quinta-feira, 20 de outubro de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Elegância e boa educação

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com



Se vamos ser gentis, que ela não passe de uma generosidade simples, e não que seja por culpa ou por esperarmos retribuição
. J. M. Coetzee

 

Em casa, na escola, na rua, tão bonito uma criança elegante, bem-educada…

Em palavras simples, dar aos nossos filhos regras de boa educação significa dotar a pessoa em formação de ferramentas importantes para a gestão da própria vida e de uma relação futura harmoniosa com a sociedade.

Da mesma forma que escolhemos uma boa escola para que nossos filhos tenham acesso a uma instrução adequada, ou a possibilidade de aprender música para que cresçam mais saudáveis, é fundamental investir em habilidades comportamentais, que lhes permitam saber se portar nos ambientes públicos e privados segundo as regras razoáveis de convivência.

Transmitir à criança a importância de dizer “obrigado”, “por favor”, “com licença”, “desculpe”, significa tanto ensinar gestos de boa educação quanto investir em competências socioemocionais, incorporando subsídios que fortalecerão as habilidades como a aceitação do outro, atuação em equipe, convívio com as diferenças, saber se colocar de forma justa e respeitosa, dentre outras.

A partir de dois anos de idade a criança já está disponível para começar a aprender pouco a pouco as regras de boa educação. E o exemplo conta muito nessa fase. Todos os adultos que vivem com a criança são educadores. Ela imitará, portanto, as pessoas com as quais convive no dia a dia. Por isso, ajudar a criança a ser gentil e elegante é um compromisso dos pais. Com paciência e respeito, considere, então, agregar ao cotidiano da criança:

·  usar sempre as palavrinhas mágicas: por favor, obrigado/obrigada, me desculpe, com licença;

·  dizer “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”...

·  não interromper as pessoas quando elas estiverem falando;

·  não falar palavrões;

·  falar baixo no restaurante, no cinema, no teatro…

·  responder quando alguém perguntar algo;

·  devolver o que pegar emprestado e agradecer;

·  emprestar lápis, borracha e apontador para os colegas; e ajudar os amigos.

Repetir é verbo que se encaixa perfeitamente na rotina daquele que se propôs acolher um filho ou uma filha. E, por isso, quando a criança ganha um presente, por exemplo, realmente é importante insistir para ela dizer “obrigado”. Por quê? Através da prática constante, a criança alcançará em determinado momento enunciar um “obrigado” de forma natural, revelando, de maneira objetiva, que a gratidão se tornou um feliz hábito (e uma atitude essencial à vida inteira).

 

*

 

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise. Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

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