sábado, 3 de novembro de 2018




Endireitai os caminhos...

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Eu estava refletindo nas palavras de João Batista: “Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” (João, 1:23), quando vi aproximarem-se meus amigos. O encontro foi sob a copa de belíssima mangueira existente no Lar Frederico Fígner, mantido pela Federação Espírita Brasileira em Brasília.
Após os cumprimentos iniciais, a entrevista recomeçou:
— Bondoso Emmanuel, como a Natureza é prodigiosa. Agora mesmo, reencontramo-nos sob a copa imensa desta formosa mangueira e à luz da Lua. Os periquitos, que tanto nos encantam durante o dia, recolheram-se em seu habitat natural e agora dormem, enquanto conversamos.
— É isso mesmo, Machado, mas pelo prodigioso poder telepático, li os pensamentos de Jó sobre as veredas do Senhor, e gostaria de comentá-los.
— Fique à vontade... dissemos nós.
— Então, vamos lá, amigos. Como eu disse alhures, o estímulo do precursor do Senhor perdura até hoje, para que os homens de boa vontade trabalhem pela correção dos caminhos comuns.
Em todas as épocas, há criaturas candidatas à fé, ansiosas pelos benefícios de Jesus. Imploram sua paz, a assistência pessoal divina, mas não têm a paciência de esperar pela resposta ao seu clamor e desanimam...
Onde está Jesus que não lhes atende aos rogos insistentes? Em que mundo distante Ele permanece, inacessível aos seus apelos? Não entendem que, através de mensageiros generosos do seu amor, Cristo está, o tempo todo, junto de seus discípulos sinceros. Não se esforçam no próprio bem. Insistem no encalço do Mestre Divino, sem atentarem na exortação de João Batista: “Endireitai o caminho do Senhor”.
O caminho do Senhor, todavia, é bênção aos que se esforçam em primeiro retificar a estrada da própria existência. Muitos choram nas veredas do crime, lamentam-se nos resvaladouros do erro sistemático, invocam o Céu sem o desapego às paixões avassaladoras do campo material. Desse modo, é injusto que a alma se dirija ao Messias, que aceitou calado a humilhação e a cruz.
— Nobre Emmanuel, por vezes, tenho refletido em minha dificuldade de corrigir-me. O mal que não quero é o que mais observo em meus pensamentos e atos. O bem por que tanto anseio custa-me grande esforço. Que fazer, nobre conselheiro, para vencer as más tendências arraigadas no meu ser?
— Meu caro Jó, se você quer a presença do Cristo para santificar suas atitudes, endireite os caminhos da sua existência, regenere seus impulsos. Desfaça as suas sombras para sentir a presença do Mestre ao seu lado.
Eu estava envergonhado diante de tão elevados Espíritos. Por isso, curvei-me acabrunhado. Quanto ergui a cabeça, não mais os vi.

Referências:
BÍBLIA de Jerusalém. 3. imp. São Paulo: Paulus, 2004.
XAVIER, Francisco Cândido. O Evangelho de Emmanuel: comentários ao evangelho segundo João.  Coordenação de Saulo César Ribeiro da Silva. 1. ed. Brasília: FEB, 2015, p. 33.

A partir deste número, iniciaremos, sem fins comerciais, a tradução livre, em terceira pessoa, de L’Évangile selon le SpiritismeO Evangelho segundo o Espiritismo, 3. ed., revista, corrigida e modificada em Paris, 1866

INTRODUÇÃO

I – Objetivo deste livro

Todo o conteúdo dos Evangelhos pode ser dividido em cinco partes: os atos normais da vida de Cristo, os milagres, as previsões, as palavras que serviram para estabelecer os dogmas da Igreja e o ensino moral. Se as primeiras quatro partes têm sido objeto de controvérsias, a última permaneceu inatacável. Ante esse código divino, a própria incredulidade se inclina. É o terreno onde todos os cultos podem reunir-se, a bandeira sob a qual todos podem abrigar-se, quaisquer que sejam suas crenças, pois jamais constituiu matéria de disputas religiosas, sempre e por toda parte suscitadas pelas questões de dogma. Se o discutissem, as seitas teriam no ensino moral sua própria condenação, visto apegar-se a maioria delas mais ao aspecto místico que à parte moral, que exige de nós a própria reforma.






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário