Cristianismo e Espiritismo, cap. II, p. 31.)
B. A Vulgata, tal como a concebeu São Jerônimo, permanece de pé até hoje?
Em parte, sim. A tradução feita por São Jerônimo foi objeto das mais vivas críticas ainda em sua época e, por isso, acabou retocada em diversas ocasiões, por ordem dos pontífices romanos. O que fora considerado bom de 386 a 1586 foi modificado por Sixto V em 1590 e, mais tarde, por Clemente VIII em uma nova edição, que é a que hoje está em uso. (Obra citada, cap. II, pp. 32 e 33.)
C. Podemos dizer que a Doutrina Espírita nada mais é que a volta ao Cristianismo primitivo?
Sim. O Espiritismo é a volta ao Cristianismo primitivo, sob mais precisas formas, com um imponente cortejo de provas experimentais, o que fará se torne impossível a reincidência nas causas que desnaturaram as ideias de Jesus. (Obra citada, cap. II, p. 35.)


Nota:
Link que remete ao texto anterior:



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário