Chico
e a nova divisa de Kardec
JORGE
LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De
Brasília, DF
Salve,
amigo leitor.
Em
novo devaneio, vi-me sentado, junto a familiares, na última fila de cadeiras da
sala do modesto Grupo da Prece, em Uberaba, MG. Dali, assistíamos atentos ao
diálogo de Eurípedes com Chico Xavier, que estavam sentados em comprida mesa,
junto doutras dez pessoas.
Em
certo momento, Eurípedes desenrolou pergaminho com diversas perguntas dirigidas
ao ex-médium mineiro. A primeira delas foi a seguinte:
—
Que acha o amado pai, psicógrafo de lindas mensagens evangélicas, sobre as
ideias dos irmãos chamados "progressistas", que afirmam respeitar todas
as opiniões, mas entendem que o Espiritismo deve atuar na política?
—
Filho, sejamos fiéis à Doutrina de Cristo... — respondeu Chico —. Assim como
Jesus não veio fundar nova religião nem partido político, também o Espiritismo
respeita todas as convicções religiosas e ideologias políticas, mas não as
fomenta. A bandeira que o Espiritismo defende, como já dizia Allan Kardec, n'O
Evangelho Segundo o Espiritismo, é esta: "Fora da caridade não há
salvação".
Foi
quando eu, Irmão Jó, angustiado pelos rumos da política atual no Brasil,
levantei-me e, intempestivamente, perguntei ao Chico:
—
E que pensava Kardec sobre a política?
Imediatamente,
ele projetou num painel esta frase, que Eurípedes leu:
Também
não vos deixeis cair nessa armadilha. Afastai cuidadosamente de vossas reuniões
tudo quanto disser respeito à política e às questões irritantes; nesse caso, as
discussões não levarão a nada e apenas suscitarão embaraços, enquanto ninguém
questionará a moral, quando ela for boa. Procurai, no Espiritismo, aquilo que
vos pode melhorar; eis o essencial. Quando os homens forem melhores, as
reformas sociais verdadeiramente úteis serão uma consequência natural (KARDEC,
A. Revista Espírita, fev. 1862. Resposta dirigida aos espíritas
lioneses por ocasião do ano novo).
E
Chico concluiu: — Jesus foi bem claro, quando afirmou: "Dai a César o que
é de César e a Deus o que é de Deus". Como cidadão, cada um de vocês é
livre para manifestar sua opinião política, com respeito a quem não pensa do
mesmo modo, mas o Espiritismo deve ficar fora dessa questão.
—
É verdade — complementa Eurípedes —, e, numa de suas viagens à cidade de Lyon e
Bordeaux, Kardec diz que não nos devemos esquecer de que a tática dos nossos
inimigos encarnados e desencarnados é a de nos dividir. Isso está escrito na
obra Viagem Espírita em 1862 (Resposta de Allan Kardec ao Convite dos
Espíritas de Lyon e de Bordeaux). As discussões políticas são causas de
dissensões e afastamentos de irmãos e irmãs, amigos e parentes, que não cabem
nos propósitos de tolerância e caridade apregoados pela Doutrina Espírita.
Por
fim, tornei a perguntar a Chico Xavier:
—
Como o Espiritismo pode ser atacado, se sua finalidade é tornar a humanidade
melhor e mais feliz, irmão?
—
Isso sempre foi assim — ele respondeu-me —. Sempre que o interesse mundano se
sente prejudicado, as melhores doutrinas são atacadas, como ocorreu com o
Cristianismo. — E novamente projetou em painel outra frase, também lida por
Eurípedes:
Toda
lei que reprime abusos não tem contra si os que vivem do abuso? Como queríeis
que uma Doutrina que conduz ao reino da caridade efetiva não fosse combatida
pelos que vivem do egoísmo? E sabeis quanto são estes numerosos na Terra. No
princípio, esperavam matá-lo pela zombaria; hoje veem que tal arma é impotente,
e, sob o fogo cerrado dos sarcasmos, o Espiritismo continua sua rota sem se
deter (KARDEC, A. Revista Espírita, fev. 1862. Resposta dirigida aos
espíritas lioneses por ocasião do ano novo).
Encantei-me
e, antes de acordar, lembrei-me do apelo feito por Kardec aos espíritas
lioneses e bordeleses, também registrado em Viagem Espírita em 1862,
capítulo intitulado Discursos Pronunciados nas Reuniões Gerais dos Espíritas
de Lyon e Bordeaux. Então, humildemente, pedi ao irmão Chico:
—
Querido amigo, peço-lhe que não nos deixe esquecer, assim como a todo espírita
cristão, desta máxima de Allan Kardec, cuja prática cotidiana é fundamental ao
nosso bem-estar, à paz e à justiça no mundo: "Fora da caridade não há
salvação, o que significa dizer: Fora da caridade não há verdadeiros
espíritas". Ela sintetiza tanto a finalidade do Espiritismo quanto o dever
que ele nos exige.
—
Como disse Jesus: "Vigiai e orai" — respondeu-me o Espírito querido
do "maior brasileiro de todos os tempos". Então, acordei sorrindo.
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