A Alma é
Imortal
Gabriel Delanne
Parte 13
Continuamos o estudo do clássico A Alma é Imortal, de Gabriel Delanne, conforme tradução de Guillon
Ribeiro, publicada pela Federação Espírita Brasileira.
Esperamos que este estudo sirva para o leitor como uma
forma de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.
Cada parte do estudo compõe-se de:
a) questões preliminares;
b) texto para leitura.
As respostas às questões propostas encontram-se no final do
texto indicado para leitura.
Questões preliminares
A. Os Espíritos podem ver a si mesmos num espelho
normalmente usado pelos encarnados?
B. Os pesquisadores dos fenômenos espíritas também relatam
comunicações mediúnicas transmitidas por Espíritos encarnados?
C. Qual é o fenômeno que apresenta, segundo Delanne, o mais
alto ponto de objetividade da ação extracorpórea do homem?
Texto para
leitura
129. Kardec consigna na Revista
Espírita muitos exemplos de comunicações de pessoas vivas, como a do
Espírito do Dr. Vignal que, espontaneamente, deu por um médium escrevente
pormenores sobre esse modo de manifestação. Descrevendo como percebia a luz, as
cores e os objetos materiais, Dr. Vignal informou que não podia ver a si mesmo
num espelho, sem a operação pela qual o Espírito se torna tangível, e comprovou
a sua individualidade pela existência do perispírito, que - embora fluídico -
tinha para ele a mesma realidade que o seu envoltório material. (Págs. 146 e
147)
130. Em outra comunicação relatada pela Revista Espírita, a srta. Indermulhe,
surda e muda de nascença, consegue exprimir com clareza seus pensamentos. Por
certas particularidades características que estabelecem a sua identidade, um
irmão a reconheceu. Pode-se, portanto, evocar o Espírito de um cretino ou o de
um alienado e convencer-se experimentalmente de que o princípio pensante, o seu
Espírito, não é louco. É o corpo que se acha enfermo e não obedece por isso às
volições da alma, donde dolorosa e horrível situação que constitui uma das mais
temíveis provas. (Pág. 147)
131. Alexandre Aksakof também relata em sua obra acima
citada numerosos casos de encarnados manifestando-se a amigos ou a estranhos
pelos processos espiríticos. Eis alguns desses casos mencionados neste livro
por Delanne: I) O conhecido escritor russo Wsevolod Solowiof conta que frequentemente
sua mão era presa de uma influência estranha à sua vontade e, então, escrevia
com extrema rapidez e clareza, mas da direita para a esquerda, de sorte a não
se poder ler o escrito senão colocando-o diante de um espelho ou por
transparência. II) Um dia, sua mão escreveu o nome Vera, uma prima que o avisou
de que teriam um encontro no dia seguinte, no Jardim de Verão. À família, a
jovem disse ter visitado seu primo em sonho e anunciado o encontro que teriam,
o que efetivamente se deu. III) A srta. Sofia Swoboda, julgando estar na
presença de sua professora, a sra. W..., transmitiu-lhe, sem saber, uma
mensagem, no momento em que a professora tomara do lápis para tentar um contato
com seu defunto marido. No dia seguinte, Sofia reconheceu não só a sua
caligrafia como o assunto que ficou registrado na mensagem psicografada pela
professora. (Págs. 147 a 149)
132. Exemplos de Espíritos de pessoas vivas manifestando-se
pela incorporação são referidos pela conhecida escritora Hardinge Britten e
pelo sr. Damiani. (Pág. 151)
133. Conta a sra. Britten que, numa sessão realizada em
casa do sr. Cuttler, em 1853, um médium feminino pôs-se a falar em alemão,
embora ignorasse completamente esse idioma. A individualidade que por ela se
manifestava dizia-se mãe da srta. Brant, jovem alemã que se achava presente.
Passado algum tempo, um amigo da família, vindo da Alemanha, trouxe a notícia
de que a sra. Brant, após prolongado sono letárgico decorrente de séria
enfermidade, declarara, ao despertar, ter estado com a filha num aposento
espaçoso, na América. (Pág. 151)
134. O sr. Damiani diz, a seu turno, que nas sessões da
baronesa Cerrapica, em Nápoles, receberam-se muitas vezes comunicações
provindas de pessoas vivas, como se deu com o Dr. Nehrer, que vivia na Hungria
e se comunicou com ele por intermédio da baronesa. (Págs. 151 e 152)
135. O capítulo é encerrado com o relato de vários casos de
materializações de duplos de pessoas vivas, fenômeno esse que apresenta,
segundo Delanne, o mais alto ponto de objetividade da ação extracorpórea do
homem, visto que se traduz por efeitos intelectuais, físicos e plásticos. (Pág.
152)
136. Eis alguns dos casos relatados por Delanne: I) Nas
experiências realizadas em presença do prof. Mapes, este pôde comprovar o
desdobramento do braço e das mangas do médium. II) Diz o sr. Cox que, enquanto
uma corrente elétrica permanecia jungida ao médium, uma forma humana completa
foi vista por todos: era a forma da sra. Fay, integral, com sua cabeleira, seu
porte, seu vestido de seda azul, seus braços nus até ao cotovelo, adornados com
braceletes de finas pérolas. III) Nas experiências feitas com Eusápia Paladino
foi possível comprovar-se materialmente o seu desdobramento. (Págs. 152 a 154)
137. A par das narrativas dos sonâmbulos e dos videntes, as
comunicações dos Espíritos, confirmadas pelas fotografias e pelas
materializações de vivos e de desencarnados, atestam que a alma tem sempre uma
forma fluídica. (Pág. 155) (Continua no próximo número.)
Respostas às questões
preliminares
A. Os Espíritos
podem ver a si mesmos num espelho normalmente usado pelos encarnados?
Não. Conforme Kardec consignou na Revista Espírita, o
Espírito do Dr. Vignal informou que não podia ver a si mesmo num espelho, sem a
operação pela qual o Espírito se torna tangível. (A Alma é Imortal, págs. 146 e 147.)
B. Os
pesquisadores dos fenômenos espíritas também relatam comunicações mediúnicas
transmitidas por Espíritos encarnados?
Sim. O fato foi relatado por diversos pesquisadores, a
exemplo de Alexandre Aksakof, Hardinge Britten e o Sr. Damiani. (Obra citada,
págs. 147 a 152.)
C. Qual é o
fenômeno que apresenta, segundo Delanne, o mais alto ponto de objetividade da
ação extracorpórea do homem?
É o chamado fenômeno de materialização do duplo de pessoas
vivas, o qual, na opinião de Delanne, apresenta o mais alto ponto de
objetividade da ação extracorpórea do homem, visto que se traduz por efeitos
intelectuais, físicos e plásticos. (Obra citada, págs. 152 a 155.)
Nota:
Eis os links que remetem
aos três últimos textos:
Parte 10 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/06/a-alma-eimortal-gabriel-delanne-parte.html
Parte 11 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/06/a-alma-eimortal-gabriel-delanne-parte_8.html
Parte 12 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/06/a-alma-eimortal-gabriel-delanne-parte_15.html
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