terça-feira, 2 de abril de 2019




A luz do progresso

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Já era noite.
A luz estava acesa, mas o vidro, quase todo fechado. A insistência do pequeno inseto em vir para a claridade foi enfraquecida pela dura aparência permeável do vidro. Para os olhos, às vezes, indistinguível; para o espírito, permeável, mas para a criatura recém-criada, ainda muito confundível.
Quantas investidas que somente conquistaram desgaste. O inseto não percebia que havia uma pequena fresta aberta, e queria entrar sempre por onde limitadamente enxergava, por onde, agora, era impossível. Mais uma vez... e outra... e outra.
Estava exausto e entregou-se. Ficou deitado no parapeito da janela da sala do apartamento. Quase não tinha mais energia apenas exaustão e sofrimento.
Outro inseto, que observava todo o episódio, aproximou-se do pequeno desfalecido e constatou a sua fadiga. Em segundo, o inseto observador examinou toda a janela e verificou com maior atenção o vidro, pôde perceber que havia um espacinho aberto e seria por ali que buscaria, de perto, a luz.
Caminhou um pouco, preparou-se e deu início ao voo que o levaria a seu objetivo. Realizou as etapas, com calma e atenção e, como resultado, mais uma conquista alcançada. Haveria muitas outras, mas, por hoje, estava feliz.
Já pertinho da luz, olhou para fora e avistou o exaurido inseto no mesmo lugar e pensou: Ele ainda não alcançou a luz, mas alcançará; haverá o seu momento. Ele está buscando.
A luz iluminava, pois essa é a sua finalidade.
A compreensão dos diversos caminhos e dos seus meios de maneira coerente para o progresso está latente em todo ser. É necessário querer ouvir, observar, aprender, recomeçar, querer, de fato, progredir.
Somos fadados ao crescimento. As escolhas é que criarão respectivas circunstâncias de maior ou menor tempo, de pior ou melhor situação para este fim.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/








Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário