terça-feira, 27 de novembro de 2018




Tempo para contemplar

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Mais parecem trens passando rápida e mecanicamente do que seres criados para a eternidade. Vão aos montes para direções idênticas nos grandes centros e assemelham-se aos alienados seres remotos das esteiras programadas das multiempresas. E vão e vão.
Para onde vão? O que desejam? Se é que ainda resta emoção. Quem são? Um minuto para a resposta. E a resposta vem. São incrivelmente espíritos que, por motivos humanos, se distanciaram da razão que os devia animar. Vão, mas voltarão, ainda se insistirem até a última manhã de domingo quando esta mais deveria ser para a apreciação da vida, da bela natureza que nos presenteia com as flores únicas e coloridas e o desenho, no céu azul, da sábia revoada dos pássaros da liberdade.
E voltando ao seu propósito, reafirmarão que o tesouro não está em cofres secretos, riqueza desequilibrada, objetivos materiais, conquistas efêmeras, ilusão humana, o tesouro será tudo o que puder imprimir no coração, pois será levado aonde o espírito for. E se o chamamos tesouro, assim pensamos nas nobres ações realizáveis em todos os dias e lugares.
Mais tempo para contemplar a vida, mais compreensão da grandeza que a vida possui como sentir a água do mar tocar com calma nossos pés; sorrir; respirar; sonhar e realizar; amanhecer; anoitecer; trabalhar; orar todos os dias, conexão abençoada; acompanhar o crescimento de uma flor e dar-se conta de quanta rapidez é esse processo, aliás, tudo de bom deve ser observado com mais paciência e amor – e como estamos impacientes. Se nos propusermos, numa manhã, por exemplo, à observação ao redor, afirmo, desde já, que haverá bem mais acontecimentos inéditos do que possamos imaginar e nada transcendental, apenas cotidiano.
E quando aprendermos a contemplar compreenderemos tanto mais que as reais coisas são sentidas pelo coração e eternizadas.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário