sábado, 17 de novembro de 2018





Tempo de amar e servir

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Boa noite, Jó. Acabo de chegar em minha nave. Trago comigo Emmanuel, que me deu a honra de sua companhia elevada.
— Boa noite, amigos. Estava pensando em tirar uma soneca, nobre Emmanuel, pois estou todo trêmulo de tremenda tosse...
— Boa noite, Jó, boa aliteração... Ainda que você tenha apenas um pulmão, como Francisco, saia da cama e vamos trabalhar, pois é agora o tempo que a mensagem do Cristo, à luz da santa Doutrina Espírita, precisa da soma de nossos esforços espirituais, tanto quanto somáticos.
— Certamente, amigos, tanto é importante o aproveitamento do tempo, que inspirei a Jó novo poema sobre o tema (rimou)!
— Olavo Bilac! de onde você surgiu?
— Atravessei a barreira dimensional do tempo e, a convite de Machado, trouxe minha singela contribuição poética a este conclave elevado, que Jó “psicografou”. Ei-la: Tempo de amar e servir

Sou o tempo imortal que não passa,
Que jamais teve início, nem fim...
E no espaço da hora que grassa,
Muita história já passou por mim.

Nos poetas, filósofos, santos
O que fica são seus pensamentos.
Eu registro essas vozes, no entanto
Muitas delas se vão como o vento...

Sou eterno presente no espaço
Para quem o passado e o futuro
Nada mais representam que o traço
Que eu traço no claro e no escuro.

Sempre em mim, há eterno devir,
Sempre em mim, há quem ri e quem chora,
Mas o tempo de amar e servir
É no tempo que se chama agora.[1]

— Muito bem, poetas. Mas eu quero saber de Emmanuel que simbolismo está presente nesta frase registrada por João, 2:5: Sua mãe disse aos serventes:  “Fazei tudo o que ele vos disser”.
— Meu bom Machado, como eu disse alhures, Maria é o anjo tutelar do Cristianismo. Estava-se numa festa de casamento, mas podemos interpretar o simbolismo da narração como se a festa de noivado citada no Evangelho se referisse a nós, cuja união com Cristo ainda é imperfeita.
Ainda somos humildes serventes nesse grande concerto renovador da ideia. Vezes sem conta, o vinho de nossa esperança se esgota. Cansamos, desiludimo-nos das paixões do mundo e, angustiados, rogamos o caricioso amparo de Maria, símbolo da mãe amorosa que nos repete o conselho: “— Fazei tudo o que ele vos disser”.
Ao ecoar nos refolhos de nossa alma as palavras de Nossa Senhora, reflitamos se estamos, realmente, fazendo tudo o que Jesus nos disse.
— Sábias palavras, Emmanuel, que eu, Machado, Jó e Bilac lhe agradecemos e abraçamos fraternalmente, em reconhecimento à sua condição de primeiro dentre todos os Espíritos apóstolos do Cristo...
— Sou apenas humilde servidor, em luta contra as próprias limitações. Até breve!
E assim, abraçados fraternalmente, despedimo-nos radiantes de alegria e paz. Machado e Emmanuel partiram em sua nave. Bilac atravessou a barreira do espaço dimensional e retornou ao seu tempo. E eu continuo correndo atrás do tempo sem encontrar todo o tempo que gostaria...
Aproveito, então, para exercitar, neste espaço, o tempo de amar e servi-los, caríssimos leitores!

O Evangelho segundo o Espiritismo em tradução no português atual

Prosseguimos, passo a passo, na tradução livre, sem fins comerciais, em terceira pessoa, de L’Évangile selon le SpiritismeO Evangelho segundo o Espiritismo, 3. ed., rev., corr. e modificada. Paris, 1866.
Que os bons Espíritos nos auxiliem a concluir este trabalho, se essa for a Vontade de Deus.

Muitos pontos do Evangelho, da Bíblia e dos autores sacros em geral são ininteligíveis, alguns até parecem irracionais, devido à falta da chave para compreensão do seu verdadeiro significado. Tal chave está completa no Espiritismo, como já se convenceram aqueles que o estudam seriamente, e como todos o  reconhecerão ainda melhor mais tarde. O Espiritismo é encontrado por toda parte na Antiguidade e em todas as épocas da Humanidade. Por todo lado encontram-se seus traços: nos escritos, nas crenças e nos monumentos. Por isso, ele abre novos horizontes para o futuro e projeta luz intensa sobre  mistérios passados.
Como complementação de cada ensinamento, adicionamos algumas instruções selecionadas dentre as que foram ditadas por Espíritos em vários países e por diferentes médiuns. Se essas instruções viessem de uma única fonte, poderiam ter sofrido uma influência pessoal ou do meio, enquanto que a diversidade de origens prova que os Espíritos dão seus ensinos por toda a parte e que não há ninguém privilegiado nessa relação.[2]
Este livro é para uso de todos. Todos podem recorrer aos seus meios para conformar sua conduta com a moral de Cristo. Os espíritas também encontrarão as aplicações que lhes dizem respeito, mais especificamente. Graças às comunicações agora estabelecidas, permanentemente, entre os homens e o mundo invisível, a lei evangélica ensinada a todas as Nações pelos próprios Espíritos não mais será letra morta, porque todos irão entendê-la e serão incessantemente estimulados a colocá-la em prática pelos conselhos de seus guias espirituais. As instruções dos Espíritos são verdadeiramente as vozes do Céu, que vêm iluminar os homens e convidá-los à prática do Evangelho.





[1] Autor: Jorge Leite de Oliveira - Inspirado em O tempo, de Olavo Bilac

[2] Poderíamos, sem dúvida, ter dado mais comunicações sobre cada assunto do que as que citamos, numa infinidade de outras cidades e centros espíritas. Mas optamos por evitar a monotonia de repetições desnecessárias e limitar nossa escolha àqueles assuntos que, tanto pelo fundo quanto pela forma, se enquadram melhor ao plano deste livro, reservando para publicações posteriores os que aqui não puderam caber. 
Quanto aos médiuns, evitamos nomeá-los, na maioria dos casos, a seu pedido, e por julgar inapropriado fazer exceção nesse sentido. Além disso, os nomes dos médiuns não teriam acrescentado valor à obra dos Espíritos. Citá-los somente satisfaria o amor-próprio a que os médiuns realmente sérios não dão importância. Eles entendem que seu papel é puramente passivo, e o valor das comunicações não destaca seus méritos pessoais, além do que seria infantil se envaidecer por uma obra de inteligência na qual sua participação é simplesmente mecânica.








Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/h85Vsc e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário