segunda-feira, 25 de outubro de 2021

 



Temas da Vida e da Morte

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 7

 

Continuamos nesta edição o estudo metódico e sequencial do livro Temas da Vida e da Morte, de Manoel Philomeno de Miranda, obra psicografada por Divaldo P. Franco.

Eis as questões de hoje:

 

49. A quem o intercâmbio mediúnico beneficia?

Os benefícios do intercâmbio mediúnico contemplam tanto os desencarnados quanto os integrantes da equipe socorrista. Enquanto se desenvolve o trabalho de psicofonia, podem ocorrer verdadeiras cirurgias perispirituais ou outros processos socorristas mais específicos que visam beneficiar os agrilhoados às reminiscências carnais, por eles vitalizadas com a mente viciada e com as quais constroem os infortúnios que os ferem. (Temas da Vida e da Morte - Enfermagem espiritual libertadora, pp. 117 e 118.)

50. Os problemas derivados da convivência humana transferem-se para o Plano Espiritual?

Sim. Os problemas são transferidos da Terra para a chamada erraticidade, na esfera espiritual, e, da mesma maneira, de uma para outra reencarnação, fato que dá curso às simpatias e antipatias, aos afetos profundos como aos ódios alienantes. Graças aos registros mentais, ao cultivo de um como de outro tipo de aspiração emocional, são atraídos para a convivência psíquica desencarnados portadores de aptidões e anelos equivalentes, surgindo um relacionamento que se agrava ou se aprofunda conforme seja a faixa dos interesses existentes. (Obra citada - Relações espirituais, pp. 121 e 122.)

51. A obsessão pode dar curso a uma parasitose?

Sim. Os processos obsessivos não cuidados em tempo podem transformar-se em parasitose tão perniciosa quão destrutiva. (Obra citada - Relações espirituais, pp. 122 e 123.)

52. O que é necessário ao médium que busque sintonia com os Mensageiros da Luz?

Elevar-se moralmente, por meio de pensamentos nobilitantes, do estudo libertador e da ação fomentadora do progresso. Esse deve ser o roteiro para quem anele sintonizar-se com os Mensageiros da Luz. (Obra citada - Relações espirituais, pp. 123 e 124.)

53. Quais são os escolhos mais graves que se antepõem ao médium, impedindo-lhe a consecução dos seus propósitos de elevação?

São as imperfeições morais do próprio médium, porque permitem a interferência de Espíritos frívolos ou maus que com ele se afinam, mantendo identificação de propósitos, naturalmente de natureza inferior. Esse intercâmbio de características negativas ou vulgares pode determinar o aparecimento das síndromes obsessivas que, se não cuidadas em tempo próprio, transformam-se em malsinada fascinação e subjugação, com graves riscos, até mesmo de vida, para o invigilante. (Obra citada - Obstáculos à mediunidade, pp. 126 e 127.)

54. Como se comportam os chamados médiuns seguros?

Os médiuns seguros, conforme definiu Allan Kardec, ouvem as comunicações de que se fazem intermediários, aplicando-as em favor do próprio progresso, cônscios dos compromissos dignos que assumiram e buscam cumprir com dignidade. São, por isso mesmo, homens honrados, que mais facilmente se engrandecem pelos exemplos de que dão mostras, tornando-se merecedores de serem seguidos pelo bem-estar que exteriorizam, porque o fruem na sua vivência cotidiana. (Obra citada - Obstáculos à mediunidade, pp. 127 e 128.)

55. Na prática mediúnica a disciplina é um fator relevante?

Sim. É graças à disciplina que se fixam os hábitos salutares no exercício da faculdade, para que se colimem os fins específicos dessa função que muitos chamam de natureza extrassensorial. Além disso, são fatores de considerável significação a vida interior do medianeiro e sua capacidade de concentração e de fixação de propósitos na área da meditação, com o objetivo de libertação das sensações mais grosseiras que respondem por vasta cópia de prejuízos na conduta e na individualidade profunda do ser. (Obra citada - Educação íntima, pp. 130 e 131.)

56. Deve o médium procurar melhorar-se sempre?

Sim. Ninguém estabelece que o médium deva ser um Espírito perfeito para atingir esse estado; contudo é desejável que ele se esforce por melhorar-se sempre, galgando mais altos degraus da evolução e aspirando por mais significativas conquistas morais. (Obra citada - Educação íntima, pp. 130 e 131.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 6 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/10/blog-post_18.html

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário