quinta-feira, 7 de outubro de 2021

 



A Gênese

 

Allan Kardec

 

Parte 12

 

Continuamos o estudo metódico do livro “A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, com base na 36ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira, conforme tradução feita por Guillon Ribeiro.

Este estudo é publicado sempre às quintas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

89. Qual é o fenômeno particular que acompanha sempre a encarnação do Espírito? 

O fato que sempre acompanha a encarnação do Espírito é o estado de perturbação, que se verifica desde que o Espírito é apanhado no laço fluídico que o prende ao gérmen, e que aumenta à medida que o laço se aperta, perdendo o Espírito, nos últimos momentos, toda a consciência de si próprio, de sorte que jamais presencia seu nascimento. Quando a criança respira, começa o Espírito a recobrar as faculdades, que se desenvolvem à proporção que se formam e consolidam os órgãos que lhe hão de servir às manifestações. (A Gênese, cap. XI, item 20.)

90. Por que o Espírito, no processo reencarnatório, ao recobrar a consciência de si mesmo, perde a lembrança do passado? 

É bom ter em mente que o Espírito perde a lembrança do seu passado, mas não perde as faculdades, as qualidades e as aptidões anteriormente adquiridas, que haviam ficado temporariamente em estado de latência e que, voltando à atividade, vão ajudá-lo a fazer mais e melhor do que antes. Ele renasce qual se fizera pelo seu trabalho anterior; o seu renascimento lhe é um novo ponto de partida, um novo degrau a subir.

O esquecimento temporário do passado se deve à bondade do Criador, visto que a lembrança do pretérito, adicionada aos amargores de uma nova existência, poderia turbá-lo e criar-lhe embaraços. Eis por que ele apenas se lembra do que aprendeu, uma vez que isso lhe é útil, e se às vezes lhe é dado ter uma intuição dos acontecimentos passados, essa intuição é como a lembrança de um sonho fugitivo. Ei-lo, pois, um novo homem, por mais antigo que seja como Espírito, o qual adota novos processos, auxiliado por suas aquisições precedentes. E quando retorna à vida espiritual, seu passado se lhe desdobra diante dos olhos e ele julga de como empregou o tempo, se bem ou mal. (Obra citada, cap. XI, item 21.)

91. O esquecimento das vidas passadas é absoluto ou relativo?

Esse esquecimento é, como vimos, relativo. Não há solução de continuidade na vida espiritual, sem embargo do esquecimento do passado. Cada Espírito é sempre o mesmo “eu”, antes, durante e depois da encarnação, sendo esta, apenas, uma fase da sua existência. O próprio esquecimento se dá tão somente no curso da vida exterior de relação. Durante o sono, desprendido em parte dos liames carnais, restituído à liberdade e à vida espiritual, o Espírito se lembra de fatos anteriores, visto que, então, já não tem a visão tão obscurecida pela matéria. (Obra citada, cap. XI, itens 21 e 22.)

92. Em que condições a alma se ensaia para a vida e desenvolve suas primeiras faculdades? 

Passando pelos diversos graus da animalidade é que a alma se ensaia para a vida e desenvolve, pelo exercício, suas primeiras faculdades. Esse seria para a alma, por assim dizer, o período de incubação. Chegada ao grau de desenvolvimento que esse estado comporta, ela recebe as faculdades especiais que constituem a alma humana. Haveria assim filiação espiritual do animal para o homem, como há filiação corporal. Este sistema, fundado na grande lei de unidade que preside à criação, corresponde à justiça e à bondade do Criador, e dá uma saída, uma finalidade, um destino aos animais, que deixam então de formar uma categoria de seres deserdados, para terem, no futuro que lhes está reservado, uma compensação aos seus sofrimentos. (Obra citada, cap. XI, item 23.)

93. Por que é útil ao Espírito sua união à matéria?

A obrigação que tem o Espírito encarnado de prover ao alimento do corpo, à sua segurança, ao seu bem-estar, o força a empregar suas faculdades em investigações, a exercitá-las e desenvolvê-las. Útil, portanto, ao seu adiantamento é sua união com a matéria. Daí o constituir a encarnação uma necessidade. Além disso, pelo trabalho inteligente que ele executa em seu proveito, sobre a matéria, auxilia a transformação e o progresso material do globo que lhe serve de habitação. É assim que, progredindo, colabora na obra do Criador, da qual se torna fator inconsciente. (Obra citada, cap. XI, item 24.)

94. A encarnação do Espírito é um estado permanente ou transitório?

A encarnação é um estado transitório. Além disso, deixando um corpo, o Espírito não retoma imediatamente outro. Durante mais ou menos considerável lapso de tempo, vive da vida espiritual, que é sua vida normal, de tal sorte que insignificante vem a ser o tempo que lhe duram as encarnações, se comparado ao que passa no estado de Espírito livre. (Obra citada, cap. XI, item 25.)

95. O Espírito progride também na erraticidade?

Sim. No intervalo de suas encarnações, o Espírito progride igualmente, no sentido de que aplica ao seu adiantamento os conhecimentos e a experiência que alcançou no decorrer da vida corporal. Ele examina, então, o que fez enquanto habitou a Terra, passa em revista o que aprendeu, reconhece suas faltas, traça planos e toma resoluções pelas quais conta guiar-se em nova existência, com a ideia de melhor se conduzir. Desse jeito, cada existência representa um passo para a frente no caminho do progresso, uma espécie de escola de aplicação. (Obra citada, cap. XI, item 25.)

96. Que acontece ao Espírito que, por negligência, retarda o seu avanço?

Quando o Espírito retarda o seu avanço, prolonga o número de suas reencarnações materiais, que, então, se lhe tornam uma punição, pois que, por falta sua, ele permanece nas categorias inferiores, obrigado a recomeçar a mesma tarefa. Depende, pois, do Espírito abreviar, pelo trabalho de depuração executado sobre si mesmo, a extensão da necessidade das encarnações. (Obra citada, cap. XI, item 26.)

 

 

Observação: Para acessar a Parte 11 deste estudo, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/09/a-genese-allan-kardec-parte-11.html

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário